Comissão Ambiental pede rejeição do projeto de Índio da Costa

by Diário do Vale

Volta Redonda – A Comissão Ambiental Sul enviou aos deputados federais um manifesto em que pede a rejeição do projeto de lei apresentado pelo deputado federal Índio da Costa (PSD), transformando a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) da Floresta da Cicuta em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
A comissão argumenta que a aprovação do projeto daria a uma empresa privada (a CSN) “a gestão e a administração deste importante patrimônio natural”.

Um dos principais opositores da proposta da passagem da Cicuta para administração da CSN na Câmara dos Deputados é o deputado federal Deley de Oliveira (PTB). Ele pediu para integrar a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados com o objetivo de lutar pela rejeição do projeto apresentado por Índio da Costa.

— Quanto mais pessoas se interessarem em resolver essa questão, melhor. Espero que o deputado Índio da Costa decida retirar esse projeto, mas, se isso não acontecer, não vou poupar esforços para fazer com que ele seja rejeitado — afirmou Deley.

Deley afirmou ainda que acredita que Índio da Costa possa mudar de ideia a partir da reunião que está programada para a região, quando integrantes da Comissão Ambiental Sul e de outras organizações contrárias á mudança de categoria da Floresta da Cicuta poderão apresentar seus argumentos.

O deputado estadual Nelson Gonçalves (PSD), pediu a Índio da Costa, seu colega de partido, que retire o projeto que muda a categoria da Floresta da Cicuta, apresentando a ele um abaixo-assinado firmado por 54 dos 70 deputados estaduais do Estado do Rio.

Além do deputado estadual Nelson Gonçalves (PSD), a reunião onde o abaixo assinado foi entregue contou com a presença do vereador José Jerônimo e membros da Comissão Ambiental Sul.

Contrário: Deley afirma que vai lutar pela rejeição do projeto de Índio da Costa na Câmara dos Deputados

Contrário: Deley afirma que vai lutar pela rejeição do projeto de Índio da Costa na Câmara dos Deputados

O texto do documento enviado aos deputados federais

Reconhecendo a grande relevância do papel da Floresta da Cicuta/RJ para a pesquisa, educação ambiental e a conservação da biodiversidade, bem como para a execução de políticas públicas de meio ambiente e desenvolvimento sustentável em conjunto com a sociedade, manifestamos nossa indignação em relação ao Projeto de Lei nº 3.930/2015, de autoria do Exmo. Srº Índio da Costa, de transformar a Área de Relevante Interesse Ecológico-ARIE Floresta da Cicuta em Reserva Particular do Patrimônio Natural-RPPN, transferindo, desta forma, a gestão e a administração deste importante patrimônio natural sul fluminense do Poder Público para as mãos de uma empresa privada caracterizada como habitual violadora da legislação ambiental (Companhia Siderúrgica Nacional-CSN).

A permanência da Floresta da Cicuta como ARIE é a única forma de garantir a manutenção do princípio da supremacia do interesse público e da coletividade sobre o interesse privado, um dos direitos fundamentais e do Estado Democrático de Direito.

Repudiamos qualquer tentativa de repassar a gestão da ARIE Floresta da Cicuta, que desde sua criação em 1985 é gerenciada pelo Poder Público Federal e com ampla participação da sociedade, para a iniciativa privada via transformação em RPPN como pretende o PL nº 3.930/2015.

Assim, solicitamos o apoio dos(as) nobres parlamentares na defesa da manutenção da Floresta da Cicuta como ARIE e na rejeição ao PL nº 3.930/2015!

You may also like

8 comments

MAURICIO 9 de março de 2016, 12:53h - 12:53

CARA AS TERRAS E DELE E FAZ O QUE QUISER PORQUE NÃO VÃO COBRAR DO FHC QUEM DEU AS TERRAS AO BENJAMIM, FALA SERIO. E A MESMA COISA EU TI VENDER UM SITIO MAIS DIZER O QUE VOCÊ DEVE FAZER NO SEU SITIO

Wantuil fortes Silvério 6 de março de 2016, 14:28h - 14:28

Eu tenho minhas dúvida, por quê os políticos de Vredonda e região aceitaram à privatização, da maneira quê foi feito. tiraram à cicuita e cercaram o cemitério municipal do aéreo clube. primeiro atiça o cachorro e depois prende, existe candidato à prefeito que sabê dessa situação.

Observador 6 de março de 2016, 10:19h - 10:19

Parabens ao Dep Nelson, que se manifestou a favor do movimento ambiental se colocando do lado do povo. Isso mostra que nao tem envolvomento com a CSN,

Carlos Magno de Oliveira 6 de março de 2016, 09:29h - 09:29

A ambição dos controladores desta companhia em se apoderarem desta reserva que pertence as comunidades de Barra Mansa e Volta Redonda é um absurdo, se querem contribuir para preservação da área ajudem financeiramente em sua manutenção, mas com certeza estão comprando pessoas que ocupam cargos momentâneos e que querem fazer suas independências financeiras se vendendo para aqueles que já se apoderaram das doações feitas por governos entreguistas desta nação.

Zé das coves 6 de março de 2016, 08:23h - 08:23

habitual violadora da legislação ambiental (Companhia Siderúrgica Nacional-CSN).

só isso diz tudo

MEMORIA DE ELEFANTE 6 de março de 2016, 06:44h - 06:44

ESTAO QUERENDO LOTEAR A CICUTA , MPE+ MPF+ SERGIO MORO NELES GUARDEM BEM NOME DO CARA INDIO DA C……. , NAS ELEIÇOES DEEMMM O TROCO. SERA QUE ELE VAI QUANHAR ALGUM SSIITTIIOO DENTRO DA MATA DA CICUTA, DESCULPE-ME SERA SOMENTE EMPRESTADO.

bernardo 6 de março de 2016, 01:40h - 01:40

Ola Sros deputados federais , vam trabalhar pelo povo , para de palhaçada todos sabemos que a cicuta foi entreguer tb na privatisaçao da CSN ou melhor de Volta Redonda

POLÍTICOS QUE ROUBAM OPORTUNIDADES, QUE NUNCA FIZERAM NADA... 5 de março de 2016, 23:25h - 23:25

POLÍTICOS QUE ROUBAM OPORTUNIDADES, QUE NUNCA APARECEM FAZENDO NADA PARA O POVO E EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO COMEÇAM A PARECER ATÉ NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL COMO FOI O CASO DO GRANATO HOJE EU NUNCA TINHA VISTO ELE POR LÁ…
E TANTOS OUTROS QUE ESTÃO SEMPRE PENSANDO POLITICAMENTE, HUMANAMENTE QUE É BOM NECA… ESTAMOS FARTOS DE VOCÊS, ESTAMOS INJURIADOS DE OLHO E NO COMBATE.

OLHA NETO PELO AMOR DE DEUS EU TE AMO, FUI OBRIGADA A DAR O BRAÇO A TORCER POIS NO INÍCIO DO SEU GOVERNO NÃO TE SUPORTEI COM TODAS AS MINHAS FORÇAS MAS VOCÊ FOI O PREFEITO DO POVO, DO COLETIVO, PELO AMOR DE DEUS OLHA BEM QUEM O SENHOR VAI INDICAR…

SOMOS CONTRA O QUE FALOU 100 PORCENTO HONESTO SÓ JESUS,
CONTRA O QUE JÁ FOI PREFEITO NÃO FEZ NADA E DEPOIS ENTROU NO ESQUEMA DAS AMBULÃNCIAS,
SOMOS CONTRA OS QUE BEBEM DEMASIADAMENTE E ATÉ DIZEM QUE BAICHA ESPIRITO,
SOMOS CONTRA UNS E OUTROS AI QUE ENTRARAM PORQUE ERAM FILHO, HOJE ATÉ TEM NETO NA PARADA MAS QUE E AI… QUASE NADA FIZERAM…

AQUELES QUE OCUPAM CARGOS QUE PODERIAM FAZER ALGO COLETIVAMENTE FALANDO E FIZERAM POUCO PELO POVO, QUASE NADA FIZERAM NA VERDADE …

MAS SOMOS A FAVOR DO EX DELEGADO FURTADO
E DO PC DO SAAE QUE NOS PARECE QUE NÃO PENSAVAM EM POLITICA E SEMPRE FIZERAM PELO POVO…

NÓS ESTAMOS LIGADOS.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996