>
sexta-feira, 27 de maio de 2022 - 20:18 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Comissão Ambiental pede rejeição do projeto de Índio da Costa

Comissão Ambiental pede rejeição do projeto de Índio da Costa

Matéria publicada em 5 de março de 2016, 20:00 horas

 


Volta Redonda – A Comissão Ambiental Sul enviou aos deputados federais um manifesto em que pede a rejeição do projeto de lei apresentado pelo deputado federal Índio da Costa (PSD), transformando a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) da Floresta da Cicuta em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
A comissão argumenta que a aprovação do projeto daria a uma empresa privada (a CSN) “a gestão e a administração deste importante patrimônio natural”.

Um dos principais opositores da proposta da passagem da Cicuta para administração da CSN na Câmara dos Deputados é o deputado federal Deley de Oliveira (PTB). Ele pediu para integrar a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados com o objetivo de lutar pela rejeição do projeto apresentado por Índio da Costa.

— Quanto mais pessoas se interessarem em resolver essa questão, melhor. Espero que o deputado Índio da Costa decida retirar esse projeto, mas, se isso não acontecer, não vou poupar esforços para fazer com que ele seja rejeitado — afirmou Deley.

Deley afirmou ainda que acredita que Índio da Costa possa mudar de ideia a partir da reunião que está programada para a região, quando integrantes da Comissão Ambiental Sul e de outras organizações contrárias á mudança de categoria da Floresta da Cicuta poderão apresentar seus argumentos.

O deputado estadual Nelson Gonçalves (PSD), pediu a Índio da Costa, seu colega de partido, que retire o projeto que muda a categoria da Floresta da Cicuta, apresentando a ele um abaixo-assinado firmado por 54 dos 70 deputados estaduais do Estado do Rio.

Além do deputado estadual Nelson Gonçalves (PSD), a reunião onde o abaixo assinado foi entregue contou com a presença do vereador José Jerônimo e membros da Comissão Ambiental Sul.

Contrário: Deley afirma que vai lutar pela rejeição do projeto de Índio da Costa na Câmara dos Deputados

Contrário: Deley afirma que vai lutar pela rejeição do projeto de Índio da Costa na Câmara dos Deputados

O texto do documento enviado aos deputados federais

Reconhecendo a grande relevância do papel da Floresta da Cicuta/RJ para a pesquisa, educação ambiental e a conservação da biodiversidade, bem como para a execução de políticas públicas de meio ambiente e desenvolvimento sustentável em conjunto com a sociedade, manifestamos nossa indignação em relação ao Projeto de Lei nº 3.930/2015, de autoria do Exmo. Srº Índio da Costa, de transformar a Área de Relevante Interesse Ecológico-ARIE Floresta da Cicuta em Reserva Particular do Patrimônio Natural-RPPN, transferindo, desta forma, a gestão e a administração deste importante patrimônio natural sul fluminense do Poder Público para as mãos de uma empresa privada caracterizada como habitual violadora da legislação ambiental (Companhia Siderúrgica Nacional-CSN).

A permanência da Floresta da Cicuta como ARIE é a única forma de garantir a manutenção do princípio da supremacia do interesse público e da coletividade sobre o interesse privado, um dos direitos fundamentais e do Estado Democrático de Direito.

Repudiamos qualquer tentativa de repassar a gestão da ARIE Floresta da Cicuta, que desde sua criação em 1985 é gerenciada pelo Poder Público Federal e com ampla participação da sociedade, para a iniciativa privada via transformação em RPPN como pretende o PL nº 3.930/2015.

Assim, solicitamos o apoio dos(as) nobres parlamentares na defesa da manutenção da Floresta da Cicuta como ARIE e na rejeição ao PL nº 3.930/2015!


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

8 comentários

  1. CARA AS TERRAS E DELE E FAZ O QUE QUISER PORQUE NÃO VÃO COBRAR DO FHC QUEM DEU AS TERRAS AO BENJAMIM, FALA SERIO. E A MESMA COISA EU TI VENDER UM SITIO MAIS DIZER O QUE VOCÊ DEVE FAZER NO SEU SITIO

  2. Wantuil fortes Silvério

    Eu tenho minhas dúvida, por quê os políticos de Vredonda e região aceitaram à privatização, da maneira quê foi feito. tiraram à cicuita e cercaram o cemitério municipal do aéreo clube. primeiro atiça o cachorro e depois prende, existe candidato à prefeito que sabê dessa situação.

  3. Parabens ao Dep Nelson, que se manifestou a favor do movimento ambiental se colocando do lado do povo. Isso mostra que nao tem envolvomento com a CSN,

  4. Carlos Magno de Oliveira

    A ambição dos controladores desta companhia em se apoderarem desta reserva que pertence as comunidades de Barra Mansa e Volta Redonda é um absurdo, se querem contribuir para preservação da área ajudem financeiramente em sua manutenção, mas com certeza estão comprando pessoas que ocupam cargos momentâneos e que querem fazer suas independências financeiras se vendendo para aqueles que já se apoderaram das doações feitas por governos entreguistas desta nação.

  5. habitual violadora da legislação ambiental (Companhia Siderúrgica Nacional-CSN).

    só isso diz tudo

  6. ESTAO QUERENDO LOTEAR A CICUTA , MPE+ MPF+ SERGIO MORO NELES GUARDEM BEM NOME DO CARA INDIO DA C……. , NAS ELEIÇOES DEEMMM O TROCO. SERA QUE ELE VAI QUANHAR ALGUM SSIITTIIOO DENTRO DA MATA DA CICUTA, DESCULPE-ME SERA SOMENTE EMPRESTADO.

  7. Ola Sros deputados federais , vam trabalhar pelo povo , para de palhaçada todos sabemos que a cicuta foi entreguer tb na privatisaçao da CSN ou melhor de Volta Redonda

  8. POLÍTICOS QUE ROUBAM OPORTUNIDADES, QUE NUNCA FIZERAM NADA...

    POLÍTICOS QUE ROUBAM OPORTUNIDADES, QUE NUNCA APARECEM FAZENDO NADA PARA O POVO E EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO COMEÇAM A PARECER ATÉ NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL COMO FOI O CASO DO GRANATO HOJE EU NUNCA TINHA VISTO ELE POR LÁ…
    E TANTOS OUTROS QUE ESTÃO SEMPRE PENSANDO POLITICAMENTE, HUMANAMENTE QUE É BOM NECA… ESTAMOS FARTOS DE VOCÊS, ESTAMOS INJURIADOS DE OLHO E NO COMBATE.

    OLHA NETO PELO AMOR DE DEUS EU TE AMO, FUI OBRIGADA A DAR O BRAÇO A TORCER POIS NO INÍCIO DO SEU GOVERNO NÃO TE SUPORTEI COM TODAS AS MINHAS FORÇAS MAS VOCÊ FOI O PREFEITO DO POVO, DO COLETIVO, PELO AMOR DE DEUS OLHA BEM QUEM O SENHOR VAI INDICAR…

    SOMOS CONTRA O QUE FALOU 100 PORCENTO HONESTO SÓ JESUS,
    CONTRA O QUE JÁ FOI PREFEITO NÃO FEZ NADA E DEPOIS ENTROU NO ESQUEMA DAS AMBULÃNCIAS,
    SOMOS CONTRA OS QUE BEBEM DEMASIADAMENTE E ATÉ DIZEM QUE BAICHA ESPIRITO,
    SOMOS CONTRA UNS E OUTROS AI QUE ENTRARAM PORQUE ERAM FILHO, HOJE ATÉ TEM NETO NA PARADA MAS QUE E AI… QUASE NADA FIZERAM…

    AQUELES QUE OCUPAM CARGOS QUE PODERIAM FAZER ALGO COLETIVAMENTE FALANDO E FIZERAM POUCO PELO POVO, QUASE NADA FIZERAM NA VERDADE …

    MAS SOMOS A FAVOR DO EX DELEGADO FURTADO
    E DO PC DO SAAE QUE NOS PARECE QUE NÃO PENSAVAM EM POLITICA E SEMPRE FIZERAM PELO POVO…

    NÓS ESTAMOS LIGADOS.

Untitled Document
close