Comissão de desenvolvimento econômico se reúne em Valença

by Paulo Moreira

Valença –  A segunda Audiência Pública da Comissão Especial de Desenvolvimento Econômico do Sul do Estado – Desenvolve Sul, que ocorreu nesta segunda (19) na Fundação Dom André Arco Verde, em Valença, abordou o tema Agricultura Regional. O evento foi presidido pelo deputado estadual Nelson Gonçalves (PSD) e acompanhado pelo secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, vereadores, representantes de entidades rurais, profissionais do setor agrícola e trabalhadores do campo.

Entre os temas debatidos, a serem incluídos no relatório da comissão, constam a necessidade de maiores investimentos nos setores de saúde, educação e acessibilidade para as áreas rurais.

O presidente da Cooperativa de Santa Isabel do Rio Preto, Maurílio Carvalho da Silva, foi um dos que pediu maior atenção para o transporte escolar, responsável por levar crianças do campo às escolas.

Outro produtor, presidente da Cooperativa de Leite de Rio das Flores, Clóvis Silva Oliveira, reclamou do elevado preço dos insumos necessários para a produção leiteira que, segundo ele, chegam a abocanhar 70% do lucro obtido com a venda do produto.

Já o presidente do Conselho Municipal de Agricultura de Valença, Luiz Sérgio Conceição, disse que, embora o setor ainda tenha muito a crescer, os investimentos têm chegado ao interior do estado.

As palavras do presidente do Conselho Municipal foram respaldadas pelo deputado Nelson Gonçalves que lembrou o objetivo da comissão: traçar ações e propostas que possam transformar o campo em um local mais atrativo para trabalhadores e suas famílias.

O secretário de agricultura Christino Áureo destacou diversas ações implantadas pela agricultura estadual nos últimos anos como os programas Rio Leite e Rio Genética e Estradas da Produção.

Nos últimos anos foram realizados, segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura, serviços de manutenção em aproximadamente 25 mil quilômetros de estradas rurais, sendo média de cinco mil rodovias recuperadas por ano. Uma parceria entre as secretarias estaduais de Obras e de Agricultura irá implantar o Asfalto na Roça que visa pavimentar com asfalto, pontos críticos de estradas rurais do estado do Rio.

Antes do encerramento do evento, Christino Áureo recebeu ainda pedidos, entre eles um do deputado Nelson Gonçalves, para a implantação das torres de telefonia rural, que já estão atendendo a diversas comunidades rurais e o Rio Rural, que visa a promoção da agricultura sustentável. Com previsão para ser concluída em 180 dias, podendo ser prorrogada por mais 180 dias, o relatório da Comissão Desenvolve Sul deverá seguir para o governo do estado, após conclusão dos trabalhos.

A previsão do deputado Nelson Gonçalves é realizar a próxima etapa das atividades em Volta Redonda, ainda este ano, abordando tema Mobilidade Urbana. Além do deputado Nelson Gonçalves, a audiência pública em Valença contou com a presença dos deputados Julianelli e Waldec Carneiro, ambos membros da Comissão Desenvolve Sul.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996