quarta-feira, 28 de julho de 2021 - 17:59 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Conceição Rabha fiscaliza liberação de convênios para Angra dos Reis

Conceição Rabha fiscaliza liberação de convênios para Angra dos Reis

Matéria publicada em 1 de novembro de 2015, 16:40 horas

 


PAC do saneamento e muros de contenção são as principais solicitações da prefeita em Brasília

Angra dos Reis – Em meio às dificuldades enfrentadas pela Prefeitura de Angra dos Reis, devido à atual crise econômica, para alavancar as políticas públicas no município, a prefeita Conceição Rabha esteve em Brasília na última semana. A chefe do Executivo se reuniu com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. A prefeita está acompanhando e fiscalizando de perto o andamento dos convênios nos ministérios, levando em consideração que grande parte das obras e serviços da administração pública é realizada por meio deles.

Em julho deste ano, Kassab, acompanhado do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, assinou em Angra a autorização para contratação de obras de esgotamento sanitário, que beneficiarão aproximadamente três mil famílias do Parque Mambucaba e da Vila Histórica. A verba prevista é de até R$ 39,5 milhões, oriunda do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 – Saneamento). O projeto prevê a execução da “Bacia A” do sistema de esgotamento sanitário, que será constituído por 43 km de redes coletoras, três estações elevatórias e duas estações de tratamento de esgoto (ETE). Esse planejamento visa atender estas comunidades por vinte anos, já prevendo o crescimento populacional.

O ministro sinalizou que o convênio está em andamento bem avançado e que depende apenas da liberação da verba, o que será concretizado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. À prefeita, foi solicitada a continuidade do andamento dos processos burocráticos licitatórios, pois as obras deverão ser liberadas até o início de 2016.

Outra preocupação de Conceição e que também foi pauta no Ministério das Cidades é com a aproximação do verão, período em que ocorrem chuvas constantes e por vezes intensas, responsáveis por causar deslizamentos de encostas e morros. Estão em andamento as solicitações de muros de contenções dos morros da Carioca, Santos Antônio e Camorim Pequeno, onde diversas famílias da Rua São Francisco têm suas casas ameaçadas por uma enorme cratera, causada pelas constantes chuvas do final do ano de 2009. A prefeita Conceição aguarda pela aprovação e liberação dos recursos, que estão sob responsabilidade do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.

Conceição se mostra confiante diante das realizações que estão por acontecer no município e que serão responsáveis por contribuir com a qualidade de vida dos moradores. Ela acredita que essas obras são grandes legados que o seu governo pode deixar na cidade.

– O que realmente tem importância para mim, enquanto gestora pública, é a saúde e o bem-estar da população do município em que governo. Quando investimos em saneamento e muros de contenção, estamos investindo em saúde e segurança públicas. Esses investimentos são o que queremos consolidar e deixar para as gerações que virão, e acredito que são os maiores legados que podemos deixar para a cidade, assim como a educação – finaliza a prefeita, que levou outras emendas importantes para Angra aos demais ministérios.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document