Conceição visita ministros em busca de investimentos

by Diário do Vale
Conceição e Manoel Dias (os dois de costas) falam da situação do estaleiro Brasfels

Conceição e Manoel Dias (os dois de costas) falam da situação do estaleiro Brasfels

Angra dos Reis – 

A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha (PT), teve uma extensa agenda de encontros com ministros e representantes do Governo federal na última semana. Primeiro em Brasília e depois em Campos do Jordão/SP, Conceição esteve com os ministros da secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha; do Trabalho, Manoel Dias; e das Cidades, Gilberto Kassab. Em todos os encontros a pauta foi a mesma: a conquista de investimentos em obras e projetos para a cidade.

— Essas agendas são importantíssimas para renovar o interesse do município nas parcerias com o Governo federal. A presidenta Dilma já disse que Angra é uma das cidades prioritárias para investimentos na região e nós estamos dando rapidez à apresentação de bons projetos para a captação de recursos. São obras importantes de saneamento, contenção de encostas e infraestrutura que a Prefeitura sozinha não tem condições de realizar. Por isso a importância das parcerias e convênios — explica a prefeita Conceição.

Planejamento

Em Brasília, o primeiro compromisso da prefeita foi no Ministério do Planejamento. A reunião foi agendada pelo deputado federal Luiz Sérgio (PT), que participou do encontro.

Em pauta, a liberação de R$ 35 milhões para mais de uma dezena de obras de contenção de encostas no Centro da cidade e Japuíba. Esses projetos estão em análise no Ministério desde o ano passado e estão bastante adiantados.

A troca de informações entre Angra e os técnicos do Governo federal tem sido constante e a expectativa é que os recursos sejam liberados ainda neste semestre. Para a prefeita, essas obras são prioritárias, pela necessidade de prevenir incidentes graves como deslizamentos e remoção de moradias.

As obras de contenção já estão detalhadas e fazem parte de um outro convênio, também custeado pelo Governo federal, prevendo a elaboração de 29 projetos executivos para contenções, além das regiões iniciais, para bairros como Frade, Jacuecanga, Itanema e Campo Belo.

Trabalho

Após o encontro sobre as encostas, a prefeita esteve com o ministro do Trabalho, Manoel Dias. Desta vez estava acompanhada do presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, Marco Aurélio Vargas, do vereador Chapinha do Sindicato e do deputado federal Marcelo Mattos. O

grupo discutiu com Manoel Dias, temas relacionados à empregabilidade no município, especialmente sobre o setor naval. Há alguns dias, os mesmos vereadores e a prefeita haviam debatido o assunto com a direção do grupo Keppel Fels, em Angra.

— A posição do ministro Manoel Dias é a mesma da presidente Dilma (Rousseff, do PT). Ambos creem na recuperação da Petrobras. O ministro ouviu as preocupações da cidade e se comprometeu a buscar informações sobre a situação do Brasfels com a própria direção da Petrobras e com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). Claro que, além da situação de Angra, a manutenção das atividades do setor naval brasileiro interessam a todo o país — defende a prefeita Conceição.

Aviação civil

Finalizando a agenda em Brasília, os representantes do legislativo angrense e a prefeita Conceição estiveram ainda com o ministro da secretaria nacional de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, e receberam uma boa notícia. Confirmando o encontro que teve na SAC em dezembro do ano passado, a prefeita ouviu novamente, desta vez do próprio ministro, a certeza de que a ampliação do aeroporto de Angra, na Japuíba, é prioridade para o Governo federal no Estado do Rio.

Neste momento, a SAC finaliza informações técnicas para licitar essa obra ainda no primeiro semestre. A expectativa do próprio ministro Eliseu Padilha é anunciar a efetiva contratação das intervenções ainda este ano. Ele gravou inclusive um vídeo com o grupo de Angra, anunciando essa disposição.

— O ministro Eliseu reforçou o compromisso do ex-ministro Moreira Franco e da própria presidenta Dilma. O aeroporto de Angra é prioridade e tem uma importância fundamental para o desenvolvimento da economia regional. Estamos nessa luta há muitos anos e tenho certeza de que conseguiremos, finalmente, esse investimento para a cidade — acredita a prefeita Conceição.

 Cidades

Na semana passada, Conceição foi ao encontro do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, na cidade de Campos do Jordão (SP), onde ele receberia também outros prefeitos do interior paulista. O encontro foi agendado pela assessoria do ministro e a prefeita fez questão de ir à cidade, tendo sido esta a primeira vez que ambos se encontraram.

— Fui a Campos do Jordão porque o interesse é nosso. O ministro Kassab foi atencioso e me recebeu em audiência privada. Ele já sabia de todos os pleitos de Angra que tramitam no Ministério e prometeu rapidez na análise e liberação. O mais importante deles é do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e refere-se ao saneamento da região de Mambucaba — explicou a prefeita.

A liberação dos R$ 39 milhões previstos para obras de saneamento em Mambucaba estava prevista para o ano passado, mas não foi concretizada. O pleito está mantido e os projetos apresentados ao Ministério em tramitação. A prefeita pediu apoio aos deputados federais do Rio de Janeiro em favor da liberação dos recursos. O deputado federal Luiz Sérgio também já cobrou o ministro Kassab em favor do mesmo investimento.

O ministro e a prefeita conversaram ainda sobre outros investimentos que o Ministério pode dispor à cidade nas áreas de infraestrutura e mobilidade, em especial na urbanização de vias. Kassab lembrou a prefeita da urgência da aprovação do Plano de Mobilidade Urbana da cidade, hoje em elaboração sob a coordenação da secretaria municipal de Meio Ambiente. A aprovação do Plano permitirá à cidade, ainda mais acesso a recursos federais. Conceição e Kassab terão novo encontro no mês que vem, desse vez em Brasília, quando a Prefeitura de Angra apresentará projetos específicos para os temas tratados.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996