CPI da crise hídrica visita usinas da Light

by Diário do Vale

Sistema Guandu: Intenção foi conhecer como funciona o sistema de transposição de águas do Rio Paraíba do Sul e do Ribeirão das Lajes (Foto: Rafael Wallace)

Barra do Piraí / Piraí – Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que investiga a crise hídrica no estado, visitaram na última sexta-feira as usinas elevatórias e de geração de energia da Light em Barra do Piraí e Piraí, sistema conhecido como Complexo de Lajes. Participaram das visitas o presidente da CPI, deputado Luiz Paulo (PSDB), o relator, deputado Edson Albertassi (PMDB), e os deputados Paulo Ramos (PSOL) e Dr. Julianelli (PSOL). A intenção foi conhecer como funciona o sistema de transposição de águas do Rio Paraíba do Sul e do Ribeirão das Lajes para o Sistema Guandu, que abastece a Região Metropolitana do Rio.
As visitas começaram por Barra do Piraí, na Usina Elevatória de Santa Cecília. Acompanhados de técnicos da Light, os integrantes da CPI conheceram o funcionamento da usina, que retira uma média de 146 m³/s de água do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Guandu. Logo após os parlamentares estiveram na Elevatória de Vigário e na usina hidrelétrica Nilo Peçanha, em Piraí.
– Nossa intenção é conhecer o sistema para propormos no relatório da CPI medidas que evitem uma nova crise hídrica e garanta a preservação deste importante complexo, que é responsável por 96% da água que é consumida na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense – explicou Albertassi.
O Complexo de Lajes é o principal sistema de geração de energia do Grupo Light. O sistema começou a ser construído em 1903. As três hidrelétricas do Complexo somam uma capacidade instalada de 612 megawatts de energia. As obras viabilizaram a transposição de parte das águas do Rio Paraíba do Sul para a Bacia do Rio Guandu, garantindo o abastecimento para a Região Metropolitana. Além do Paraíba do Sul, o sistema utiliza também água do Ribeirão das Lajes, considerada de classe especial que só precisa ser clorada para o consumo.
A CPI da Crise Hídrica da Alerj vem investigando o problema de abastecimento de água no Rio. Já foram realizadas várias audiências públicas para ouvir especialistas no tema e visita técnicas aos sistemas de abastecimento de água. A previsão é de que o relatório final da Comissão seja apresentado até setembro, para ser analisado pelo plenário da Alerj até o fim do ano.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996