Crise hídrica será tema de audiência pública hoje na Câmara de Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda –  Tema de muitas notícias nos últimos meses, a crise hídrica será debatida em Volta Redonda na próxima terça-feira (dia 23). A audiência pública convocada pelo vereador Edson Quinto (PR) servirá para as autoridades no assunto exporem a situação não apenas na cidade, como também nos municípios vizinhos. O que se sabe, é que a situação em todo estado é séria e precisa de medidas efetivas do poder público que evitem maiores prejuízos à população.

Com a falta de chuvas constantes e o baixo índice na Represa do Funil, que abastece a região, o transtorno pode aumentar se não houver a conscientização da população quanto ao consumo, além de medidas do poder público que reduzam o desperdício. Para Edson Quinto é preciso que se discuta a situação e se proponha medidas eficientes para que o problema não se agrave. “Estamos passando, há tempos, por um período de seca, de falta de chuvas abundantes. Com a falta de conscientização da população, a situação vem se agravando. É preciso que se faça uma série de medidas para que o problema seja amplamente divulgado e, ainda, que sejam tomadas medidas efetivas de promover o consumo consciente, pois uma hora a torneira vai secar”, disse o parlamentar, que é conselheiro do Saae-VR.

Uma das soluções indicadas pelo parlamentar que pode ser implantada em Volta Redonda é a ação realizada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que desde fevereiro de 2014 está concedendo desconto na conta de água para quem reduzir o consumo. A regra é simples, os imóveis que reduzirem em 10% ou 15% terão desconto de 10% na conta. Aqueles que diminuírem o gasto entre 15% ou 20% receberão bônus 20%. O cálculo é feito em relação à média de consumo e desde fevereiro do ano passado, os clientes que economizam 20% ou mais recebem desconto de 30% na conta de água. “Essa é uma medida possível, e como mexe com o bolso da população pode ser mais eficiente que apenas a campanha de conscientização. Como conselheiro do Saae e vereador, quero discutir esta possibilidade para tentar reverter o quadro ou em alguns meses vamos passar por uma situação de forte racionamento e de privação, pois vai começar a faltar água”, analisou o parlamentar.

De acordo com Edson Quinto, o desconto, assim como em São Paulo, valeria para todas as residências, comércios e indústrias. “O abastecimento é de responsabilidade da prefeitura, e não acredito que o poder público iria se opor à uma medida que só traria benefícios em um período tão delicado que estamos vivendo. Estou estudando a proposta e vou levar à Câmara de Vereadores”, garantiu Edson.

 Estão sendo aguardados para audiência pública o diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cesar de Souza, o PC, o prefeito de Pinheiral, José Arimathéa (PT), além do presidente da CPI da Crise Hídrica na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado estadual Luiz Paulo (PSDB). “A participação de todos é muito importante para discutirmos propostas não só para Volta Redonda, mas toda região. Isso tem que ser feito antes do prejuízo maior, que poderá chegar a qualquer momento”, disse Quinto.

 

You may also like

2 comments

PLATÃO, O FILÓSOFO 23 de junho de 2015, 19:04h - 19:04

Crise hídrica? Isso tem que ser informado ao SAAE (VR). É que para mim, a ficha ainda não caiu para o SAAE. Estou sempre vendo vazamento pela cidade. Há uns quinze dias, havia um vazamento numa calçada aqui no bairro Conforto. Comuniquei à vizinha, que me disse que o SAAE já dinha sido avisado. Pois bem, os empregados custaram para aparecer. E a água vazando… Serviço feito, pouco tempo depois já estava vazando novamente. Isso durou alguns dias… Crise de água?

JUSTO 23 de junho de 2015, 12:26h - 12:26

Parabéns ao Vereador Quinto pela iniciativa. Realmente este á um assunto que preocupa a todos nós e há a necessidade de se tirar medidas urgentes para o enfrentamento dessa Crise Hídrica. E olha que ainda tem muita gente em Volta Redonda lavando calçadas e desperdiçando água.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996