Deley apela para que Câmara volte a atenção para a economia do país

by Paulo Moreira
Apelo: Deley propõe que deputados mudem o foco da disputa pelo poder para a recuperação da economia

Apelo: Deley propõe que deputados mudem o foco da disputa pelo poder para a recuperação da economia

 

Brasília e Volta Redonda –  O deputado federal Deley de Oliveira (PTB) usou a tribuna da Câmara dos Deputados na última terça-feira (28) para apelar aos parlamentares que voltem sua atenção, com urgência, para a situação da economia do país. Ele criticou o excesso de foco sobre possíveis pedidos de impeachment da presidente Dilma Roussef (PT) e outras disputas pelo poder.

— Todos os dias estamos aqui discutindo impeachment, enquanto aumenta o desemprego e cai o movimento no comércio. Precisamos concentrar nossa energia em encontrar soluções para a economia, em vez de nos concentrarmos em disputas pelo poder, porque o povo está sofrendo — disse Deley.

Dias antes do pronunciamento de Deley, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), confirmaram que o país demitiu mais do que contratou pelo sexto mês consecutivo. Segundo o Caged, a economia brasileira fechou 95.602 vagas formais de emprego em setembro. O resultado é o pior para o mês desde 1992, quando começou a série histórica.

O chefe do Departamento Econômico do Banco Central (BC), Tulio Maciel, confirmou o diagnóstico da crise feito por Deley ao afirma que a renda menor, o aumento do desemprego e os juros mais altos reduzem a demanda das famílias por crédito dos bancos.

“De uma maneira geral, o crédito para consumo mostra um arrefecimento em relação a períodos anteriores. O próprio ciclo econômico é uma explicação para isso. Outro fator é a própria cautela das famílias em termos de endividamento e comprometimento de renda futura”, disse Maciel.

O comércio também está em declínio, como o deputado afirmou. O Natal deste ano deverá ser pior que o do ano passado para o comércio brasileiro, de acordo com estimativas de entidades e especialistas do setor. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por exemplo, prevê que as vendas nesse período caiam 4,1%. Segundo a CNC, será primeira queda desde o início da série histórica sobre vendas de comércio, em 2004.

A retração será acompanhada de queda de 2,3% no número de vagas para contratação temporária, acrescenta a CNC. “O emprego temporário é uma aposta que o comerciante faz no Natal. Quanto maior o crescimento das vendas, maior o aumento das contratações”, explicou o economista da CNC Fábio Bentes. As contratações para o Natal costumam começar em setembro e se estendem até novembro.

De acordo com a CNC, um dos segmentos mais afetados é o de móveis e eletrodomésticos, em razão da desvalorização cambial, da alta da inflação e, em especial, do encarecimento do crédito. A retração projetada este ano para as vendas do segmento atinge 16,3%. “A situação não deve melhorar até o Natal”, afirmou Bentes. Como a taxa básica de juros (Selic) não deve cair até o fim do ano, Bentes disse que isso consolida a taxa de juros recorde atual, o que afeta de forma negativa as vendas e, indiretamente, o emprego temporário no setor.

You may also like

7 comments

Aposentado 29 de outubro de 2015, 21:46h - 21:46

Mais um artigo para levantar o moral do Deley.

Capapreta 29 de outubro de 2015, 19:04h - 19:04

É um político medíocre como todos os outros, e só.

Tereza 29 de outubro de 2015, 13:13h - 13:13

Políticos da VERGONHA, enquanto isto o PAIS esta a ficando mais próximo ao abismo, salve poucas coisas que ainda funciona neste PAIS. Que vergonha, só se fala em Cunha, Dilma, CORRUPÇÃO para todos os cantos até quando.
GENTE o PAIS esta parado.

PEÃOZADA 29 de outubro de 2015, 08:09h - 08:09

esquenta nao deley , o povo é uma cambada de burro, ano que vem vc vem com a historinha da rodovia do contorno , ganha votos para reeleger e ganha mais dinheiro .

Da Roça 29 de outubro de 2015, 18:32h - 18:32

Pior é que tinha deputado que nunca trabalhou/estudou e está quase virando Prefeito…

Verdade 29 de outubro de 2015, 07:47h - 07:47

Deley sempre esteve ao lado das necessidades da população.Esta vendo o número de desempregados crescer dia após dia nas cidades da região. Ele sozinho não tem como resover tudo.

Paratemas 29 de outubro de 2015, 06:45h - 06:45

O deputado se esquece que sempre apoiou esta política econômica suicida do PT. Se esquece que ele endossou a campanha mentirosa da reeleição da presidente.

E quais são as propostas do Pré-candidato a prefeito do Neto ? Volta da CPMF ? Votar o Impeachment logo e resolver os casos da Dilma e Cunha ? E qto as pedaladas fiscais ?

Deley está querendo se esquivar da situação que ele ajudou a criar.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996