Deley e Jerônimo levam propostas para Floresta da Cicuta a Brasília

by Paulo Moreira
Deley: ‘O que se espera é que as visitas sejam guiadas e acompanhadas de projetos de educação ambiental’

Deley: ‘O que se espera é que as visitas sejam guiadas e acompanhadas de projetos de educação ambiental’

Brasília –  O deputado federal Deley de Oliveira (PTB) e o vereador José Jerônimo Teles Filho (PSC) estão acertando detalhes para uma audiência pública, em Brasília, com a finalidade de discutir questões em torno da Floresta da Cicuta. O objetivo é debater em âmbito federal o projeto apresentado pela CSN para que a mata deixe de ser uma Área de Relevante Interesse Ecológico e se torne Reserva Particular do Patrimônio Natural. Os dois políticos se encontraram ontem pela manhã.

Deley informou que enviou no último dia 10 ofícios para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Teixeira, e para o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Carrera Maretti, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A proposta da CSN está sendo avaliada nesses dois órgãos federais.

A intenção do parlamentar é que as posições discutidas em Volta Redonda sejam levadas ao conhecimento do governo federal, antes da decisão sobre como a mata será enquadrada. Parte destas posições será tomada no próximo dia 18, quando acontecerá uma audiência pública com agentes locais, às 19 horas, na Câmara Municipal, a pedido de Jerônimo, em apoio às ações executadas por movimentos sociais e ambientais da região.

Jerônimo vai se reunir com militantes da causa ambiental da região para discutir os nomes que vão participar da audiência. Outra possibilidade levantada na reunião de ontem é que a audiência planejada para Brasília aconteça em Volta Redonda, o que permitiria a inclusão de mais pessoas da região no debate.

– O importante neste primeiro momento é abrir o espaço na agenda da ministra e da direção do ICMBio para que a audiência aconteça. O Deley já se prontificou a nos ajudar – disse Jerônimo.

O vereador disse ainda que os procuradores do Ministério Público Federal em Volta Redonda serão convidados para participar do debate. “Dependendo da disponibilidade dos procuradores, vamos tentar acertar uma data e um local que sejam bons para todos. É mais uma chance de dialogar e tentar chegar a um entendimento”, disse.

Deley garantiu que a ideia não é abrir a Floresta da Cicuta indiscriminadamente. “Vamos aguardar a audiência do dia 18, mas o que se espera é que as visitas sejam guiadas e acompanhadas de projetos de educação ambiental”, disse Deley.

You may also like

6 comments

cidadão voltaredondense 16 de setembro de 2015, 06:29h - 06:29

Antigamente a floresta da cicuta era aberta ao público e era muito bem cuidada pela família do saudoso sr. João. Era um lugar com vasta área de lazer e a comunidade de Volta Redonda participava intensamente. Bons tempos. Tomara que volte.

Paratemas 15 de setembro de 2015, 22:07h - 22:07

Estão surfando na onda alheia…

ricardo 15 de setembro de 2015, 19:53h - 19:53

ooohhh, até que emfim heim Deley deu as caras né ….

Miguel 15 de setembro de 2015, 10:37h - 10:37

A CSN quer fazer acreditar que os movimentos ambientais pretendem abrir a Cicuta de forma irresponsável e isso não é verdade. A mentira tem perna curta e vai cair na audiência do dia 18.

Leandro 15 de setembro de 2015, 09:23h - 09:23

Parabéns a todos que estão nesta luta. Volta Redonda agradece.

ANDRÉ LUIS 15 de setembro de 2015, 09:16h - 09:16

Nem sabia que esse senhor era deputado da nossa região.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996