sábado, 8 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Deley e Jerônimo levam propostas para Floresta da Cicuta a Brasília

Deley e Jerônimo levam propostas para Floresta da Cicuta a Brasília

Matéria publicada em 15 de setembro de 2015, 08:30 horas

 


Deley: ‘O que se espera é que as visitas sejam guiadas e acompanhadas de projetos de educação ambiental’

Deley: ‘O que se espera é que as visitas sejam guiadas e acompanhadas de projetos de educação ambiental’

Brasília –  O deputado federal Deley de Oliveira (PTB) e o vereador José Jerônimo Teles Filho (PSC) estão acertando detalhes para uma audiência pública, em Brasília, com a finalidade de discutir questões em torno da Floresta da Cicuta. O objetivo é debater em âmbito federal o projeto apresentado pela CSN para que a mata deixe de ser uma Área de Relevante Interesse Ecológico e se torne Reserva Particular do Patrimônio Natural. Os dois políticos se encontraram ontem pela manhã.

Deley informou que enviou no último dia 10 ofícios para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Teixeira, e para o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Carrera Maretti, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A proposta da CSN está sendo avaliada nesses dois órgãos federais.

A intenção do parlamentar é que as posições discutidas em Volta Redonda sejam levadas ao conhecimento do governo federal, antes da decisão sobre como a mata será enquadrada. Parte destas posições será tomada no próximo dia 18, quando acontecerá uma audiência pública com agentes locais, às 19 horas, na Câmara Municipal, a pedido de Jerônimo, em apoio às ações executadas por movimentos sociais e ambientais da região.

Jerônimo vai se reunir com militantes da causa ambiental da região para discutir os nomes que vão participar da audiência. Outra possibilidade levantada na reunião de ontem é que a audiência planejada para Brasília aconteça em Volta Redonda, o que permitiria a inclusão de mais pessoas da região no debate.

– O importante neste primeiro momento é abrir o espaço na agenda da ministra e da direção do ICMBio para que a audiência aconteça. O Deley já se prontificou a nos ajudar – disse Jerônimo.

O vereador disse ainda que os procuradores do Ministério Público Federal em Volta Redonda serão convidados para participar do debate. “Dependendo da disponibilidade dos procuradores, vamos tentar acertar uma data e um local que sejam bons para todos. É mais uma chance de dialogar e tentar chegar a um entendimento”, disse.

Deley garantiu que a ideia não é abrir a Floresta da Cicuta indiscriminadamente. “Vamos aguardar a audiência do dia 18, mas o que se espera é que as visitas sejam guiadas e acompanhadas de projetos de educação ambiental”, disse Deley.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

6 comentários

  1. Avatar
    cidadão voltaredondense

    Antigamente a floresta da cicuta era aberta ao público e era muito bem cuidada pela família do saudoso sr. João. Era um lugar com vasta área de lazer e a comunidade de Volta Redonda participava intensamente. Bons tempos. Tomara que volte.

  2. Avatar

    Estão surfando na onda alheia…

  3. Avatar

    ooohhh, até que emfim heim Deley deu as caras né ….

  4. Avatar

    A CSN quer fazer acreditar que os movimentos ambientais pretendem abrir a Cicuta de forma irresponsável e isso não é verdade. A mentira tem perna curta e vai cair na audiência do dia 18.

  5. Avatar

    Parabéns a todos que estão nesta luta. Volta Redonda agradece.

  6. Avatar

    Nem sabia que esse senhor era deputado da nossa região.

Untitled Document