Deley pede fim de indicação política de gestor hospitalar

by Diário do Vale

Brasília – Os deputados que integram a comissão externa da Câmara destinada a investigar a situação de emergência dos hospitais públicos federais do Rio de Janeiro, apresentaram projeto de lei que proíbe a indicação política para cargos de direção dessas unidades de saúde. Na comissão está o deputado federal Deley de Oliveira (PTB).

De acordo com a proposta, só poderão exercer funções de chefia, direção e assessoramento no Sistema Único de Saúde (SUS) os profissionais que comprovarem “capacidade técnica, independência funcional” e experiência mínima de três anos de atuação nos serviços de saúde.

As regras para nomeação dos ocupantes de cargos de direção dos hospitais federais incluem ainda a proibição de vínculo do candidato a gestor com empresas que prestam serviços ou fornecem produtos para unidades de saúde e a exigência de que este não tenha relação familiar com nenhum integrante do Poder Executivo.

A proposta, que altera a legislação do SUS, estabelece que as unidades tenham uma área independente responsável pela gestão de riscos, controle interno e auditoria dos serviços.

O texto é assinado pelos deputados Hugo Leal (PSB), Jandira Feghali (PCdoB), Celso Pansera (PMDB), Chico d’Angelo (PT), Alexandre Valle (PR) e Deley de Oliveira (PTB), todos do Rio de Janeiro, e o projeto de lei ainda precisa ser analisado pelo plenário da Câmara.

Segundo a coordenadora da comissão externa, Jandira Feghali, a medida visa a impedir o uso político em locais que lidam com vidas humanas: “Fizemos inspeções em diversas unidades nos últimos dois meses e flagramos diretores das unidades sem saber o número de leitos do hospital pelo qual eram responsáveis. Isso é um absurdo. A falta de gestão só agrava a crise que a gente vive lá”, afirma.

Os parlamentares elaboraram a proposta depois de várias visitas aos hospitais federais do estado nos quais encontraram uma série de irregularidades. O grupo deve ainda propor ao governo federal e à justiça outras medidas para resolver a crise dos hospitais.

– Estes hospitais que são referência não só dentro do Estado do Rio, mas no país, estão em situação muito delicada. Foram colocadas pessoas no comando destas unidades muito mais por questões ideológicas do que por questões técnicas”, disse Deley.

O parlamentar criticou ainda a nomeação de Ricardo Barros para o cargo de ministro. “Ficamos nos perguntando: ‘será que é a pessoa certa para o cargo?’. Acho que não”, disse Deley.

O parlamentar ainda direcionou críticas ao presidente Michel Temer. “Eu que venho do futebol, sei a importância que tem de escalar a pessoa certa para a função certa. Acho que o Temer escalou muito mal”, afirmou.

Deley: ‘Foram colocadas pessoas no comando destas unidades muito mais por questões ideológicas’

Deley: ‘Foram colocadas pessoas no comando destas unidades muito mais por questões ideológicas’

 

You may also like

15 comments

Ringo Star 6 de setembro de 2017, 18:31h - 18:31

É só aproximar as eleições e Deputado começa a colocar noticias na mídia. Volta Redonda está sem representação na Câmara Federal.

PLATÃO, O FILÓSOFO 5 de setembro de 2017, 09:32h - 09:32

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

observador de Pinheiral 4 de setembro de 2017, 08:42h - 08:42

Parabéns, Deley por encampar mais essa iniciativa, que busca moralizar a Saúde Pública.

PLATÃO, O FILÓSOFO 4 de setembro de 2017, 12:44h - 12:44

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Caesar 3 de setembro de 2017, 20:12h - 20:12

Precisam acabar com indicações políticas para todos os cargos de gestores. MERITOCRACIA. A preferência inicial deveria ser para profissional de carreira. Aí poderíamos sonhar com uma sociedade justa e perfeita.

الفتح - الوغد 3 de setembro de 2017, 13:45h - 13:45

Para administrar algo, o cara tem que ser formado em Administração, Engenharia de Produção ou ter especialização em área correlata (Gestao de Pessoas, Logística, Economia, Finanças, Direito Tributário ou Administrativo, etc.). O resto é que nem pescaria…

VAI VENDO 3 de setembro de 2017, 20:19h - 20:19

Economia pública e finanças públicas são diferentes na área de administração, assim qualquer candidato que NÃO CONHEÇA a Administração Pública e NÃO ENTENDA de Gestão Pública terá dificuldades na área pública. Para resumir: será uma tragédia.

الفتح - الوغد 4 de setembro de 2017, 07:50h - 07:50

Não disse que são iguais, mas sim correlatas, o que pressupõe que todas essas áreas abordem uma ou mais competências fundamentais para quem pretende tomar conta de algo, seja uma casa, uma empresa privada ou um bem público… Não vejo gestão pública como uma competência fundamental na área administrativa, muito menos requisito obrigatório…

VAI VENDO 4 de setembro de 2017, 17:36h - 17:36

Certamente não deve achar fundamental colocar um motorista de carro 1.0 para conduzir um ônibus de viagem . As funções são correlatas, não é mesmo?

Antonio Carlos Peludo 3 de setembro de 2017, 08:36h - 08:36

Precisa de lei para isso? É tão obvio como colocar a raposa para tomar conta do galinheiro, e so agora descobriram kkkk Esse Brasil precisa ser passado a limpo e urgente

VAI VENDO 3 de setembro de 2017, 20:12h - 20:12

Só depende de seu voto para passar o Brasil a limpo. Mas se os muitos eleitores continuarem votando em partidos que acolhem bandidos nada mudará.

Sera? 6 de setembro de 2017, 07:47h - 07:47

Não acho mais que dependa do voto. Não existem politicos mais. Infelizmente. Chegamos ao fim do poço na questão dos políticos. Desta forma, tambem não acho que a culpa seja do povo. Essa desculpa serve só para os próprios políticos que lá ainda não estao. Não vejo luz no fim do túnel. Será?

Juquinha 2 de setembro de 2017, 20:46h - 20:46

Kkkkkkkkkkkkkkk

Carrasco vr 2 de setembro de 2017, 16:11h - 16:11

Cargos indicados só acontecem no BRASIL , pq na vdd o povo passa é com esforço e com a gentália de corrupto fica nisso, SAMU estamos de olho pq o povo sabe q os primeiros serão os últimos. …….Vamos analisar isso VIVA RIO!!!!!!! Aguardamos retorno.

Carrasco vr 2 de setembro de 2017, 16:06h - 16:06

Hahahaha……Não é só ai q tem falcatrua , pois no concurso do SAMU tbm tem , vi a colocação da prova e por incrível q pareça os primeiros colocados já trabalham na instituição. …… Vamos montar uma auditoria para monitorar tudo e todos!!!!!!!#

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996