Ednardo Barbosa e Gustavo Tutuca lançam ID Jovem em Pinheiral - Diário do Vale
quarta-feira, 22 de setembro de 2021 - 10:59 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Ednardo Barbosa e Gustavo Tutuca lançam ID Jovem em Pinheiral

Ednardo Barbosa e Gustavo Tutuca lançam ID Jovem em Pinheiral

Matéria publicada em 29 de setembro de 2017, 20:37 horas

 


Discurso: Gustavo Tutuca fala durante lançamento do ID Jovem

Discurso: Gustavo Tutuca fala durante lançamento do ID Jovem

O acesso a benefícios relacionados ao direito à Cultura e ao direito ao Território e à Mobilidade – que estão previstos no Estatuto da Juventude – estarão mais acessíveis à realidade dos jovens de Pinheiral a partir desta sexta-feira (29). O prefeito Ednardo Barbosa (PMDB) e o secretário de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Social do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca lançaram, junto com a  vice-prefeita e secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Sediene Maia, o Programa ID Jovem, no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, no Centro, em Pinheiral.

O programa, realizado em parceria pelas secretarias estaduais de Esporte, Lazer e Juventude,  Educação, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social e a secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Pinheiral, é destinado à pessoa com idade entre 15 e 29 anos que pertence à família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

— Agradeço ao meu amigo e secretário de Ciência e Tecnologia Desenvolvimento Social, do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca por todo empenho e carinho que vem demonstrando não só com a região, mas com Pinheiral. Um agradecimento especial aos jovens que farão parte desse programa e Pinheiral fica muito feliz em abraçar essa causa, principalmente nós, que estamos a todo o momento, investindo no que é relacionado a juventude — disse o prefeito.

Ednardo aproveitou para dar boas notícias como os R$ 4 milhões em emenda conseguidos em na sua ida à Brasília e sobre a parceria com a Faetec para novos cursos.

— Mesmo com toda dificuldade financeira do país e o município não foge disso, estamos fazendo o nosso dever. A maior demonstração é o pagamento que está sendo depositado hoje, pois os salários dos funcionários estão em dia. Além disso, temos buscado não deixar faltar para serviços essenciais como a Saúde e a Educação. A melhoria da merenda escolar é uma realidade no nosso governo, assim como, temos batalhado por melhorias no nosso hospital. Ontem estive em Brasília e já consegui garantir mais R$ 4 milhões em emendas parlamentares. Além disso, o município vai entrar com uma parceria com a Faetec para reforçar não só os cursos já existentes, mas também expandir com outros relacionados ao que a região necessita — destacou o prefeito.

Já Gustavo Tutuca falou da importância do programa e destacou as melhorias que tem buscado em parceria com o prefeito Ednardo.

— O ID jovem nada mais é que a consolidação dos direitos que os jovens têm. É uma ferramenta que a juventude terá na palma da mão para garantir os seus direitos. Com esse aplicativo vamos ajudar a combater a “máfia” de pessoas que usam carteiras estudantis falsas para ter os benefícios que são dos jovens. O que esperamos dos jovens é o engajamento neste projeto. Eu também fui jovem do interior e sei a dificuldade que a juventude têm para ter acesso ao lazer. O ID jovem vai facilitar no acesso a esses eventos, como meia entrada no Raulino de Oliveira, dá a isenção de taxa do Enem e no transporte interestadual. Tenho trabalhado muito com o Ednardo pensando na juventude de Pinheiral, por isso estamos reabrindo a FAETC com mais de 200 vagas em cursos técnicos. Além disso, faremos um campo de grama sintética no bairro Palmeiras e um campo no bairro Ipê. Estamos trabalhando para trazer um posto do SINE para Pinheiral para ajudar a juventude a conseguir o primeiro emprego. É um trabalho de parceria, pois neste momento de dificuldade precisamos estar unidos para fazer o melhor para a população — destacou o deputado.

A superintendente de Políticas Públicas para Juventude, Jessica Ohana, falou sobre que projeto é uma consolidação do Estatuto da Juventude.

— O Estatuto da Juventude veio após 10 anos de muita luta para ser aprovado, e hoje em 2017, estamos aqui em Pinheiral lançando este programa que é uma consolidação do estatuto. O Identidade Jovem consolida dois eixos muito importante do estatuto, que é o acesso a cultura e o acesso a mobilidade urbana. A partir do programa, de fato nossos jovens terão acesso a cultura, esporte, educação, oportunidade e passe-livre. Mais do que comemorar o lançamento, vim consolidar uma parceria com a cidade juntos garantirmos o funcionamento do projeto — destacou a superintendente.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivelo, destacou a importância do trabalho em conjunto da União, Estado e Municipio.

— Em Pinheiral, estamos conseguindo desenvolver um trabalho de união e parceria. Buscaremos implementar também o Conselho da Juventude, fazer parcerias e trazer o conhecimento do jovem. Nada melhor do que a participação desta juventude na construção de novas conquistas e garantias de direitos. Nossa secretaria está comprometida a ajudar na divulgação e no cadastro deste programa que é uma ótima conquista para a juventude de Pinheiral — destacou a secretária.

ID Jovem

O programa é destinado à pessoa com idade entre 15 e 29 anos que pertence à família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e estar com o cadastro atualizado há pelo menos 24 meses.

Entre os benefícios os jovens terão direito à meia-entrada, que é o pagamento de metade do preço (50%) do ingresso cobrado para a venda ao público em geral, em eventos artístico-culturais e esportivos; Reserva de duas vagas gratuitas em cada ônibus, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros e duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas; Emissão gratuita da Carteira de Identificação Estudantil aos jovens de baixa renda que são estudantes.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. agafjgjjkWantuil fortes Silvério

    Tutuca , Não adianta apelar, em Pinheiral os eleitores não são os mesmos , Às coisa estão feia para Vc Tutuca ,Ainda mas parentes do PEZAO….

Untitled Document