Eleitor da região pode votar sem cadastrar as impressões digitais

by Paulo Moreira

Sul Fluminense – Os eleitores da região ainda não vão precisar do cadastramento de suas impressões digitais para votarem nas eleições deste ano. No Estado do Rio, apenas os eleitores de Niterói e Armação dos Búzios votarão com o sistema biométrico de identificação em outubro. Nos demais municípios, mesmo quem não tiver feito o recadastramento biométrico poderá votar normalmente, desde que esteja com a situação eleitoral regular.
— À medida que nos aproximamos do prazo final para regularização da situação eleitoral, em 4 de maio, cresce muito a procura da população por nossos serviços. Esse prazo se aplica também para quem tem que tirar o título, transferir o domicílio ou solicitar mudança para uma seção de fácil acesso — explica o presidente do TRE-RJ, desembargador Antônio Jayme Boente.
Para quem precisa atualizar endereço e regularizar sua situação eleitoral, o presidente recomenda que o interessado agende o atendimento o quanto antes, o que pode ser feito pela internet, no site do TRE-RJ, ou pela Central de Atendimento Telefônico (CAT), no telefone (21) 2533-6400. Vale lembrar, ainda, que quem completar 16 anos até o dia do primeiro turno (2 de outubro) também já pode tirar o título de eleitor.

O que é a biometria

Usuários de caixas eletrônicos de diversos bancos já conhecem o sistema biométrico: é aquele em que o cliente se identifica no caixa eletrônico com a impressão digital, que substitui a senha.
No caso da Justiça Eleitoral, a principal vantagem da biometria é que só o eleitor poderá votar, acabando com a possibilidade de uma pessoa usar o título de outra. No entanto, as urnas com identificação biométrica ainda não chegaram para a maior parte dos municípios do Estado do Rio, o que torna desnecessário o recadastramento urgente. Após o período eleitoral, quando o ritmo de trabalho dos cartórios voltar ao normal, o eleitor poderá fazer seu recadastramento biométrico e se antecipar, evitando filas no período que antecederá as eleições gerais em 2018.
O recadastramento biométrico deve ser feito na zona eleitoral que atende o bairro em que o eleitor reside. Ele deve levar documento de identidade original e dentro da validade e comprovante de residência atual. No caso de alteração do nome, é necessária, ainda, a apresentação de certidão de casamento ou documento que comprove a mudança dos dados, como uma sentença judicial. Homens maiores de 18 anos que vão tirar o título pela primeira vez devem apresentar também o comprovante de quitação militar. O horário de funcionamento das zonas eleitorais é de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.

Brasil teve 7,9 milhões de pedidos de eleitores à Justiça Eleitoral

Desde o começo do ano até a última sexta-feira (18), 7,9 milhões de eleitores solicitaram inscrição eleitoral, transferência do título de eleitor, revisão de informações ou a emissão de segunda via do título. Os dados constam dos requerimentos encaminhados pelos cidadãos aos órgãos da Justiça Eleitoral em todo o país.
Do total de 7.946.589 de requerimentos apresentados, 1.485.496 são de alistamento eleitoral, 1.003.082 de transferência de título, 5.425.471 de revisão de dados e 32.540 de segunda via do documento.

You may also like

1 comment

Al Fatah 24 de março de 2016, 20:24h - 20:24

Nos bancos, a leitura biométrica não substitui a senha, mas só o código numérico… Ainda está longe o tempo em que não precisaremos andar com cartões e carteiras várias, bem como ter que decorar senhas e nomes de usuário para que o sistema saiba que vc é vc apenas por reconhecimento corporal…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996