quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Eleitores de VR e BM devem realizar cadastro biométrico no TRE

Eleitores de VR e BM devem realizar cadastro biométrico no TRE

Matéria publicada em 21 de julho de 2019, 08:15 horas

 


Volta Redonda e Barra Mansa– Faltando um ano e meio para as próximas eleições municipais, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores das cidades onde o cadastramento está sendo realizado de forma ordinária façam, desde já, a biometria para evitar filas futuramente. Para fazer a biometria, o eleitor deve agendar pelo site do TRE-RJ (www.tre-rj.jus.br/agendamento/publico/principal.do) ou pelo telefone (21) 3436-9000. No momento do atendimento, é preciso levar documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência (até três meses de emissão) e o título de eleitor (caso possua).
Barra Mansa e Volta Redonda não passarão por cadastramento biométrico obrigatório neste ano, por isso, não há data limite para a realização do cadastramento biométrico. A assessoria de imprensa do TRE informou, em nota, que a intenção do TSE é que todo o eleitorado do país esteja cadastrado biometricamente até 2022.
O TRE destacou as vantagens do cadastro biométrico, entre elas, mais segurança na identificação do eleitor e consequentemente no processo eleitoral.
– A digital de cada pessoa é única, não é possível alguém votar no lugar de outro. Portanto, o sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral, garantindo não haver erros na identificação do eleitor, que tem sua identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica – esclareceu o TRE.
Para quem já realizou o cadastro biométrico, no dia da votação, pode utilizar somente o aplicativo do e-Título, sem necessidade de apresentar documento de identificação oficial com foto.

Biometria

De acordo com os dados do site do TRE-RJ, o município de Volta Redonda, até o momento, tem 51,45% dos eleitores cadastrados biometricamente pelo sistema, o que corresponde a 113.690 pessoas. Volta Redonda possui 220.963 eleitores. Ainda segundo os dados do órgão, em Barra Mansa, 45,29% dos eleitores realizaram o cadastro biométrico, até o momento, correspondendo 60.251 do eleitorado. Barra Mansa possui 133.040 eleitores.

Tecnologia

O sistema com leitor biométrico identifica as impressões digitais e impede que alguém vote no lugar de outro eleitor, ou mesmo que utilize um documento falso de identidade para tirar o título, já que cada pessoa possui impressões digitais únicas. Quando comparecer ao posto de atendimento, o eleitor fará a coleta da impressão digital, irá tirar fotografia digital e também atualizará os dados cadastrais. No dia da eleição, ele será identificado em sua seção eleitoral por meio da impressão digital, e o sistema biométrico irá liberar a urna eletrônica para votação.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

7 comentários

  1. Avatar

    Esses números estão bem inferiores aos da época da eleição, e isso ocorreu em boa parte do estado… O TRE deve ter feito uma limpa no cadastro dos eleitores…

    • Avatar

      Tenho visto nas redes sociais muitas pessoas do bem propagando que não votam mais. VAI VENDO tiveram osTítulosde Eleitores cancelados. É uma pena! Não sabem eles que os ELEITORES DEBANDIDOS doPMDB estão correndo todos para o DEM. Não sabem eles que os petistas correram todos para o PSB e PDT.

      Esses eleitores jamais deixam de votar.

    • Avatar

      HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

      Pessoas do bem

      HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

    • Avatar

      Rapaz este vai vendo fala besteira demais

      E o cara é pródigo hein

      Sabe até em quem as pessoas das redes sociais votam

      Te cuida mãe dinah

    • Avatar

      Gilmar Osíris, este menino disse com todas as letras que a população de Volta Redonda é analfabeta, e que o painel da transparência do aterrado não serve pra nada pois o povo não sabe ler

      Só aí já dá pra ter ideia do “grau” da pessoa

      Deve ser daquelas que chutam os moradores de rua enquanto dornem

    • Avatar

      Ricardo Malesch

      Ainda estou em dúvidas se Vc é assessor de vereador do PMDB ou do PSB ou do PDT.

    • Avatar

      Se eu sou assessor de vereador de Volta Redonda, ou do Donald Trump não é da sua conta

      O que interessa é que você é o postante mais preconceituoso dos ultimos 9821348 anos e merece todo o tipo de nojo de quem acessa esse site

Untitled Document