Eleitos novos membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente

by Paulo Moreira

Membros do CMDA foram escolhidos em votação

Itatiaia – Foram eleitos na manhã desta segunda-feira (11) os novos membros do CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Itatiaia. A eleição aconteceu no plenário da Câmara Municipal, no Centro, com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil organizada.
Aberta ao público, a eleição foi realizada durante o ‘Fórum de Eleições do CMDCA’, preparado especificamente para o pleito e que contou com a organização da Comissão Eleitoral, nomeada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
Durante a abertura oficial do Fórum, a Presidente da Comissão Eleitoral e diretora de Gestão e Controle do Suas, Laura Rezende, falou da importância da eleição.
– Essa é uma eleição muito importante para toda a nossa sociedade, porque se trata do conselho que vai acompanhar de perto o trabalho de proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Estamos atendendo a lei em uma exigência necessária e buscamos todos juntos cumprir o que manda a nossa legislação – frisou Laura.
A subsecretária de Assistência Social, Luciana Pimentel Cavallari, registrou a importância do Conselho.
– Gostaria de registrar a importância do CMDCA e reforçar mais uma vez também que temos o dever de cuidar das nossas crianças e adolescentes. E desejo que os eleitos se voltem com o coração e com grande comprometimento nesse trabalho de proteção que é tão fundamental – finalizou a subsecretária.
Após os pronunciamentos foi realizada uma palestra sobre “Marcos Legais”, ministrada pela presidente da Comissão Eleitoral e em seguida a leitura e aprovação do Regimento Interno do Fórum.
De acordo com o regimento, o conselho deve ser composto por quatro entidades da Sociedade Civil Organizada e conforme informou a diretora da Comissão Eleitoral, quatro entidades se inscreveram e foram consideradas aptas para concorrerem ao pleito. Após a apresentação de todas as entidades, com a aprovação do público presente, a eleição foi realizada por aclamação.
O novo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente será composto por titulares e suplentes da Sociedade Civil Organizada e do Poder Executivo Municipal. Os conselheiros da Sociedade Civil Organizada reúnem integrantes das entidades APAE – Associação de Pais e Amigos de Excepecionais, Ong Integração, Ofra Pró Humana e Associação de Dança de Itatiaia e do poder público,representantes das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Educação e Fazenda.
Ao final do evento a subsecretária de Assistência Social deu posse a todos os eleitos que ficarão a frente do conselho por dois anos,sendo de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2021.
O Fórum de Eleições do CMDCA contou ainda coma presença do vereador José Adelson, o Toroca, representando a Câmara Municipal.

O CMDCA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é um órgão deliberativo de composição paritária que conta com a participação de representantes da Sociedade Civil e do Poder Executivo municipal. Ele propõe, delibera e controla as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996