Volta Redonda- Um grupo de 90 artistas de Volta Redonda e região se posicionou, em carta aberta, “a favor da democracia no país”, diante da atual situação política. Para eles, o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff é um “golpe do judiciário”. A maioria dos manifestantes é de músicos e defende a arte como um meio transformador.
Eles acreditam que o posicionamento deles, como artistas, tem impacto na região e pode auxiliar no entendimento sobre “a complexidade da situação e a necessidade de lutar e resistir por democracia e direitos”.
– Uma banda, um MC, atores, poetas, todos têm um público atingido maior do que A ou B individualmente. A arte é coletiva, é feita de pessoa para pessoas, para muitas pessoas. Daí a importância de usá-la como um veículo para difundir a mensagem que a gente acredita – afirmou o músico Vitor Morais, explicando que a decisão da divulgação foi feita em discussão em grupo de rede social, onde há debate sobre política entre os artistas.
Quanto à carreira artística, Vitor Morais reconhece que portas poderão ser fechadas devido ao posicionamento político, mas acredita ser necessário fazê-lo.
– Não é pelos – nem para – esses espaços que nos fazemos nossa arte. Seria uma covardia contumaz deixar de expressar uma verdade que eu acredito por medo de perder espaço, ser mal visto, censurado – disse.
No último dia 7 de abril, a carta foi lida ao público que esteve presente à ‘Jornada pela Democracia’, organizada pelo movimento Frente Brasil Popular do Sul Fluminense, no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda.
Na ocasião, segundo o músico Jefferson Estevão de Oliveira, ‘Jeffei’, de 24 anos, a carta tinha adesão de aproximadamente 30 artistas e a partir do evento conquistou mais assinaturas.
‘Jeffei’, mestrando em Ciências Sociais, afirmou que o número de assinaturas superou a expectativa inicial. Ainda de acordo com ele, os artistas não se opuseram à carta, pois reconhecem que não é uma ação partidária, mas sim pela democracia, o que atinge diretamente a categoria.
– A maioria entende a conjuntura. A arte precisa de democracia para ser feita e uma das primeiras ações do golpe é atacar os artistas – disse.
Leia a carta na íntegra:
“Estamos ao lado da democracia, contra o golpe do judiciário e em defesa das organizações!
Nós, artistas de Volta Redonda e região, estamos nos colocando contra o golpe do judiciário que vem se apresentando no Brasil. A mídia golpista – a mesma que apoiou o golpe em 64 – ataca diretamente o governo eleito pelos trabalhadores, para confundir a população e conseguir suas vitórias. Estamos nos posicionando por entender que a arte é um veículo político, ideológico, informador, transformador, revolucionário e esclarecedor. Não estamos aqui defendendo governo A ou governo B. Somos artistas de diferentes pensamentos políticos. Porém, entendemos que quando vemos no nosso país um julgamento de exceção, ou melhor, um julgamento vestido como se fosse para resolver as mazelas do Brasil – mas na verdade é um julgamento político. Ou seja: lobo em pele de cordeiro.
Temos diversas críticas a medidas feitas pelo governo, mas entendemos que o momento é de união! O que está em jogo é a democracia, é o nosso direito de expressar, de sentir, de questionar, de nos organizarmos! O principal foco de toda essa operação é retroceder nos direitos que os mais pobres conquistaram. Direitos esses que não foram benesses do Governo Federal e sim uma conquista da luta de todos nós: da arte, das periferias, dos negros, das mulheres, da comunidade LGBT e etc. O acesso à cultura ainda é limitado, queremos avanço no campo! Queremos que a juventude pobre tenha acesso à cultura de qualidade, nas periferias, quebradas e vielas. Queremos uma educação transformadora, que faça a nossa juventude se emancipar das amarras que colocam nela. E para que possamos ter essas conquistas, é preciso a manutenção das já alcançadas e, mais do que isso, é preciso defender a democracia. Queremos o fim da corrupção no nosso país. Por isso, defendemos que é necessária uma reforma política que consiga mexer nas estruturas do nosso Estado. Defendemos a reforma agrária, para que dê direito à terra, ao pão e à liberdade dos camponeses; uma reforma urbana que permita o acesso à cidade dos diferentes grupos, principalmente os da periferia.
Nos colocamos publicamente contra o golpe que vem sendo orquestrado por Eduardo Cunha, Michel Temer e o Juiz Moro – marionete da burguesia nacional e internacional. Estamos contra porque sabemos que as conquistas que tivemos, ainda que limitadas, foi resultado de um governo que foi eleito pelo povo. Sabemos que precisamos avançar. Iremos barrar o golpe juntos e iremos juntos cobrar de Dilma o mandato popular que demos a ela, para que seja executado e que consigamos uma Petrobrás 100% estatal, com dinheiro para educação, saúde e cultura, e que façamos as reformas de base que todos queremos!
Não vai ter golpe. Vai ter acesso á cultura de qualidade!”
Assinam o manifesto:
Adu Beats – DJ e Produtor Cultural
Akauã Santos – Ator
Alice Couto – Jornalista
Ana Carolina Oliveira – DJ
Ana Paula Antunes (Janis) – Produtora Cultural
Andiana Freitas – Músico e Professora
André Leal Magalhães – Baterista
Beto Freitas – Fotógrafo
Borginho – Músico
Bolinha – Músico
Bruno Nery – Cantor e Produtor Cultural
Carla Marques – Atriz
Cazero Rep – Grupo de rap
Ciro Oliver – Músico
Coletivo Imbica – Coletivo Cultural
Coletivo Pombos – Coletivo Cultural
Cris Carreiro – Fotógrafa
David Biolchini – Músico
Diogo Carvalho – Músico
Duílio Ferronatto – Músico
Edson Amaral – Músico
Eduardo Henrique – Músico
Ellen Monteiro – Musico
Eric Jardim – Músico
Eu Você e a Manga – Banda
Fabrício Mangel – Produtor Audiovisual
Felipe Caetano – Músico
Fellipe Marques Preto – Músico
Flávio Polito – Músico
Frederico Sibucs – Produtor Cultural e Professor
Gabriela Araújo – Músico
Giovanna Galtas – Atriz e Jornalista
Gustavo França – Músico
Henrique Sant’Anna – Músico
Hugo Dalmon – Escritor
Hugo Vicente – Músico e Luthier
Iago San’tanna – Músico
Isabel Nascentes – Fotógrafa
Isabour Estevão – Atriz
Jad Tristinny – Poeta
Jeffei Estevão – Músico e Arte – Educador
Josafá Dorotea – DJ
José Victor ( Zézim ) – Músico
Jonas Chagas – Beatmaker
Júlia Maria – Rima Sistah – Músico
Juliete Schultz Silva – Dançarina
Leonardo Ratão – Mc e Skatista
Leonor Vieira Motta – Poeta
Malu Oliveira – Fotógrafa
Manifesto Coletivo – Grupo de Rap
Mariana Freitas – Músico
Mari Biolchini – Cantora e Compositora
Max Gallucci – Produtor Cultural
MC Bowl – Músico e Produtor Cultural
MC Gabriel Molina – Músico e Beatmaker
MC Ju Dorotea – Músico e Produtora Cultural
MC Lelin – Músico
MC Lucas Inácio – Músico e Produtor Cultural
MC Malukinho – Músico
MC Mateus Figueiredo
MC Nano Amorim – Músico
MC Otávio Augusto – Músico e Produtor Cultural
MC Peagá – Músico e Produtor Cultural
MC Pirra – Músico e Arte-Educador
MC Sedex – Músico
MC Rafael Garcez – Músico
MC Rafael Grillo – Músico
MC Tom – Músico
MC Wanderson Gregório – Músico
Nathália Vinhas – Atriz
Nossa Vitória – Banda
Olliver Moura – Músico
Paulinho Blue Angels – Músico
Pablo Duca – Músico e DJ
Pedro Ernesto – Músico e Arte-Educador
Pedro Morais – Violinista
PH Garrido -Músico e Professor de Música
Raí Freitas – Músico
Rafael Clemente – Músico
Raquel Oliveira – Escritora
Regina Vilarinhos – Poetisa
Ranieri Araújo – Músico
Renata Orlandi – Músico e Poeta
Roda Cultural de Rima de Volta Redonda
Sérgio Oliveira – Músico
Tácio Fidélis – Bboy
Thiago Elniño – Músico
Thiago Fernandes – Músico e Artista Plástico
Vicente Melo – Jornalista
Vitor Morais – Músico
Viviane Saar – Atriz e Produtora Cultural
Por Libânia Nogueira
112 comments
Artistas? vagabundos, né? artista é o nome bonitinho que deram para os vagabundos citados no texto. Conheço uns 30 desses aí, só sabem usar drogas e falar idiotices. Vão caçar um serviço e saiam desse mundinho de faz de conta de vocês, bando de marxistas retardados.
Bom, se de 90 tu conhece 30 … acho que ce devia guardar sua violinha no saco e ficar calado para falar qualquer coisa sobre os artistas que assinam este documento. Retardado pra nos é elogio e marxista é muitas vezes um senso comum. Haha
Um abraço ai, seu comédia!
Pois é, todo retardado é marxista, fascista, anarquista ou qualquer outra porcaria de ideologia de drogados.
Gostaria de deixar minha assinatura, como construtor tanto quanto tais nomes e muitos nomes ainda não assinalados.
Se posso me expressar, parte de uma história contemporânea do segmento cultural e da participação cultural direta, efetiva, germinadora e popular se encontra listada. Falta mais povo, falta mais periferia, falta chegar à mais atores permeadores de retórica, crítica e arte.
Anotem: Hugo Break Boy, Hugo Break, Hugo Carvalho, da 473 Crew. Hoje dou por indicada minha assinatura à bela movimentação feita por todos vocês, que acreditam na realidade. Que vivem o perigo e o período da ilegalidade perpassando e não deixemos de fazer lutas, não deixamos de lutar por nós, periféricos, estudantes, trabalhadores, sem terra, desempregados, explorados, desassistidos.
Vivemos um momento de efervescência, de cisão entre lados, cisões partidária e pouco aprofundamento de base, pouco aprofundamento de análise de conjuntura, pouco aprofundamento teórico, pouca base crítica. Nossa resposta deve ser no diálogo, no debate de ideias, no nosso empoderamento e aceitação de que, podemos ser força transformadora.
Organizem-se, formem-se, lutem! Estamos no mundo para transformá-lo, ou você se conformaria com seus pesos ?
Mas em fundamental para alguns atores críticos e essenciais para a trajetória, a história e o ritmo da cidade, e que siga como uma retratação na medida que possível, o tempo ensina: Janis, Borginho, Bolinha, Bruno Nery, Cazero Rep, Ana Carolina Oliveira, Fabrício Mangel, Felipe Caetano, Isabour Estevão, Jeffei, Jonas, Ratão, Manifesto Coletivo, Max, Ju Dorotea, Lelin, Malukinho, Magro, Peagá, Pirra, Sedex, Grillo, Gregório, NOSSA VITÓRIA, PABLO DUCA em especial, Pedrin, Raí Freitas, Regina Vilarinhos, Tácio Fidelis, Sérgio Oliveira, Vitor Morais
RODA DE RIMA DE VOLTA REDONDA, RODA CULTURAL DE RIMA DE VOLTA REDONDA
473 CREW
THIAGO ELNIÑO
Obrigado, vocês são pilares de uma cidade que só com vocês recebeu cores.
Vamos à luta!
Cheio de brancos dizendo que são negros, só para se beneficiarem de algum programa de troca de votos do governo federal. Cheio de pessoas de classe média/alta se dizendo pobre ou miserável, só para tentar se beneficiar com algum programa de troca de votos do governo ( bolsa família). Agora me vem um monte de candidatos querendo ser sustentados com nosso dinheiro se dizendo artista, para poder se beneficiar de algum programa de troca de votos do governo federal ( Lei Rouanet), uns porque arranham um vinil nas festas de familias se acham DJ, outros foram a branca de neve no teatro da escola e se acham atrizes ou atores. PQP. Se achavam que a população não dava valor antes, como muitos aqui justificaram, agora que essa turma pode procurar outra coisa para fazer na vida.
tsh, vc é muito inteligente mesmo, se vc compra maconha, vc financia o tráfico! crianças são mortas por causa disso! realmente tem muita gente boa q fuma maconha, mas que indiretamente contribui pro crime. isso é fato, não estou generalizando. se vc compra mercadoria roubada ta perpetuando um crime independente se vc é gente boa ou não. entendeu ou tenho que desenhar?
Julgamos não serem boas pessoas não pelo fato de não serem conhecidos da mídia, ou de qualquer um aqui, julgamos pela falta de caráter em apoiar um governo corrupto, que vem causando o fechamento de empresas em nossa região e consequente aumento alarmante do desemprego e da violência.
E ainda tiversm a cara de pau de chamar Dr. SERGIO MORO de marionete da burguesia!!!! Que vergonha, prefiro acreditar que esta é uma carta pronta enviada pela PT. Que vergonha!!
Eu leio a carta da seguinte maneira: Nós apoiamos a corrupçāo porque Papai Lula e Dilmāe prometeu pro Psol uma tetinha pra nós na Lei Rouanet. Apenas isso, porem estāo se queimando a toa porque hj esse governo imundo começa a cair.
Máscaras caem artistas da regiāo!!!
A classe artista precisa de todos os públicos para apresentarem seus trabalhos.
Ficarem defendendo lado A ou B , ficarem defendendo Situação ou Oposição, ficarem defendendo PT e aliados comunistas ou PSDB e aliados capitalistas ou ficarem de um lado só como estão fazendo neste manifesto, vocês vão causar somente divisões, e não acredito que seja disto que precisam.
Pelos comentários eu só percebo divisões que vocês conseguiram conquistar com este manifesto impensado ou pensado somente por uma pessoa só.
Vamos lutar mais, gastar essas energias e ajudar a defender e proteger o Brasil dessas pragas de comunistas (que querem tudo do governo) e dos capitalistas ( que querem tudo dos trabalhadores)!
Vamos SER mais Brasil!
Vamos SER mais republicanos!
Parabéns aos associados ao manifesto pela coragem de se posicionar, por darem continuidade aos seus respectivos trabalhos artísticos, culturais ou seja lá o que for, mesmo sem o apoio algum. Parabéns!
Vocês estão muito desinformados a respeito da cultura da região sul – fluminense.
Reclamam nos comentários que não conhecem nenhum artista da lista, que não conhecem ninguém. É lógico que não conhecem pois os artistas da região não recebem apoio nenhum de vocês.
Não recebemos nenhum tipo de auxílio financeiro do governo; muitos trabalham, estudam outras carreiras para ter onde se apoiar.
Na hora de escolher uma atividade cultural, a região só se interessa pelo que é grande. “Grandes” shows, “grandes” filmes globais, músicos de “grandes” selos, “grandes” peças teatrais globais, “grandes” artes visuais romero brittísticas e por aí vai.
Quantos de vocês já assistiram à um show de uma banda regional e pagaram por isso?
Quantos de vocês já foram ao teatro que não de graça e que não para assistir um show de stand-up?
Vocês falam de cultura como se isso se resumisse apenas ao que vocês conhecem. Cultura é a reunião de tradições, conhecimentos, folclore, elementos artísticos de um local. E nada disso depende do que vocês gostam ou não.
Em nenhum momento os indivíduos acima disseram que suas respectivas opiniões representavam a da região. E vocês nem perceberam isso pois não são capazes de respeitar.
Se a opinião deles foi divulgada aqui, é porque têm um posicionamento concreto sobre isso e não têm vergonha de afirmarem isso publicamente.
Esse manifesto poderia ser o da chamada “oposição”, mas não é o caso pois a maioria entende que precisamos de um governo que incentive a cultura também e que a oposição não é capaz disso pois suas políticas não são voltadas pela massa, da qual os artistas fazem parte.
Conheço todos da lista. Alguns são meus colegas que não vejo há muito. Mas nem todos conheço por isso, mas sim, pois pesquiso e me interesso por sua arte, sua forma de expressão. E garanto – lhes que nenhum destes acima tem “vida mole de artista”. SE NÃO SÃO RECONHECIDOS, É PORQUE VOCÊS NÃO DÃO ESPAÇO.
Precisamos abrir a cabeça para o que nos é diferente e respeitar, acima de tudo.
Vocês deveriam se envergonhar por reprimir a forma de expressão desses cidadãos.
SE A POLÍTICA NÃO MUDAR, VOCÊS NÃO TERÃO PÚBLICO, O POVO ESTÁ SEM DINHEIRO PARA O BÁSICO, PRA QUEM IRÃO VENDER O TRABALHO DE VOCÊS?????
Cultura, arte, conhecimento, são coisas que nenhum dinheiro compra.
E intolerância só impede que adquira tais coisas.
À você porque alguém realmente sério crê que este movimento irá fazer as reformas que necessitamos, isto é, política, judiciária, previdenciária,eleitoral,educacional,penal,etc?
Tá achando que o Congresso Nacional, mais conservador” da história irá defender os interesses dos trabalhadores ou dos empresários?
O partido político que era aliado vendo a oportunidade quer virar a mesa e àquele outro que “vendeu” o país no passado quer vender o que resta.
O pior que o líder político é claramente “corrupto”, mas não cai…
Por que será? Quais “poderosos” estão por trás dele?
Aí é fácil, com dinheiro no bolso vai viver no exterior…
Alguém têm alguma dúvida que vão varrer a “sujeira para debaixo do parede” se houver “impeachment” e todos vão sair da cadeia e com o dinheiro roubado no bolso?
Cadeia à quem comentou e comete crimes e é somente isso que necessitamos
Fiquei com duas dúvidas, esse pessoal que diz não conhecer nenhum dos artistas: como podem afirmar que eles não trabalham??? Como podem afirmar coisas sobre pessoas que não conhecem??? Se conhecessem ao menos um saberiam a correria que é a vida deles e a quantidade de apertos que passam. Muito diferente do que vocês pensam artistas não tem vida mansa, cheia de grana e glamour.
E uma coisa me chamou a atenção, o fato de a maioria não discutir sobre o teor da carta e sim sobre as pessoas.
Esse pessoal está precisando evoluir, aprender a argumentar, e principalmente aprender a debater ideias e não pessoas.
Sinceramente como mtos colegas aqui já disseram impossível se discutir com quem vive de dogmas e fábulas, tem a necessidade de aparecer seja como for, deturpando totalmente a verdadeira arte e a real é já morta cultura, então quem realmente eh pai de família, trabalhador q BERRA pra literalmente sobreviver em um país que esculaxar e arrocha o trabalhador não tem nem que discutir com essa estirpe de desocupados cossadores de CÚ COMUNISTAS SAFADOS VAGABUNDOS DE MERDA , apenas. Mandem eles irem pra cuba pra Coréia do norte e saírem daqui com urgência , a sociedade não precisa dessa gente !!! Pregam liberdade de tudo , mas se limitam e orquestram entre si , abrem a sociedade como um tomo sua “arte” e assim dizem q fazem alguma coisa , fala sério como disse não dá nem pra.discutir… NOS BRASILEIROS NAO PODEMOS SER LIMITADOS,NAO PODEMOS CONTINUAR POBRES, NASCER POBRE NÃO PODE SER SENTENÇA , NAO PODEMOS CONTINUAR SENDO VITRINE DE BUNDA E FUTEBOL,NAO TEMOS Q ACEITAR VIVER NUM PAIS DE IDEOLOGIA POLÍTICA DE ESQUERDA COMUNISTA IMUNDO E SIM DE IDEOLOGIA Q PREGA OS.BONS COSTUMES Q RESPEITA AS PESSOAS DE BEM AO INVEZ DOS VAGABUNDOS , Q BUSCA FAZER O POVO CRESCER E NÃO SE ESTAGNAR VIVENDO DE ESMOLA ! CULTURA NAO EH.SO.DIPLOMA EH EDUCAÇÃO FAMILIAR TB!!! TERMINO FAZENDO UM APELO AOS EMPRESÁRIOS DA REGIAO QUE ANOTEM OS.NOMES DESTE Q SE INTITULAM ARTISTAS E OUTRAS COISAS AI , Q NAO SE ESQUEÇAM DAS PALAVRAS DELES , DA ATITUDE DELES QIANDO FOREM CONTRATA LOS OK? NAO SE ESQUEÇAM DO QUE ELES PENSAM DA.INICIATIVA PRIVADA OK? DE QUEM PROSPERA NA VIDA E SEGUNDO ELES EH COXINHA OK? DE QUEM GOSTA DE.CONSUMIR PQ TRABALHA IGUAL MULA PRA.PODER O FAZER… ENTAO LEMBRE DE CADA NOME DESSA CARTA , ELES NAO CALORIZAM A INICIATIVA PRIVADA NAO PRECISAM DE VCS , NAO DEPENDEM DO DINHEIRO DE VCS NEM DE SEUS EMPREENDIMENTOS , PORTANTO ANOTEM ESSES NOMES PARA Q NAO SE ESQUEÇAM DE NAO.CONTRATAR ALGUEM Q ABOMINA SEU CONSUMO SUA IDEIA SEU NEGÓCIO SUA EMPRESA ENFIM, NAO PERMITAM PESSOAS DE OLHAR CONTRÁRIO EM SUAS.VIDAS E SEUS NEGOCIOS !!! ENTAO VAMOS COMPARTILHAR. ESSES NOMES.PARA TODOS OS EMPRESARIOS DA REGIAO SEJAM ELES DO RAMO Q FOR , PRIMORDIALMENTE EH.CLARO AOS DE BOATES , BARES , FESTAS ETC, PARA Q SAIBAM DESSES “ARTISTAS” Q NAO.PRECISAM DELES DO.DINHEIRO DELES DE SUA ESTRUTURA ETC… O POVO BRASILEIRO TEM Q LER MAIS,TEM QUE MELHORAR A MEMORIA , TEM Q LEMBRAR DAS COISAS , NAO PODE ESQUECER , VAMOS USAR DESSE INFERNO Q ESTAMOS VIVENDO HOJE PRA Q SIRVA DE LIÇÃO PARA NÓS, E ASSIM NAO MAIS SERMOS COMPLACENTES E DE MEMORIA FRACA, LEMBREM QUE QUASE SEMPRE QUEM CALA. CONSENTE ! DEUS ABENÇOE AOS VERDADEIROS BRASILEIROS AOS TRABALHADORES HONESTOS AOS DIGNOS HONRADOS Q SE ISOLARAM POR CAUSA DE UMA SOCIEDADE SEM EDUCAÇÃO , QUE AGENTE POSSA COLHER TUDO AQUILO Q UM PAIS TAO GRANDE E RICO COMO.ESSE TAO MESCLADO DE RAÇAS POSSA AO INVEZ DE SE DIVIDIR SE UNIR E SE FASER MAIS FORTE !!! SUCESSO PARA NÓS, E FORA QUALQUER UM Q QUEIRA NOS ESTAGNAR SEJA QUEM FOR , SEJA DO.PARTIDO Q FOR IDEOLOGIA POLÍTICA Q FOR , FORA AOS QUE. NAO RESPEITAM OS SONHOS DE CADA.UM !!! E SEU SUCESSO , BEIJO NO SEU CORAÇÃO IRMAO BRASILEIRO DE BEM , VAMOS NOS UNIR AO INVEZ DE DEIXAREM NOS SEPARAR !!! TUDO DE BOM A NÓS !!!
O nome que o sr. colocou já adiantou minha vida, para eu não ler essa desgaste virtual que escrevestes.
Por favor, quem avisa amigo pode ser, comece desligando o CAPS LOCK, isso da a impressão de que o sr. é meio louco, fascista e que está discursando/gritando como um galo rouco que não sabe descer do telhado.
A proposito, sou um dos artistas que compõem a lista, tenho emprego, trabalho no poder judiciário. Sinceramente estou surpreso com o reacionarismo de vocês, sobretudo dessa conduta intolerante. Definitivamente os senhores faltaram as aulas de cidadania e precisam aprender sobre o que é democracia, para começar.
Sendo assim, nada mais justo que a primeira lição: o respeito. Afinal, existem 6 bilhões de pessoas no planeta terra e o senhor acha realmente que tua visão é a luz da razão, melhore. Parem de chamar os outros de vagabundos às custas de nada, os senhores não fazem a menor ideia da rotina de cada um. Deve ser horrível ser algum de vocês, porque imagina, ter que conviver com isso todos os dias, esses pensamentos limítrofes.
Talvez vocês ficassem mais felizes ao descobrirem que nós também acordamos cedo todos os dias, pagamos conta, fazemos projetos, etc (falo por mim, com certeza trabalho mais que muitos de vocês que também não são vagabundos, não é?).
Dica: Leiam pelo menos artigo 5º da Constituição Federal e seus incisos. Só isso que peço!
Ao meu Homônio (Antônio Carlos) .Prezado senhor bom dia no entender de um brasileiro que honra seus deveres com o país, o estado e o município , que sofre e sangra como um ser humano tenho a resposta exata : No que aprendi afirmo alto e na boa gramática o ser humano não tem o dever de ser rico; ou grande ; ou mesmo um sábio, mas todos nós temos o dever de sermos honrados .
Manjo ning
Bando de artistas medíocres!…Conheço alguns aí e são uns bostas! Péssimos!
Há pessoas que têm uma concepção totalmente equivocada em relação a vida! Não os culpo, pois anos de ditadura e governos que não investiram em educação e cultura, formou-se um rebanho de seres que compram o que a mídia lhes introduzem no cérebro, propositalmente não desenvolvido para analisar e contestar, apenas concordar e lutar pelo TER (consumismo). O SER atrofiou-se nessas pobres mentes, lamento!
Então meus queridos artistas não esqueçam o quão grandes e importantes são para nosso país, cada uma das assinaturas significa a participação cívica de quem deseja e luta por um país melhor. Os opositores são poeiras neste imenso universo, eles se restringem ao mundinho insignificante deles, montados em seus cavalos alados, sapatinhos de cristais ou simplesmente recalcados. A ofensa é uma ação de covardes e fracos anônimos ; a vaia é o desgostar de pessoas mal educadas; o silêncio é dos educados que não aprovam e não tem uma opinião formada ou simplesmente querem ficar omissos; a discussão é uma troca de opiniões que pode levar a um consenso e finalmente, eu os aplaudo, pela ação e minha concordância ao exposto. Sucesso a todos!!!
a.t. Lembro aos leitores, o que acontecerá amanhã não será um jogo de futebol e sim uma votação que pode ter muitas consequências ao nosso país. Um congresso sem moral e escrúpulo usando a ganância, vingança e covardia como a pior das estratégias políticas. Leiam também jornais da Europa e do próprio líder do imperialismo a esse respeito, não fiquem presos apenas ao seu pequeno circulo de igualdade atrapalha a evolução que veio buscar aqui. Abs
Para eles tá tudo muito bom, não trabalharam assalariado, não pagam impostos, porque recebem o cachê na mão em dinheiro, vivem de brisa, ou seja da “Arte”, não precisam levantar cedo todos os dias, não enfrentam ônibus cheio e engarrafamentos, devem ser assistidos por bolsa família, ganham dinheiro de nossos altos impostos através da Lei Roubanet, aí fica fácil apoiar os corruptos, são como os vagabundos da CUT, MST e UNE, vejam o caso da Benedita da Silva, ganha como deputada, tem duas aposentadorias no estado e no município, seu marido o decadente Antônio Pitanga recebeu R$ 12 milhões de atrasados da lei roubanet e recebe mais R$ 62 mil mensais, por ser ator afro da terceira idade, nunca teve carteira de trabalho, sempre viveu da “Arte”, aí tem mesmo que lamber o sacdo do Molusco e da Dilma Louca. Nós coxinhas estamos cansados e com ódio de bancar esses vagabundos. Fora PT corrupto.
Querida! Sou músico, e te afirmo! Não é assim que a banda toca não!kkk Ta desinformada! Você não sabe da situação dos músicos da região. Portanto não venha querer falar blasfêmia!
Peludo, o que você tem a dizer sobre o Bradesco, a Ambev, o Itaú, o Santander, etc, de receberem dezenas de milhões de Reais da Lei Rouanet, dinheiro fácil as custas dos otários que você se refere?
O JONAS MARINS, NÃO ASSINOU NÃO?
ALÉM DE MÚSICO E PREFEITO DE BARRA MANSA, ELE E SEU PARTIDO SÃO CONTRA O
IMPEACHMENT.
A PROPOSITO QUAL É A POSIÇÃO DO PREFEITO NETO?
vocês lutam tanto por um pais de ordem e progresso mas vocês mesmos entram em colapso, não se apoiam nem nas coisas simples, quem está certo e errado nisso ?
Não sei que progresso é agredir o trabalho re um Artista falando que ele é bosta, imagina na pessoa que ele apóia então… vamos pensar mais
Não deixe que a mídia controle vocês.
É sério isso ? Hoje fiz um coco lindo, tinha mais ou menso uns 7 cm e uma leve curvatura para esquerda, uma tonalidade marrom escura e um odor exótico. Ja estou qualificado para assinar a carta ?
90 artistas? não conheço nenhum. Todos querem uma boquinha. Ninguém quer trabalhar.
Ignorantes: Democracia é escolher, deixar como tá, ou mudar (com base legal como há).Se fosse por outros motivos como incapacidade, burrice,safadeza, ladroagem,cumplicidade…seria mais fácil. Mas tivermos que pegar algo semelhante ao Fiat Elba do Collor. Só que com muito mais substância. Fora Lulla. Pra nunca mais votar, nem como síndico.
Os “artistas” sempre tem boquinha quando dito governo de “esquerda”. Se ainda fossem artistas… teria seu valor sempre mas, estes daí..
Claro que você não conhece, não passou na Globo !!
Peludo, o que você tem a dizer sobre o Bradesco, a Ambev, o Itaú, o Santander, etc, de receberem dezenas de milhões de Reais da Lei Rouanet, seria dinheiro fácil as custas dos otários a que você se refere?
Não passou na Globo e em nenhum outro lugar!
Kkkkkk
Essa Cris Carneiro projeto de fotografo quer ser ou será candidata a vereador de Barra Mansa. Coitada ja começou errada se filiando ao pior partido. Sò tera o voto da familia dela.
Respeito os artistas da região, e torço pare que eles militem somente no campo da arte. A opinião política deles é totalmente irrelevante para quem tem posição contrária, portanto não percam o seu e o nosso tempo.
Eles não estão “militando”, estão apenas se posicionando.
E não é irrelevante não, pois saiba que não existe apenas oposição à eles. Muitos compartilham da opinião destes artistas.
Além disso, eles, antes de artistas, são cidadãos e têm todo direito de expressão e de se posicionar, quer você queira ou não.
Respeite para ser respeitado.
Que vergonha alheia dessa galera, sendo massa de manobra do governo assim como UNE, MST, só faltou alguém falar que eram os intelectuais. Sinceramente, respeito o movimento de rua mas cultura de verdade não é cagar a cultura e simplesmente dizer que sua cultura é assim. É preciso entender que cultura é algo que enobrece o ser humano. Respeito à cultura guerreiros e que paparlao
Não conheço ninguém e agora que não quero conhecer e vou quebrar o galho de vocês: perto da prefeitura no aterrado, fica o ministério do trabalho, passem lá, tirem uma carteira de trabalho que a partir de segunda a mamata acabou vagabundos! Kkkkkkkk
Caramba tem banda que vai fazer recorte e dizer que saiu no jornal, sem Sacanagem não conheço ninguém devo estar muito desinformado
da hora esses carinhas nos comentários… a favor de democracia, mas só da democracia que apoie seu “lado politico”
#NaoVaiTerGolpe
#QuerDitaduraMilitarSobeAFavela
os pessimos governos que tivemos acabaram com a noção do que é bom ou ruim, todo mundo aprendeu a gostar de lixo, e agora defendem essa liberdade, gente que gosta de assistir globo e viver alienada , assistindo aquele programa esquenta por exemplo, ser pobre não significa ser caricato andar mau arrumado e falar errado. As pessoas perderam a noção do que é educação, ou vc acha bonito e educado ser obrigado a escutar funk ou qualquer música do celular do outros no ônibus. em vez de fazer manifesto já que são artistas ensinem artes, bons valores pra crianças carentes, ocupem seu tempo fazendo o bem vez de defender ladrão que garante incentivos para suas ‘ARTES’
e tem outra, vai dizer que no mínimo 50 por cento dessa lista não gosta de fumar uma erva que é responsável por várias mortes no tráfico de drogas , inclusive crianças.
e ofender os outros chamando os outros de paspalhao deve ser um tipo de arte
Concordo contigo meu amigo.
Pelo visto o alienado aqui é você amigo, desde quando “fumar uma erva” quer dizer que certo indivíduo é ruim ou bom?? Eu não fumo, mas tenho amigos que o fazem e nem por isso são pessoas ruins, muito pelo contrário, são pessoas excelentes. Você está muito mal informado, não fale sem saber e procure não generalizar. Seria o mesmo que falar que todos os comentários dessa página são ignorantes só por causa do seu.
Artista, KKKKK, esse pessaol tem que pegar é uma lage pra encher. Se tivesse ralando não teria tempo de ficar inventando besteira.
Assim como você! Se tivesse algo para fazer não estaria aqui falando merda!
Só bossais, que nunca trabalharam, nunca tiveram carteira assinada, vínculo empregatício, totalmente desconhecido s, não tem famílias, filhos para criar, para pagar estudo, ou seja, voltem para o pó ! A distribuidora de dinheiro para os vagabundos vai sair !!
É sério que vc fez um comentário ridículo desse?!?
KKKK…. fiquei admirado com esses COXINHAS intolerantes colocando a prova se nossos artistas regionais são conhecidos internacionalmente ou não, como se, para ser artista, filósofo, músico, intelectual e poder expressar sua opinião democrática somente os que carregam esse carimbo teriam esse direito. Pois fiquem sabendo que temos aqui em nossa região muitos artistas, músicos, etc…etc, muito melhores que Anitas da vida, Mc Catra, Calypso, É o Tchan e Tiriricas da vida. Não é porque não tem reconhecimento nacional, mundial, que são menores que estes. Frequento bares e restaurantes da região e aprecio e muito o talento que alguns artistas que por aqui vivem e que só não estão na boca do povo porque a mídia investe na pouca cultura que nosso país tem e o povinho gosta é de Mc Gui, Mc Bin Laden, Anita, Wesley Safadão, isso é que tá dando dinheiro pra eles.
A música está em tudo, na novela que a madame assiste, no filme que o filho maconheiro skatista dela assiste,está no som do carro do patrão, no fone do celular roubado do ladrão, dentro da igreja do irmã, na macumbA do negão, no tablet do filho do berço de ouro. Faz seu filho dormir, faz você dançar. Sentir coragem de levantar, faz fundo pro seu jingle político, faz fundo para a morte do seu ente querido, para seu casamento, acalma o sofrimento, companhia ao solitário, unifica multidões, toca corações, distrai até o mais ignorante de informação. É tocada até no céu. Respeito aos que tem coragem de usar desse instrumento por favor.aos que falam bonito aí cheio de argumento, aprendam a falar a língua que não te foi ensinada, quabdo viajas lá pra fora de não falar a língua certa morre de fome. Então aqui no nosso país se és só madame, padse um pouco de fome, se passas fome, cobtinue sonhando, tu passaras no buraco da agulha do céu, enquanto outros estarão anonimamente dando opinião do que aparece na tela da sua rede social e vivem nesse mundo virtual esquecendo do real. E a real é que a sociedade precisa uns dos outros, os músicos e artistas tb precisam dessa opinião contrária ignorante ou não.
Artistas da região , apoiam a corrupção.
Ainda n acredito que tem gente apoiando o atual governo! Realmente a educaçao ta otima, a saude uma maravilha e os impostos? Nem existem certo! Abre o olho minha gente, vcs ja foram no mercado fazer compra? Nosso dinheiro n tem valor, a petrobras esta falida, falta imprego e os artistas pensando em onde sera o proximo ato cultural. A cultura tem todo meu apoio, tem q ser preservada, mais tem coisas muito mais importantes do que ir no baile imbica nesse momento. Um governo corrupto desse n pode ter apoio do povo! Uma coisa era ser petista antigamente, outra e continuar sendo!
Ainda n acredito que tem gente apoiando o atual governo! Realmente a educaçao ta otima, a saude uma maravilha e os impostos? Nem existem certo! Abre o olho minha gente, vcs ja foram no mercado fazer compra? Nosso dinheiro n tem valor, a petrobras esta falida, falta imprego e os artistas pensando em onde sera o proximo ato cultural. A cultura tem todo meu apoio, tem q ser preservada, mais tem coisas muito mais importantes do que ir no baile imbica nesse momento. Um governo corrupto desse n pode ter apoio do povo! Uma coisa era ser petista antigamente, outra e continuar sendo!
Não se engane também, N se engane. Ser contra o impeachment não significa necessariamente ser a favor do governo atual. E independente da motivação, as opiniões tem que ser respeitadas, de uma forma ou de outra. Pode acreditar que essa galera que tá se manifestando aí não é alienada, não tá fazendo isso de bobeira. Nem por 30 conto, como alguns parecem acreditar, nem por um pãozin com mortadela. Vamo continuar apoiando e preservando a cultura, mas não vamos esquecer que cultura não é só lazer (apesar de ser também, e isso ter uma importância inquestionável na vida das pessoas), cultura é educação, é informação, é mensagem, é arte e isso tudo cê encontra em todo o baile Imbica e em toda a Roda Cultural que rola, por exemplo.
Parabéns! A classe artística que possui responsabilidade estará sempre ao lado da DEMOCRACIA.
Rapaz….Dessa lista ai, desse bando de desconhecidos, aproveitem o espaço para que amanhã digam que seus nomes já saíram na imprensa.
Receberam os $30,00 e pão com mortadela pra fazer essa carta!
Só artista de expressão mundial. Até mudei de idéia. SQN’
Então, amigo, saca só: isso é um manifesto. Já ouviu falar sobre? Já leu algum? É uma forma interessante de posicionamento muito usada em diversos meios, principalmente no político e artístico. Não é nenhuma tentativa de manipulação, nem lavagem cerebral, nem nada do gênero. Sendo assim, que bom que você não mudou de ideia sobre nada por causa disso. Absorva o que você acha que deve que absorver e se achar que não deve, não absorva. E uma dica: presta atenção pra não se deixar influenciar e mudar de ideia sobre nada pelo posicionamento dos artistas de expressão mundial que você admira também. Sério mesmo, o ideal é colocar a cabecinha pra funcionar sozinha.
Parabéns ao nossos artistas pela postura!!
Bando de fudidos que se acham revolucionários, parem de ser feios, Volta Redonda tá cagando pra vocês, quando essa modinha de rap passar vocês irão sumir, parem de lançar música escrota, vocês nunca vão fazer sucesso, pelo Unico motivo de serem feios valeuuuu
Dessa lista toda, só conheço um!
E o resto? São de Volta Redonda mesmo, Diario do Vale!?! Kkkkkk
todos eles são de volta redonda,só porque voce não conhece não quer dizer que não seja,sim eu conheço todos eles…
Vc conhece Flora Purim, Max Cavalera, Astrud Gilberto, Eumir Deodato, Naná Vasconcelos, Morena Baccarin, Fernando Meirelles, Carlos Saldanha, Cristiana Reali, Fabrizio Moretti, Heitor TP (só para citar os que lembrei de cabeça)? Pois é, são artista brasileiros conhecidos e exterior e praticamente desconhecidos pelas pessoas simples no Brasil. No fundo, não é culpa sua: cada pessoa tem o cardápio cultural que lhe apetece.
Poxa, que pena. Cê deveria mesmo conhecer a galera listada nesse manifesto. A grande maioria é de VR sim e todos são, pelo menos, da região. Se te interessa de fato, como pareceu, faz uma busca lá, procura o conteúdo que esse pessoal produz. Principalmente se você também for daí. Tem muita coisa boa, muita mensagem boa, muito trabalho lindo dentro e fora da arte. Eles tão ligados ao seu meio, a sua cidade, a realidade que você vive. É interessante estar por dentro, principalmente se você quer ter voz ativa e opinar sobre.
Artistas de que?
MUSICO VITOR MORAIS e todos os artistas, eu respeito vocês e parabéns pela coragem, algumas portas se fecham e muitas se abrem. É preciso parar com esse negócio de ofender as pessoas que estão se manifestando contra o impeachment dizendo que elas hora estão com o bolso cheio de dinheiro outras ganham pão com mortadela, quem usa esse discurso bobo é por que não tem argumento e nem tem nenhum tipo de informação, quanta mediocridade, quanta pobreza de espirito e não venham dizer que sou defensora do PT por que em todos os meus comentários deixo claro minha linha de raciocínio que é bem parecida com a de Chico Alencar. Não sejam preguiçosos, pesquisem, se informar é bom e faz bem pra mente.
Seria bom se fosse possível pedir também o impeachment desses MC’s que só criam lixo, estimulam a vulgaridade, a vagabundagem, e a violência.
mc musico e o fim do mundo so musica que nos deixam mais burros
Esse seu portuguesinho de feira livre é uma prova de como os MCs capricharam na missão de deixar o povo burro.
Escute os artistas da cidade, depois e compara com o que você ouve, garanto que tu ouve mais merda do que fala, ou não porque pra falar cê ta afiado! kk
Faltou o Zé Bolinha….ou ninguém conhece tb?
Nossa !!! Artistas se posicionando sobre política e contra o impeachment !!
Fiquei muito curioso para saber a opinião do padeiro sobre física quântica.
Política é pra todo mundo, até pra gente sem noção que nem você
democracia? saudades
Como tem gente cega nessa Volta Redonda, um cidade que sofreu e sofre até hoje com a ditadura e o governo neo-liberal desses que querem tomar o poder a força. Será que as mortes na greve de 88, o desemprego causado pela privatização da CSN, as terras ociosas entregues para um empresário que não está nem aí pra nossa cidade não os fazem enxergar o que querem essas pessoas que estão sim praticando um GOLPE?
Fere a classe dos musicos chamar um MC de ”Musico”
fere a classe dos humanos não entender que cultura não é só o que você acha bonito
Como sempre, artistas na contra-mão da democracia. Impeachment não é golpe, é um instrumento de defesa da verdadeira democracia, seja quem for que ocupe o cargo de presidente e cometa o crime de responsabilidade, deve ser punido, não é questão de opinião, é questão de fazer cumprir a lei. Agora, no tocante a arte, o Brasil é um dos maiores produtores de lixo cultural, a chamada cultura pop, nada mais é que uma forma de alienar massas e criar zumbis sociais como esses que vemos. Enquanto a sociedade continuar dando ouvidos a tais pessoas continuaremos andando pra trás, ignorando a ciência e sendo manipulados.
Que divulguem melhor a arte deles. Afinal, nunca ouvi falar.
Olha só a ocupação do sujeito: “MC e Skatista”. Tem que ser a favor do PT para ganhar bolsa família…
Meus amigos nosso país não precisa MC e nem de Skatista, precisa de Cientista, Engenheiros, Arquitetos, Médicos, Sociólogos, Economistas, Escritores, Músicos (de verdade) …, “ô povinho desocupado, desocupem as praças, os botecos e vão para as universidades, porque só assim vamos mudar este país!”
Ótimo comentário, não precisa mesmo desses pseudo artistas…
Skatista nem da pra perder tempo comentando.
Não conheço nenhum desses, melhor mostrarem melhor a que vem…
Mas já começaram mal, com esse mimimi de golpe.
Os verdadeiros skatistas não tem nada a ver com isso.. Até pq tem apenas 1 nessa lista que apenas tem skate em casa e já se diz skatista.. Não fode!
Impressionante um monte de anônimos, que sequer tem coragem e moral de citar seus próprios nomes, querendo fazer críticas a pessoas de bem que ralam muito e não são reconhecidos. Agora, estes mesmos críticos que desdenham aqueles que não são indinheirados, têm como ídolos o Eduardo Cunha, o Temer, o Aééio Neves, o Cássio Cunha Lima e outros magnânimos golpistas
Vocês sabiam que cultura não se resume somente ao que vocês gostam, né?
E que rap é música? E skateboarding é um esporte?
E que essas coisas são uma forma de expressão, em maior parte, da periferia?
E vem cá, quer dizer que existe skatista de mentira? Para praticar esporte é preciso alguma carteirinha? Ninguém disse que a opinião dele representa a dos outros praticantes do esporte, nem mesmo ele. Mas ele, teve a coragem de se identificar, de “botar a cara”, coisas que o tal “skatista de verdade”, não. Hahaha. “Quem é de verdade sabe quem é de mentira.”
Ah, por um acaso, além de ser skatista e mc, é uma das pessoas mais cognitivamente sagazes dessa cidade, garanto.
O que esses músicos conhecem de Administração Pública? O que eles entendem de Gestão Pública para levarem conhecimento ao seus públicos?
Os seus públicos estão interessados em política? O que eu sei é que eles estão mais interessados em dançar a vida conforme a música. Música que muitos de vocês tocam muito bem nos proporcionando momentos agradabilíssimos.
Um deles disse ser mestrando em Ciência Sociais. Ele conhece a administração Pública? Em nenhum momento li que a CONSTITUIÇÃO FEDERATIVA DA REPÚBLICA DO BRASIL de 1988 (assim mesmo que escreve) está sendo RASGADA em seus Art. 37 e 85. O que eles entendem disso? Como podem falar em democracia?
Ou será que eles estão somente interessados em defender a Lei Rouanet?
Opinar todos podem, mas não em Manifesto sem conhecimento de causa, ainda mais para um público indiferente.
Ah, os dois músicos que conheço pelo nome não estão nesta lista.
VAI VENDO, eles são mais corajosos que você que troca de apelido mas continua com o mesmo discurso ridículo, aqui todo mundo sabe quem é você, qual é sua cara, pode ter certeza que lá nas urnas não terá nem o voto dos seus familiares.
Sua bobinha,
não esqueça que a sua presidente destruiu um país e sua economia, incluindo milhares de empresas e milhões de empregos, incluindo tbm corte de bilhões de Reais da educação.
Não esqueça tbm que justamente no governo Dilma os banqueiros ganharam fortunas de lucros nunca visto na história do Brasil e em diversos Planos econômicos.
Não esqueça tbm que seu prefeito destruiu a Praça Pandiá Calógeras, além de usar muito dinheiro de meus impostos, incluindo tbm cortes nos salários do médicos do HSJB.
Não esqueça tbm que o Chico Alencar é um defensor da Dilma.
Não esqueça tbm que o MST que defende a Dilma está há TREZE ANOS esperando a Reforma Agrária.
E naõ esqueça tbm….
Seu bobinho, não esqueça que seus discursinhos já estão pra lá de manjadinhos, não adianta me usar pra te promover, enquanto mais escreve mais você se mostra, olha como eu sou bobinha.
Desculpe! Você não é uma bobinha; você é uma FOFA.
“CARACA!!! NÃO ACHEI UM ARTISTA QUE EU CONHEÇA, TÔ MAL DE CULTURA!
Só conhece o que passa na TV né ô alienado!
Anda na rua mais um pouco pra abrir essa cabeça.
Ta mal mesmo.
Bando de bosta que ninguém conhece.
Bosta é vc que não faz nada pra colaborar e ainda reclama.
Devem estar com o bolso cheio de dinheiro, com as contas em dia e o pagamento também kkkk
Parabéns ao manifesto democrático. Bem diferente do ódio esperneante dos fãs de Cunha, Bolsonaro, Malafaia e Alexandre Frota.
MC NÃO É CULTURA,ME DESCULPEM,UMA LETRA QUE SÓ PREGA VIOLÊNCIA E IMORALIDADE NÃO CONTRIBUI EM NADA COM A SOCIEDADE.NÃO É QUESTÃO DE GOSTO,É DE RAZÃO E BOM SENSO.
a arte não tem a obrigação de agradar os seus valores e crenças não, seu paspalhão
e vc seria o q? um anarquista?
os pessimos governos que tivemos acabaram com a noção do que é bom ou ruim, todo mundo aprendeu a gostar de lixo, e agora defendem essa liberdade, gente que gosta de assistir globo e viver alienada , assistindo aquele programa esquenta por exemplo, ser pobre não significa ser caricato andar mau arrumado e falar errado. As pessoas perderam a noção do que é educação, ou vc acha bonito e educado ser obrigado a escutar funk ou qualquer música do celular do outros no ônibus. em vez de fazer manifesto já que são artistas ensinem artes, bons valores pra crianças carentes, ocupem seu tempo fazendo o bem vez de defender ladrão que garante incentivos para suas ‘ARTES’
e tem outra, vai dizer que no mínimo 50 por cento dessa lista não gosta de fumar uma erva que é responsável por várias mortes no tráfico de drogas , inclusive crianças.
e ofender os outros chamando os outros de paspalhao deve ser um tipo de arte
vai dizer que não achou engraçado o uso dessa palavra? é um revival e tanto, referência a dublagem dos filmes dos anos 80.
Olha, estamos aqui como dois anônimos e isso às vezes desperta um espírito de liberdade e fúria, mas vou amenizar um pouco e dizer o que talvez tenhamos em comum:
– eu também sou cidadão
– também não gosto de funk
– nunca usei nenhuma droga ilícita
– também estou incomodado com o governo atual
viu? talvez tenhamos mais em comum do que você imaginava, mas voltemos às nossas divergências:
A arte é livre e a cultura é diversa. Se você não gosta de alienação então por favor reveja sua visão limitada sobre essas duas coisas. Menos etnocentrismo, caro interlocutor virtual.
deixo aqui um convite: pesquise sobre esses artistas da região, sua história, suas obras, você vai se surpreender positivamente com a qualidade do trabalho desse pessoal.
abraço!
bonitinho, você sabe o que é um mc?
Não conheço nenhum deles…kkkkkk
KKKK.. TEM RAZÃO, TAMBÉM NÃO CONHEÇO NENHUM…
MUSICO OU TOCADOR DE VIOLÃO EM BARZINHO
Sério? E não têm vergonha, não?
Isso só mostra o quanto são desinformados.
Bravo.
Parabéns pelo manifesto. Sensato, sereno, bem argumentado, apartidário,imparcial. Precisamos de pessoas corajosas e inteligentes como vocês.Fico contente por saber que ainda existem artistas brasileiros capazes de discernir.Quem sabe, possamos no futuro, através de uma verdadeira educação, termos mais brasileiros como vocês. Obrigado.
falou milionário….kkkkk
Pois é. Um “manifesto” do pessoal que pede sempre uma boquinha aos governos do PT e dos partidos esquerdistas pra divulgar a sua “arte” é realmente isento. Engraçado que não se vê outras categorias utilizando-se de sua projeção social pra tentar influenciar a opinião da população.
Parem com isso. Admitam que a pessoa em quem vocês votaram é incompetente, cometeu diversos crimes de RESPONSABILIDADE, e por isso vai ser penalizada com a perda de mandato.
Se não gostam do Temer, deveriam ter escolhido outro pra ser vice, há dois anos atrás.
Isso apoia o enriquecimento do filho do Lula, do desemprego da robalheira. Aposto que a maioria esta sem emprego e ainda batem palmas, legal.
Sinto muito.Não gosto de funk (muito menos de sertanejo brega e universitário de merda , nem de pagode de corno), não sou milionário,tenho discernimento e ,por favor,leia direito o meu comentário e não confunda sensato e sereno com isento.
Pelo tanto de MCs que tem aí, da pra entender o pq de estarem apoiando esse lixo de governo.
Eles estão certos qualquer um na vigência de parar a mamata assina é a famigerada Lei Federal de Incentivo à Cultura é a lei que institui politicas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura vulgo Rouanet dinheiro fácil as custas dos otarios que pagam impostos (me engana que nós não gostamos mais)
É isso aí peludo…
Seu comentário está aguardando moderação.
É.Impressionante como um monte de anônimos, que sequer têm coragem e moral de citar seus próprios nomes, querendo fazer críticas a pessoas de bem que ralam muito e não são reconhecidos. Agora, estes mesmos críticos que desdenham aqueles que não são endinheirados, têm como ídolos o Eduardo Cunha, o Temer, o Aécio Neves, o Cássio Cunha Lima e outros magnânimos golpistas
Comments are closed.