Emop e Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura têm novas presidências

by Diário do Vale

Rio de Janeiro – O secretário de estado de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, deu posse, nesta terça-feira (29), ao novo presidente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA). Na ocasião, o secretário também recebeu o novo presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP). Os dois órgãos são vinculados à secretaria. Na pauta do encontro, o pacote que prevê ao menos R$ 400 milhões para a Emop e pouco mais de R$ 1 bilhão para os projetos da própria pasta e do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura. Os dois órgãos terão como prioridades a execução de obras em prédios públicos estaduais e a assistência técnica aos municípios.

A EMOP terá como presidente André Braga,  e o engenheiro Marcos Muffareg será o presidente da IEEA. “André Braga tem muitos anos na administração pública e com a EMOP, que tem um quadro técnico excepcional, poderá prestar um grande serviço para o Rio de Janeiro. Marcos Muffareg, que conheço há muitos anos, trabalhou na Funasa, é um técnico exemplar e a nossa expectativa é que o IEEA possa utilizar todos os seus profissionais, utilizando toda a experiência do Marcos em favor do Estado do Rio de Janeiro. Vamos trabalhar juntos para que possamos cumprir as determinações do governador Cláudio Castro com muitos projetos”, destacou Max Lemos.

Com 20 anos de vida pública, André Braga foi secretário de Governo e Planejamento do município de Macaé, entre outras funções no município, e também foi subsecretário de Governo do Estado do Rio de Janeiro. “A primeira orientação que recebi do secretário Max Lemos foi para que nos próximos 45 dias possamos devolver ao mercado a tabela EMOP, para que ela possa exercer o papel que sempre teve de referência nos preços praticados em nosso estado pelas empresas de construção. As nossas prioridades estarão nas escolas, nos aparelhos públicos de segurança e todos os equipamentos que atendem à população, como hospitais e clínicas públicas, para oferecer o conforto necessário”, adiantou Braga.

Marcos Muffareg foi funcionário da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) durante 35 anos, onde ocupou vários cargos, entre eles superintendente, diretor de engenharia, ambos no Rio de Janeiro, diretor de administração da presidência em Brasília, presidente da Funasa em Minas Gerais, entre outros. “Estou muito estimulado com o trabalho que poderá ser desenvolvido pelo IEEA. Na realidade o instituto poderá ser um grande suporte técnico aos municípios, tanto na elaboração de projetos, vistoria, suporte técnico, além de outros serviços que poderão ser potencializados, como quer o secretário Max Lemos, que já foi executivo de município e conhece a carência dos municípios”, finalizou Marcos Muffareg.

O Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura – autarquia vinculada à SEINFRA– Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras – é o órgão gestor das carreiras de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Geólogos e Geógrafos em atividade no Governo do Estado, desempenhando o importante papel de distribuir pelas Secretarias, Autarquias e Fundações profissionais aptos à atender as necessidades específicas de cada órgão, além de propor diretrizes e orientações técnicas voltadas para o estabelecimento de políticas no campo da engenharia, da arquitetura, da geologia e da geografia dentro da administração pública estadual.

Fundada em maio de 1975, a EMOP foi criada com o propósito de transformar radicalmente a sistemática vigente no âmbito das construções de interesse público. As obras que até então eram executadas pelas Secretarias de Estado se tornaram responsabilidade da EMOP – que passou a exercer o papel de órgão centralizador, com o importante desafio de dar operacionalidade ao Programa Administrativo Estadual, tornando-se uma verdadeira prestadora de serviços encarregada de realizar projetos, construções e reformas dos bens públicos, além da executar obras de geotecnia.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996