Entidade de juízes pede a Aras que denuncie Cid por tentativa de homicídio

Por Diário do Vale

Brasília- A União Nacional dos Juízes Federais do Brasil (Unajuf) pediu ao procurador-geral da República Augusto Aras que denuncie o senador licenciado Cid Gomes (PDT), de 56 anos, por tentativa de homicídio qualificado “com emprego de meio resultante em perigo comum” e de “impossibilidade de defesa das vítimas”.

O pedido tem relação com o episódio em que o senador foi atingido por dois tiros de pistola ao tentar derrubar, a bordo de uma retroescavadeira, o portão de um quartel da Polícia Militar ocupado por soldados grevistas e seus familiares em Sobral, no interior do Ceará, na quarta-feira, 19.

A representação protocolada nesta quinta-feira, 20, junto à Procuradoria-Geral da República alega que, “com intenção dolosa, previamente orquestrada e amplamente anunciada”, Cid “arremessou” a retroescavadeira contra as pessoas que se colocavam em frente ao portão do quartel da PM em Sobral.

No mesmo dia os deputados federais Capitão Wagner (Pros-CE), Major Fabiana (PSL-RJ) e Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) registraram boletim de ocorrência contra Cid Gomes sob a justificativa de que o senador atentou contra a vida dos policiais militares em Sobral.

O texto da Unajuf transcreve fala do senador que, em frente ao quartel, pediu que os manifestantes deixassem o prédio, usando um megafone. “Esse movimento é ilegal. Vocês têm cinco minutos para pegarem seus parentes e saírem daqui em paz. Cinco minutos.” Houve confusão. Enquanto Cid e seus apoiadores estavam de um lado do portão, homens encapuzados ficavam do outro lado.

Segundo a Unajuf, o meio utilizado por Cid “indica um real e potencial risco do evento morte daqueles que ali estavam”. A entidade argumentou ainda que os dois tiros de pistola calibre 40 que atingiram a região do tórax de Cid se trataram de “legítima defesa”. O senador recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital do Coração de Sobral nesta quinta e fica agora aos cuidados da enfermaria.

“Pela rápida ação dos que ali estavam, houve a legítima defesa de uma ou mais vítimas, que fizeram cessar a carnificina eminente, realizando disparos de projéteis de arma de fogo rumo ao autor do fato, que por sorte ou perícia dos que realizaram se logrou êxito contra o agente criminoso, tanto que só assim cessou a conduta hedionda”, pontua a representação.

O comando da PM do Ceará trata dos disparos também como tentativa de homicídio.
Ao fim da representação, a Unajuf pede, caso a PGR não entenda que é o caso de promover ação penal, que seja instaurado inquérito do Ministério Público para colher elementos sobre o episódio.

Tensão

A tensão envolvendo o governo cearense e policiais militares e bombeiros começou por uma demanda de reajuste salarial em dezembro. Quatro batalhões da PM foram atacados, segundo o governador do Estado, Camilo Santana (PT), aliado político de Cid.

As ações foram executadas por encapuzados. O governo suspeita que os responsáveis sejam policiais. Por isso, Santana solicitou o apoio de tropas federais para reforçar a segurança.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou na quarta o envio da Força Nacional de Segurança Pública para o Ceará. Além disso, o presidente Jair Bolsonaro autorizou o emprego das Forças Armadas no Estado.

Os ministros do Supremo criticaram nesta quinta a paralisação dos PMs em Sobral, sob a alegação de que o movimento é “ilegal”. A Constituição Federal proíbe a sindicalização e a greve de militares.

Por Pepita Ortega e Pedro Prata

VOCÊ PODE GOSTAR

8 Comentários

Américo Prepúcio 24 de fevereiro de 2020, 14:17h - 14:17

Não se pode nem mais passar com retroescavadeira por cima de motim de miliciano e já vem esse mimimi… o Brasil tá ficando chato.

morador 23 de fevereiro de 2020, 11:21h - 11:21

O corpo de bombeiros quando fez greve no Rio, a pm entrou dentro do quartel deles e arregaçou todos com cacetetes e bombas! Se um bombeiro daqueles tivesse dado um tiro num pm o bombeiro estaria errado? Bando de hipócritas!

Apocalipse 23 de fevereiro de 2020, 10:03h - 10:03

O gordinho tá voltando….

VAI VENDO 25 de fevereiro de 2020, 11:08h - 11:08

Ele não volta por estar inelegível.

capivara 25 de fevereiro de 2020, 17:08h - 17:08

volta pra vr…mas nao pro cargo de prefeito

Operário 22 de fevereiro de 2020, 11:24h - 11:24

Esse individuo tem que ser preso por tentativa de homicídio , Senador licenciado , que merda é essa ? Problemas de saúde não deve ser, para fazer o que ele fez. Se fosse nos EUA estaria morto , neste caso eu acho que a PM não atirou para matar ou atirou com bala de borracha, mais se atirasse para matar teríamos aí as excludentes de ilicitudes estado de necessidade e legítima defesa.

cidadão 23 de fevereiro de 2020, 11:16h - 11:16

Tentou matar nada! Trator vindo de vagar, só fica na frete quem é otário! Então quando o blindado da polícia passa derrubando tudo que os professores, garis, caminhoneiros e outras classes colocam na rua em forma de protesto é tentativa de homicídio? Vai se ferrar! Ninguém defende professores quando fazem manifestação, a polícia desce o cacete neles!

Morador 25 de fevereiro de 2020, 08:58h - 08:58

Ainda tem gente que defende esse cara! É complicado!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996