quinta-feira, 13 de maio de 2021 - 18:25 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Equipe Ambiental do MEP promove plenária e propõe ações para 2021

Equipe Ambiental do MEP promove plenária e propõe ações para 2021

Matéria publicada em 13 de dezembro de 2020, 21:01 horas

 


Integrantes da Comissão Ambiental do MEP discutiram propostas para Volta Redonda

Volta Redonda – A Equipe Ambiental do Movimento Ética na Política promoveu uma plenária neste sábado (12). Silvia Real, mestre em Geociências e Meio Ambiente e coordenadora da equipe, afirmou que “o encontro objetiva traçar um olhar para além da proposta do ‘Monumento Natural da Pedreira da Voldac’”.

— A ideia é reforçar e ampliar nossos propósitos no sentido do cuidado mais amplo para com nossa cidade e região Sul Fluminense — complementou. O encontro foi realizado de modo virtual.

Em seguida, ela apresentou as movimentações da equipe ambiental durante o ano de 2020, destacando o processo de envolvimento de diferentes atores das várias áreas de conhecimento.

— O trabalho da equipe procurou dar foco às questões socioambientais mesmo diante do cenário de crise sanitária e política e, em especial diante das ‘incertezas administrativas em Volta Redonda — disse.

Fernando Pinto, doutor em ecologia e membro da equipe do MEP, propôs a criação de grupos de trabalho para levarem as propostas adiante :

— A criação de grupos de trabalho com os temas suscitados e somada à proposta do Prof. Gurgel, ligado à UNIFoa, para realização de um Seminário Ambiental em 2021, creio, dará uma dinâmica nova ao trabalho, precisamos evoluir para ‘mudar de faixa’— defendeu o ecologista.

 

Grupos de trabalho

 

A plenária decidiu partir de dois pilares: Agenda Ambiental (grupo 1) e Política Urbana (grupo 2). Os temas a serem tratados em cada grupo incluem unidades de conservação, passivos ambientais, resíduos sólidos urbanos, educação ambiental, habitação, mobilidade urbana, saneamento, saúde ambiental, dentre outros.

— As equipes ainda este ano reúnem-se para aglutinar elementos para os novos passos —Informou Silvia Real.

Ganharam destaque no evento as representações das cooperativas de trabalhadores em de resíduos sólidos, Folha Verde e Reciclar VR, ao apresentarem a situação social e estrutural das cooperativas: “Precisamos de ajuda”, apelou Gildete Silva, ligada à cooperativa Folha Verde.

Participaram do evento diferente pessoas ligadas à grupos de igrejas, do conselho do MEP, estudantes do curso técnico de meio ambiente do Colégio Estadual Rondônia, acadêmicos e educadores atuantes nas universidades: UFF-VR, UNIFOA, UBM, UGB e UFRJ.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document