Estado ganha comitê fiscalizador para o programa ID Jovem

by Diário do Vale

Rio – Um comitê estadual de acompanhamento e fiscalização do programa federal Identidade Jovem foi lançado, na quinta-feira (5), no Palácio Guanabara. O objetivo da junta, criada a partir de decreto do governador Luiz Fernando Pezão, é garantir acesso ao chamado ID Jovem, cujos benefícios são a meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de desconto e até gratuidades em viagens interestaduais, a jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos. Hoje, a divulgação do programa fica a cargo da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, através das caravanas da Superintendência da Juventude.

– O ID Jovem pode ser considerado a maior política pública voltada para os jovens deste país. Formalizar um comitê de acompanhamento e fiscalização no Rio de Janeiro é uma forma de garantir que os direitos estejam sendo cumpridos à risca. É importante que a juventude saiba que a legislação está a seu favor no acompanhamento de reclamações e divulgação de ações. Instrumento de democratização da cultura, do esporte e do lazer, o ID Jovem possibilita inclusão social do jovem fluminense – acredita o secretário da Seelje, Thiago Pampolha.

O Comitê Estadual de Acompanhamento e Fiscalização do Programa Identidade Jovem (CEAF-ID) será estruturado para permitir o pleno exercício dos benefícios do programa, destinados à família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico. O comitê também pretende estabelecer um espaço de participação social para garantir os direitos previstos no Estatuto da Juventude. Uma das atribuições será receber denúncias e encaminhar para os órgãos responsáveis pela fiscalização dos estabelecimentos concessores dos benefícios.

– A posse do Comitê é, sem dúvida, um marco importante para o monitoramento e para a fiscalização das políticas de juventude. O papel do Estado está para além de fomentar a política, faz parte também da sua função criar ferramentas de fiscalização dessas políticas. O comitê reúne os três poderes e instituições da sociedade civil. Temos muito para avançar, mas sem dúvida hoje estamos dando um passo importante no que diz respeito às políticas de juventude do estado – avalia Jéssica Ohana, superintendente da Juventude da Seelje.

Outra meta é apresentar diretrizes para criação de espaços de discussão voltados para o ID, sendo que cada município deverá adaptar seu direcionamento à demanda da população. O comitê deverá ainda desempenhar o papel de informar, divulgar e incentivar o uso dos benefícios do programa. Sua composição terá membros da Seelje; da Secretaria de Estado de Cultura; da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social; da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro; do Ministério Público; e do Procon-RJ.

As reuniões do comitê, criado através do decreto 46.034 de 28 de junho de 2017, poderão ter a participação, na qualidade de ouvintes ou colaboradores, de representantes da sociedade civil, órgãos e entidades que tenham interesse na temática.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996