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‘Fiscaliza VR’ atende mais de 22 mil ocorrências em um ano

Matéria publicada em 14 de fevereiro de 2020, 21:19 horas

 


Aplicativo permite que a população apresente suas demandas e acompanhe o andamento das providências

‘Fiscaliza VR’ permite pedir facilmente serviços da prefeitura

Volta Redonda – O ‘Fiscaliza VR’, utilizado pela Prefeitura de Volta Redonda para aproximar o Poder Público da população e identificar as necessidades mais urgentes do município, está completando um ano.  Nesse período, foram atendidas 22.056 ocorrências, principalmente de iluminação pública, que representa quase um quarto (24,6%) das demandas, poda e retirada de árvores (6,8%) e capina e roçada (4%). Pelo último levantamento, 13.716 voltarredondenses já haviam baixado o aplicativo e se cadastrado.

Após o cadastro, o usuário só precisa tirar uma foto da demanda que ele identificou e usar o aplicativo para encaminhá-la à prefeitura. Ele poderá, depois, acompanhar o andamento de sua solicitação, e saber quando e como será atendida.

De acordo com Isabela Britto, diretora de Modernização e Inovação da Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), o aplicativo aproxima o cidadão da administração, fazendo com que milhares de olhos fiquem atentos ao que ocorre na cidade.

“O aplicativo estabelece um diálogo transparente com o cidadão. Além de informar sobre um problema, o voltarredondense acompanha o que é feito. Pelo lado do poder público, esse instrumento é de grande auxílio na identificação de necessidades planejamento de ações”, afirma Isabela.

Até o momento, os bairros que mais registraram ocorrências no Fiscaliza VR foram Retiro, Água Limpa, Santo Agostinho, Vila Santa Cecília e Conforto. No total, foram registradas 32.191 ocorrências, das quais 22.056 foram atendidas, 9.112 estão em atendimento e 1.023 foram recusadas, por se tratar de assunto que escapa à área de atuação da prefeitura.

 

Como funciona

 

Ao acessar o aplicativo, que pode ser baixado nas lojas de aplicativos para Android ou IOs ou através do site www.voltaredonda.rj.gov.br/fiscalizavr, o cidadão poderá registrar sua manifestação como anônimo ou se cadastrando no sistema. Em seguida, poderá escolher a subcategoria relativa ao problema.

As categorias são: Água e Esgoto (alagamentos, bueiros, falta de água, etc.); Iluminação e Energia (Fiação irregular, postes/cabos, etc.); Infraestrutura Urbana (buraco na via, semáforo, sinalização, etc.); Irregularidade (poluição sonora, ocupação irregular, etc.); Limpeza e Conservação (mato alto, coleta seletiva de lixo, manutenção de praças, limpeza de rua, etc.); Meio Ambiente (maus tratos a animais, poda e retirada de árvores, queimada irregular, poluição de rios e lagos, etc.); Pedestres e Ciclistas (acessibilidade, bicicletário, passarela, etc.), Saúde (saúde pública, vigilância sanitária, foco de dengue, fumacê, etc.); Ouvidoria Municipal (denuncia, reclamação, elogio, etc.); Serviços Públicos (“Minha Casa, Minha Vida”, escolas, Aldeia Digital, atendimento turístico, esporte, assistência social, etc.); Transporte Público (ônibus danificado, horário de ônibus, etc.); Urbanismo (imóvel abandonado, equipamento público danificado, etc.).

O cidadão irá descrever o problema, indicar o bairro da ocorrência e ponto de referência. Ele também poderá, caso queira, anexar uma foto da ocorrência. A manifestação será recebida pela CAU e enviada para a secretaria responsável, que irá informar ao usuário toda vez que houver alguma ação movida para resolução do problema. O prazo de resposta será de até 48h para todas as manifestações, para que elas sejam pelo menos respondidas ao cidadão quanto ao seu andamento e sobre os próximos passos para que ela seja atendida.

Tanto pelo aplicativo quanto pelo site, o cidadão tem um perfil no qual pode ver todas as suas ocorrências criadas de forma individualizada, além de fazer a gerência sobre elas. O cidadão poderá ainda acompanhar registros de outras pessoas, clicando no ícone Apoiar, no formato de uma mão indicando sinal positivo.

Em cada registro, é exibido o número do protocolo, a data de abertura e o tipo da solicitação, a quantidade de visualizações e de pessoas que estão acompanhando o registro, além de foto do problema quando for disponibilizada pelo cidadão. O cidadão irá receber notificação no celular e por e-mail toda vez que a demanda dele tiver uma movimentação. Ele também receberá uma ligação da CAU (Central de Atendimento Único) pedindo a avaliação do serviço prestado.


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10 comentários

  1. Avatar

    Tudo mentira , ano de eleições esse governo tenta enganar toda população tentando reeleição, haja visto presenteando seus rivais e possíveis concorrente nas eleições passadas com secretarias e um absurdo.eleitores sejamos inteligente na hora de Fora Samuca e toda corja corrumpida da velha política decadente.vamos escolher o novo se der certo trocamos de novo.ate acerta.

  2. Avatar

    Tudo mentira.
    A realidade é outra!
    O cidadão pode reclamar quede nada adianta.
    Na reportagem a administradora fala bem e está aparecendo.
    A realidade é outra.
    Liga pra lá. ….

  3. Avatar

    Esse aplicativo foi a forma do Prefake Pinóquio Samula arranjou pra justificar as críticas e reclamações feitas nas redes sociais e comentários negativos nos comentários de jornais da região.
    A maioria da população carente e que mais precisa dos serviços não prestados pelo Prefake Pinóquio não tem acesso.

    Engodo político.

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    Registrei duas ocorrências, nenhuma das duas foram atendidas, só recebí respostas evasivas.

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    Aplicativo simples de usar, a ideia foi boa, mas não tem feedback, as reclamações não são atendidas e nem sei se alguém realmente lê o que a população coloca lá.

  6. Avatar

    Aplicativo VR sucesso não sei onde desde Outubro Ruas com falta de Iluminação pública, buracos que estão virando crateras,nota Zero um aplicativo que não te dá retorno, pior Gestão de todos os tempos.A Prefeitura de Volta Redonda já teve o seu 0800 7021156 este sim tinha comprometimento com seu usuário, mas a prática errada de todos os Governo não permanece com os programas que já deram certo é cada um querendo ser mais que o anterior.Zero para o aplicativo.

  7. Avatar

    Qyeria saber porque as ONG autoridades vereadores direitos humanos representantes dos IDOSOS nada fazem a favor de nós IDOSOS e IDOSAS sobre a invasão da obra da Vila dos IDOSOS NO BELMONTE EM VOLTA REDONDA. OBRA do governo destinado aos IDOSOS com área de 10mill metros quadrados com grandes gastos de dinheiro público e ninguém toma providência esta que nem na Musema no Rio de Janeiro e o prefeito preocupado com alvará de quiosques.

  8. Avatar

    A 3 anos solicitei poda de avores nos fundos de minha residencia e até hoje nada foi feito ( as árvores estão em uma área verde ) para mim este aplicativo da PMVR é mais uma meneira de lubridiar a população

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