quarta-feira, 13 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Governadores decidem apoiar a reforma para a previdência

Governadores decidem apoiar a reforma para a previdência

Matéria publicada em 15 de outubro de 2016, 12:30 horas

 


Pezão: ‘Essa união dá agilidade ao projeto que o governo quer enviar ao Congresso até o início de novembro’ (Foto: Arquivo)

Pezão: ‘Essa união dá agilidade ao projeto que o governo quer enviar ao Congresso até o início de novembro’ (Foto: Arquivo)

Brasília – Os governadores dos estados, reunidos em Brasília esta semana, chegaram a um consenso sobre a necessidade da reforma da previdência pública, como fundamental para resolver a crise fiscal dos estados. Dezessete chefes de Executivos estaduais, entre eles o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, reuniram-se na residência oficial do governador do Distrito Federal (DF), Rodrigo Rollemberg, decidiram apoiar a reforma da previdência do governo federal e pretendem levar ao presidente Temer as sugestões do grupo já na próxima semana.

O governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, foi enfático na decisão dos governadores.

– Ficou decidido que vamos priorizar a reforma da previdência, entrar em sintonia com o governo federal para que a gente consiga fazer um trabalho conjunto e combata o déficit da previdência e a injustiça que ele gera e o desequilíbrio fiscal nos estados – afirmou o governador Colombo.

O governador anunciou que os governadores vão ter uma reunião com o presidente Temer já na próxima semana para tratar do assunto.

– Na semana que vem nós teremos uma reunião com o presidente da República e os ministros afins para construirmos uma sintonia e estabelecer essa prioridade absoluta para a reforma da previdência, se possível ainda esse ano.

Durante o encontro dos governadores, o economista Raul Velloso fez uma apresentação em que deixou claro que o principal problema dos estados no âmbito das finanças, hoje, é a previdência pública.

– É um problema grande, que tende a crescer mais e foi jogado no colo dos governadores, sem solidariedade dos poderes autônomos e das áreas de Saúde e Educação. É uma conta gigante que, na situação de crise que estamos vivendo, com redução de receita, se torna mais difícil ainda de os estados bancarem.

A reunião serviu para que os governadores criassem um consenso em torno de alguns pontos que serão levados ao presidente da República. Entre eles estão o aumento da idade mínima, a criação de um fundo para as previdências dos estados, a elevação da contribuição dos servidores e a revisão das aposentadorias especiais. O objetivo é que os governadores encaminhem suas propostas de mudanças na legislação às assembleias estaduais simultaneamente ao envio da reforma federal ao Congresso Nacional.

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, destacou que nesse processo é fundamental a união dos governadores em torno da necessidade da reforma previdenciária.

– Essa união dá agilidade ao projeto que o governo federal quer enviar ao Congresso até o início de novembro e que é um grande anseio de todos nós.

No caso do Estado do Rio de Janeiro, o déficit da Previdência em 2016 chega a R$ 12 bilhões. A discrepância entre receitas e despesas previdenciárias no Estado foi agravada pela queda da receita tributária e da arrecadação de royalties do petróleo.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

20 comentários

  1. Avatar

    Governo assistencialista e corrupto, povo subdesenvolvido e dependente de ações governamentais. Uma hora a máquina emperra e o sistema entra em colapso, ainda mais num período de crise, onde a demanda por serviços públicos aumenta ao mesmo tempo em que o poder de arrecadação diminui…

    O INSS, além das aposentadorias comuns, arca também com auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria especial e o LOAS, alguns deles concedidos vitaliciamente a pessoas que jamais contribuíram para Previdência. Esse dreno se agrava ainda mais com a desaceleração econômica e empobrecimento social. Alguém tem que pagar a conta, e o governo não fabrica dinheiro (só cédulas e moedas)…

    • Avatar
      Contribuinte Cristão

      Concordo com você. Tem que aumentar mesmo a idade da aposentadoria. 75 anos, como sugeriu um diretor da FIESP, eu acho exagero… mas uns 70 anos de idade acho razoável.
      Acabar com pagamento de LOAS para idosos carentes irresponsáveis que não contribuíram para o INSS (um salário mínimo por mês parece pouco, mas no final a conta fica cara para nós, pagadores de impostos).
      Também não aguento mais pagar imposto para sustentar trabalhador azarado que pega doença ou fica inválido e não pode mais trabalhar, e fica aí recebendo auxílio-doença. Se não fez um plano de saúde ou previdência privada, paciência.
      Alguém tem que pagar a conta.
      Reforma da Previdência, já!!

  2. Avatar

    Eles pensam que são os donos do país, eles irão sentir a reação da população, esses medíocres tem de ser colocados pra fora.

  3. Avatar

    eu fico revoltada ,porque querem aumentar a idade .mais todas as empresas,colocam em destaque que precisa de funcionário,com idade de 18 a 30 anos, o Brasil cheio de pessoas acima de 50 desempregados, não vão aposentar nunca.

  4. Avatar
    TRISTE CONSTATAÇÃO

    PÔ DV, nenhuma novidade para hoje?
    ontem o Baltazar com patrocínio do PMDB fez duas reuniões, no Fest House, depois no Umuarama.
    Já está programado uma próxima para o dia 22 no Projeto Vida.
    Precisamos tomar conhecimento das campanhas dos dois candidatos.
    O pessoal que ficava postando aqui no DV que Neto está com Samuca, pode vir a se decepcionar, pois pela conversa que tive ontem com autoridade, senti que está havendo um acordão do Baltazar com o Neto. É esperar para ver se se confirma. Com o PMDB já é certo como 2+2=4.
    Quem diria hein Sr. Baltazar!!!. Trocar suas promessas de campanha a seus eleitores pelo apoio do PMDB!!!
    Também não é de se estranhar, uma vez que não são inimigos, apenas adversários políticos quando se enfrentam, mas amiguinhos para defender suas dinastias. Basta vermos que a ex-vice-prefeita do Baltazar, Glória Amorim, é Secretária de Políticas Públicas para Mulheres no governo do Neto. E também porque não conseguem mudar suas posturas de políticos velhacos, na base do toma lá, dá cá.

  5. Avatar
    agafjgjjkWantuil fortes Silvério

    O problema que à ficha do eleitor ainda não caiu ! Votar não vai. imudar nada o certo é ninguém votar , mais à maioria do eleitor é cabeça dura.. não vota , não vota , mais eles pagam prá ver .tem que um investimento máximo em educação. Assim vamos mudar a cabeça desses eleitores cabeça de bagre.eles acham se votar vai mudar.coitados , coitados, coitados .

  6. Avatar
    Lindomar lucio de souza

    É culpa de quem vende o voto.

  7. Avatar
    pagador de impostos

    A conta chegou. Sempre chega, e na hora de pagá-la a população mais uma vez é chamada. Quando o país estava surfando na onda desenvolvimentista (e irresponsável) não houve nenhuma preocupação em manter os gastos sob controle e nem em se fazer os ajustes que são sempre necessários e que vão mudando ao longo do tempo (lembremos que o mundo e a economia são dinâmicos). Em vez disso, o populismo desenfreado se preocupou em trazer copa do mundo e olimpíada. Afinal a grande preocupação das “incelências” era a manutenção do poder pelo poder. A conta chegou. Adivinha quem vai pagar ? Bingo…………você acertou.

  8. Avatar

    A reforma tem que ser somente para area pública..servidores aposentando com 25 anos…as pensões vitalícias…
    Aposentaria sem tetos..
    Porque que o trabalhador da rede privada tem q sustentar a pública….?
    O teto tem q ser igual para todos..

  9. Avatar
    João Doria do Brejo

    É, trouxinhas, calibrem o forévis que vem mais por aí. Mas confessa que pelo menos foi divertido bater panela com camisa pirata da CBF, vai…

  10. Avatar

    PESSOA SO TEM UMA COISA Q RESOLVER ESSE PAIS , NINGUEM IR NA URNA COBRAR UMA ATITUDER DAS NOSSAS FORÇA ARMADAS , ISSO JA VIROU UMA GUERRA GOVERNANTES CONTRA POVO , E SO QUEM GANHA E ELES SEMPRE GANHAM PERGUNTA ELES CADE O DINHEIRO QUE ROUBARAM , PORQ SER APOSENTAM COM DOIS MANDATOS ,EU ACHO Q NO PIAS DEVERIA SO TER UM DEPUTADO FEDERAL POR ESTADO , NAO PRESIÇA DE SENADO , PORQ TUDO Q VAM VOTAR NA CAMRA , TEM Q PASSAR PELO SENADO E VOTAR DE NOVO , OQ SO PASSA DE UMA FEZ E OS AUMENTOS DELES E PRA FERRAR O POVO ENENOS MINISTROS ,

  11. Avatar

    A grande dúvida é: o povão vai esperar até as eleições de 2018 para mostra nas urnas a sua grande indignação com tudo isso ou vai para as ruas protestar antes disso?

  12. Avatar
    TRISTE CONSTATAÇÃO

    O que que os políticos não fazem para defender suas boquinhas e de seus asseclas!
    A Previdência Pública é que corrói todo o sistema previdenciário. Como o Temer está propondo um sistema único, passando todo setor público para o RGPS, o que acaba com as mordomias do funcionalismo público, essa cambada corre para encontrar uma alternativa que os mantenham com aposentadorias privilegiadas!
    Esses são nossos políticos!

  13. Avatar

    ACG, eles estão nesse desespero justamente para proteger o deles, será que alguém esta mesmo acreditando que eles estão preocupados com o povo? todas as pessoas são livres e tem o direito de apoiar essas doidices, agora acreditar nesse discurso de um governo golpista, aí já é demais. Fico imaginando esses coxinhas que depende do INSS, ô dó. E para os que não sabem como se explicar depois da besteira que fizeram e agora o único argumento é chamar os outros de petralhas, afirmo que EU NÃO SOU NEM PETISTA E NEM OUTRA PORCARIA DE PARTIDO QUALQUER, GRAÇAS A DEUS AINDA ESTOU NA MINHA SÃ CONSCIÊNCIA.

  14. Avatar

    Pergunto e a deles vai ter reforma?
    Eles roubam e nós pagamos as contas.
    É amigos vou vender o que tenho e pesquisar de patrimônio e pesquisar no Google um país sério para poder viver com minha família com dignidade.

    • Avatar

      aaaa@.aaacom.br, se você conseguir, vá o mais rápido possível, salve você e sua família enquanto há tempo, pois num futuro muito próximo é capaz de nem conseguirmos sair do país, pode ver o que estão querendo fazer com os jovens, transformá-los em presidiários dentro de escolas e sem aulas, conclusão o futuro do Brasil será de escravos analfabetos e doentes espalhados pelas ruas, espia a Africa é Brasil amanhã. Eu estou totalmente desanimada.

  15. Avatar

    A população até concorda com a reforma da previdência, desde que se comece pelos proventos dos políticos aposentados, o Temer por exemplo é aposentado como procurador do estado de São Paulo, com ganhos de mais 30 mil/mês. Teto deveria ser igual pra todos.

Untitled Document