Brasília e Volta Redonda – A crise fiscal enfrentada pelos estados atualmente será superada somente em 2023, segundo previsão do Instituto Fiscal Independente (IFD), órgão do Senado Federal que monitora as contas públicas. Na opinião do deputado federal Deley de Oliveira (PTB-RJ), a solução para esse problema é a revisão do pacto federativo – mecanismo que define a relação fiscal entre governo federal, estados e municípios.
O parlamentar defende que União repense seu método de distribuição fiscal que, segundo ele, deixa alguns estados em desvantagem.
– Veja, por exemplo, o Rio de Janeiro: o estado contribui muito para o governo federal, mas, na hora de esses recursos retornarem, o Rio perde uma posição a cada dia. Isso preocupa muito- explicou o parlamentar.
Segundo Deley, a revisão do pacto federativo é a reforma mais importante para o Brasil. Os estados na pior situação são Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Mas eles não são os únicos. Em novembro do ano passado, das 27 unidades da federação, 20 delas estavam no vermelho.
“É claro que nós vivemos dentro de uma federação, por isso, temos que ter equilíbrio. O governo tem que buscar esse equilíbrio, pois não é justo que estados que contribuem muito não possam ter um retorno melhor”, concluiu o parlamentar.
© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996
2 comments
o governo Tem q parar é de desviar dinheiro, isso sim.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Comments are closed.