Governo pretende digitalizar serviços nos próximos anos

by Diário do Vale

Brasília – O governo federal anunciou que implantou um novo modelo na gestão de Tecnologia da Informação (TI) com a publicação da Estratégia de Governança Digital (EGD). As mudanças estão na portaria nº 68, publicada no Diário Oficial da União, e vão orientar o trabalho dos 224 órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) até 2019. As informações são da Agência Brasil.

Segundo técnicos, a meta é permitir que o cidadão, por exemplo, por meio do celular, entre nos portais do governo e resolva todas as necessidades de forma prática e rápida sem precisar ir a uma agência. No primeiro momento, estão sendo identificados quais serviços do governo podem ser migrados para o mundo digital.

Digitalização

As informações coletadas estarão disponíveis no Portal de Serviços Governamentais. Ao final de todo o processo, o objetivo é deixar os serviços totalmente digitais. Além da prestação de serviços de forma digital, o governo quer estimular a participação da sociedade nas políticas públicas e a ampliação do acesso à informação, inclusive, aumentando o acesso de dados em formato aberto no Portal de Dados Abertos aproveitando o potencial que os avanços tecnológicos permitem.

O trabalho para a construção da EGD começou no primeiro semestre de 2015. Para elaborar o documento, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) realizou um seminário e três oficinas e abriu consulta pública no Portal da Participação Social para receber sugestões de gestores, servidores, academia e sociedade em geral.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996