>
segunda-feira, 23 de maio de 2022 - 06:20 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Governo realiza encontro para promover turismo em Mangaratiba

Governo realiza encontro para promover turismo em Mangaratiba

Matéria publicada em 19 de março de 2015, 09:04 horas

 


Mangaratiba –

O Governo do Estado realizou, ontem (18), em Mangaratiba, um encontro para promover o turismo na Costa Verde. O objetivo foi ampliar a sintonia entre os setores público e privado para o desenvolvimento de projetos e ações de potencialização do turismo na região. A reunião faz parte da primeira edição do Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo no Estado do Rio de Janeiro, organizado pela Secretaria de Turismo. Até agosto, serão realizados outros 11 encontros nas regiões turísticas fluminenses.

Para fortalecer o setor na região – que abrange os municípios de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Rio Claro e Paraty – a Secretaria de Turismo e a TurisRio apresentaram projetos para os próximos 4 anos. Houve debates sobre como aumentar o número de turistas no Estado, sua permanência nas cidades e ampliar o poder de consumo dos visitantes. Atualmente, o estado recebe cerca de um milhão de turistas por ano, a maioria na capital. O objetivo é divulgar os pontos turísticos do interior para que mais pessoas viagem pelo Rio de Janeiro. Levantamento da Setur aponta que os turistas costumam ficar entre dois e três dias nas cidades e gastam em média US$ 350, por dia.

– Além dos fóruns nos municípios, vamos participar de feiras internacionais e promover feiras nacionais, workshops, o Salão de Turismo no segundo semestre, e campanhas de divulgação e promoção das cidades. Nossa intenção é aumentar o fluxo de turistas, o tempo de permanência e a média diária de valores gasta para movimentar a economia – afirmou o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix.

Além de empresários e representantes dos municípios, participaram do evento representantes do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e da Polícia Militar, que abordaram questões ligadas à infraestrutura, preservação do meio ambiente, economia verde, desenvolvimento regional e segurança pública. Também foram discutidos temas sobre ampliação da sinalização turística no interior; melhores canais de comunicação entre o turista e seu destino; sustentabilidade; e facilidades para as empresas realizarem o Cadastur – Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos.

– Queremos que as ações adotadas pela TurisRio reflitam diretamente as necessidades dos setores privado e público para incrementar o turismo no interior. O objetivo é que possamos representar os interesses e destacar as características de cada região – disse o presidente da TurisRio, Paulo Senise.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document