
Gotardo: ‘O diagnóstico precoce é um fator muito importante para o sucesso do tratamento’
Rio – O governo do Estado do Rio de Janeiro sancionou o projeto de lei de autoria do deputado estadual Gotardo Netto (PSL), com a coautoria de outros 14 parlamentares, que cria Centros de Diagnósticos do Câncer em todo Estado do Rio de Janeiro.
— Fiquei muito feliz em receber a notícia da sanção do governador Pezão, pois os centros irão ajudar muito a população. O diagnóstico precoce é um fator muito importante para o sucesso do tratamento, e é isso que vai acontecer — disse o parlamentar.
Os Centros de Diagnóstico do Câncer devem ser equipados para diagnosticar precocemente a doença, aumentar significativamente o sucesso no tratamento e a melhoria na qualidade de vida dos pacientes, além de diminuir os custos com tratamentos longos.
— É uma vitória para a saúde do nosso Estado e, principalmente, para aqueles que sofrem em razão da doença ou ainda vivem a incerteza ante a ausência de confirmação do diagnóstico e o início do tratamento — afirmou Gotardo, que é médico.
Entre os exames que poderão ser realizados estão às biópsias de mama, pele, fígado, ganglionar, próstata, tireoide, trânsito intestinal baixo, por meio de colonoscopia e trânsito intestinal alto, por meio de endoscopia.
Além disso, poderão ser incluídos novos procedimentos, dependendo da demanda, e os exames terão prazo máximo de trinta dias para a sua realização, a contar do recebimento, pelos Centros de Diagnóstico, de encaminhamento fundamentado por médico da rede pública de saúde.
— Buscar o diagnóstico mais precoce é o que chamamos de prevenção secundária. Uma das formas de alcançar isso é pela realização dos exames que visam diagnosticar o câncer muito precocemente, na ausência de qualquer sinal ou sintoma da doença. Isso poderá ser feito nos Centros de Diagnósticos — finalizou Gotardo.