Volta Redonda – O presidente da Câmara Municipal, Washington Granato, o prefeito Samuca Silva e o assessor técnico do Legislativo, Ronaldo Alves, tiveram nova audiência com o Ministro dos Transportes, Valter Casimiro, terça-feira, dia 16, para tratar da municipalização do trecho de aproximadamente 12 quilômetros da BR-393 que corta Volta Redonda entre os bairros 207 e a entrada da Rodovia do Contorno, passando por todo o Centro da cidade.
As discussões já haviam sido iniciadas em um encontro com o ministro em junho deste ano. Na ocasião, Casemiro explicou todos os procedimentos que deveriam ser adotados para que a municipalização pudesse ocorrer.
– Quando iniciamos a revisão do Plano Diretor, observamos a necessidade da municipalização do trecho da BR-393 que passa pela área urbana de Volta Redonda entre os bairros Santo Agostinho e Santa Inês, uma vez que ele está sob a gerência do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e o órgão federal vem acabando com as vagas de estacionamento em toda a extensão do percurso, – destacou o vereador.
Granato explica que a cidade é compacta, sofre com a falta de espaço e esses 12 quilômetros são necessários para garantir a mobilidade da cidade, com a criação de ciclovias, implantação de faixas exclusiva para transporte coletivo, e abrindo novas vagas de estacionamento para garantir o fluxo no comércio, principalmente no bairro 207 e na Avenida Getúlio Vargas, onde os comerciantes foram bastante prejudicados com a extinção das vagas.
O vereador destaca ainda que com a transferência do trecho para o município também será possível solucionar o problema de acesso ao Santo Agostinho, uma vez que o Executivo terá gerência para garantir a reabertura do trevo de acesso ao bairro, que foi fechado de forma arbitrária, cerceando o direito de ir e vir de milhares de famílias.
– O ministro havia nos explicado que a Prefeitura deveria preparar a minuta de um convênio para que fosse outorgado o gerenciamento da BR-393 para Volta Redonda. O prefeito tomou as providências e fomos a Brasília para que o ministro tomasse ciência de que o chefe do Executivo estava de acordo com o convênio.
Na próxima semana, o Ministério do Transporte irá apresentar um cronograma de municipalização, que irá acontecer em dois momentos: primeiro com a celebração do convênio por meio do qual a gestão dos 12kms da BR-393 será passado ao Município e a Municipalização efetiva, em segundo momento. O convênio prevê que o trecho que liga a Rodovia do Contorno à Rodovia Presidente Dutra será transferido oficialmente ao DENIT.
O presidente do Legislativo informou que já está se antecipando e criando uma lei que autoriza o município a celebrar o convênio e também autoriza a municipalização, uma vez será necessária aprovação da Câmara Municipal.
Granato destacou a atuação do ministro das Minas e Energias, Moreira Franco, que o recebeu em seu gabinete em junho e foi quem solicitou a Walter Casimiro que recebesse a comitiva da Cidade do Aço. “Moreira Franco conhecia o problema que enfrentávamos e ineditamente pediu ao ministro Casimiro que nos recebesse. Casimiro é um homem muito dedicado, profundamente conhecedor do ministério e foi sensível ao nosso pedido”, elogiou, informando que em um prazo de 30 dias a Prefeitura já estará responsável pela gestão da 393, dentro do cronograma estipulado pelo Ministério.
29 Comentários
A rua 209 está com uma cratera no asfalto, espero que a prefeitura arrume. Sinalize a rua também, porque serve de estacionamento 24 hs por dia.
207 não tem buraco não . Vamos ver agora se vai nivelar com a cidade.
Privatização e concessão nesta terra em que se plantando tudo dá é lucro sem risco,financiado pelo BNDES, e quando há zebra, o prejuízo é dividido por 208 milhões de pessoas.
Realmente meu comentário foi incompleto, a duplicação da BR-393 agora deveria ser do trevo da Rodovia do Contorno até pelo menos o Belvedere na entrada de Barra do Piraí. Para não confundir com o Jd. Belvedere de V. Redonda.
Comércio da 207 em extinção com ou sem vagas. Comerciantes querem deixar carro na frente da loja dia todo. Comprando pela internet nom problem.
Concordo com vc,agora os comerciantes colocam cones em frente as lojas para ‘guardar ” vagas, até que eu apareça para entrar na vaga, não respeito mesmo coloco o meu carro na vaga por cima dos cones com tudo e faço minhas compras e vou embora.Tanto sabem que estão errados que não “criam “casos mais comigo, frequentador do comercio.
E como fica o trecho da malha federal que passa pelo município de Barra Mansa até a BR 116 Via Dutra?
Barra Mansa é tipo o Acre do Sul Fluminense.
Todo o trecho da Brasilândia até o Belvedere deveria ser duplicado, o que inclui a ponte sobre o Rio Paraíba, pois está no contrato de concessão da Acciona. Porém inventaram um prolongamento da rodovia que seria o “Contorno do Contorno” saindo lá na reta da PRF, que nunca vai sair dos arquivos dos computadores, só para livrar a concessionária da obrigação de fazer essa obra entre a Brasilândia e a Califórnia e também manter o curral eleitoral dos posseiros da beira da pista nesses bairros, que não foi suficiente para reeleição de um dos “padrinhos” da ideia. Essa politicagem também prejudicou a transformação das áreas vazias daquela região em distritos industriais pela “atrofia” da BR-393 naquele trecho.
falou tudo
Um deputado que não foi reeleito que armou isso, para tentar conquistar os votos da região da Califórnia que foi no bairro que começou as desapropriações para começar o trabalho de duplicação. O que eu penso, anexação da Califórnia que um deputado estadual que pretendia ser candidato a prefeitura de volta redonda queria que acontecesse tudo interesse político. O povo não pode ser enganado mais, essa eleição mostrou que estamos de olho.
O contrato fala do trecho entre VR e BP. O trecho sob concessão começa no Jardim Amália, há uma enorme placa lá, indicando… Ademais, o bairro Belvedere não é percorrido pela rodovia BR-393, mas sim pela Metalúrgicos!!
Ô cara de rato, acho que ele quis dizer Belvedere em Barra do Piraí, que é aquele bairro no trevo na entrada para BP, Valença ou Conservatória.
Aí o cara está na Rio de Janeiro, falando para cariocas e diz que vai instalar uma fábrica na Barra… Todos pensam que é na da Tijuca, mas é na do Piraí…
com que grana vai manter???
Arranca o muro da MRS faz uma ciclovia ligando Vila Americana a BM. Menos carro na rua, menos poluição, mais saúde e mobilidade urbana. Ciclocia com pavimento bem sinalizado para que o trajeto seja suave assim como é no Japão, Noruega e Holanda.
Ta de sacanagem!!! Agora vai encher de buracos esse trecho… deve, eu disse deve rsrs ter levado um dimdim da concessionária hein.. Isso que da ficar votando nessas múmias da política de Volta redonda.
Amigo não defendo ninguém mas fique sabendo que a Aciona vai devolver a concessão da 393 pro governo no fim do ano se você não sabia fica informado agora.
Se ainda existe asfalto ali é graças à prefeitura, não ao DNIT… As vantagens superam os ônus. É como alguém que compra casa em vez de ficar no aluguel…
Será extremamente benéfico a municipalização desses 12 km do trecho da BR393 para nosso município, esperamos que isto ocorra a mais curto espaço de tempo possível. Já agradecemos a esse primeiro passo decisivo.
Não consegui fazer a manutenção das ruas da cidade e ainda vai assumir mais? Fala sério né prefeito
Vemos ai o esquecimento do trecho entre Brasilândia e Dom Bosco, prefeitura pensando somente no seu interesse. Esse trecho também deveria passar pelo mesmo processo.
Concordo com você. Existem perigos de acidentes na saída do Dom Bosco para a BR 393 e da Brasilândia também. A saída da Brasilândia para acessar a BR 393 está muito complicado. Tinha que ter sinal luminoso. As vezes você tem preferência de um lado mas não tem do outro. E tem também a passarela da ponte sobre o Rio Paraíba que está podre. As chapas do piso estão danificadas e a qualquer momento alguém vai pisar na parte podre e afundar a perna na chapa. Infelizmente políticos não passam por ali e não veem o perigo que está atravessar essa ponte a pé.
Mas esse trecho está dentro do contrato de concessão da ANTT e nao passa por trecho central da cidade, que demanda por estacionamento lateral por exemplo.
Esse trecho é federal, sob concessão. O trecho que a prefeitura vai encampar NÃO É concedido…
“…12 quilômetros da BR-393 que corta Volta Redonda entre os bairros 207 e a entrada da Rodovia do Contorno, passando por todo o Centro da cidade.”
“Quando iniciamos a revisão do Plano Diretor, observamos a necessidade da municipalização do trecho da BR-393 que passa pela área urbana de Volta Redonda entre os bairros Santo Agostinho e Santa Inês,…”
Parece que um trecho concedido passaria sim ao governo municipal, o do Santo Agostinho até o Jd. Amália.
Agora vai aumentar a favelização nas margens da pista. Tipo na Vila Americana e no Jardim Amalia 2
Veremos em breve, qual será o balanço dessa “conquista”. Manutenção x arrecadação.
E o Tião Careca continua todo todo na CMVR!!!!!!!!
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