Granato contesta aumento de IPVA - Diário do Vale
quarta-feira, 22 de setembro de 2021 - 12:17 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Granato contesta aumento de IPVA

Granato contesta aumento de IPVA

Matéria publicada em 12 de outubro de 2015, 20:25 horas

 


Acréscimo no imposto aumenta arrecadação estadual em R$ 500 milhões; valor se destina a cobrir parte do déficit estadual

granatocorta

Granato: ‘Governo estadual precisa resolver problemas financeiros sem aumentar impostos para a população’

Volta Redonda –  Após o recente aumento do IPVA proposto pelo governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e aprovado pela Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), a discussão chegou à Câmara Municipal de Volta Redonda.

Segundo Granato, a partir de 2016, os motoristas terão um gasto a mais na hora de pagar o imposto. O vereador afirmou que o acréscimo no IPVA vai gerar cerca de R$ 500 milhões para os cofres do governo estadual. O valor será usado para cobrir déficits e garantir o cumprimento da folha de pagamento,

— A alíquota para os carros de passeio e caminhonetes, que usam etanol ou gasolina, além de diesel, subiu de 3% para 4% sobre o valor de mercado do veículo, definido em tabela calculada pela Secretaria Estadual de Fazenda . Já para as motos e afins, que alcançam até 250 cilindradas, serão mantidos os 2%. No entanto, acima de 250 cilindradas, o valor subiu para 2,5%. Os carros que utilizam gás natural passarão a ter imposto de 1,5% — esclareceu.

De acordo com o PL, o vereador adiantou que os carros com muita potência, com mais de 2 mil cilindradas, terão imposto específico de 4,5%. O mesmo acontece, segundo Granato, com os carros elétricos, que passam a ter imposto de 0,5%.

— A parte boa fica por conta dos veículos de transporte escolar legalizados e carros adaptados para pessoas com deficiência, que passam a ter isenção do IPVA — disse.

 

Justificativa

 

Granato afirmou que, embora a justificativa dos parlamentares que votaram a favor do aumento tenha sido a manutenção dos recursos do governo estadual, não é certo transferir essa responsabilidade para a população.

— Estamos vivendo uma crise, que afetou a maioria da sociedade. Muitas pessoas perderam seus empregos e estão passando por dificuldades. Ao invés de traçar formas para minimizar o problema, o poder público está potencializando essa crise — salientou.

Para Granato, não existe nenhum motivo para o IPVA do Estado do Rio de Janeiro ser um dos mais caros do país. Segundo ele, a população deve atentar para sua realidade e lutar para que esses absurdos não continuem acontecendo.

— A população de Volta Redonda é uma das que mais sofrerão com esse aumento, já que tem um número elevado de veículos. O acréscimo do IPVA é um verdadeiro saque no bolso dos contribuintes e deve ser contestado — alertou.

Ainda sobre o aumento, Granato argumentou que nossos deputados estaduais devem – por obrigação – defender nossos interesses, já que conhecem nossas demandas e dificuldades.

— Somente dois partidos votaram contra esse absurdo. Vale ressaltar que nestas duas siglas não existem deputados da nossa cidade. Algum outro caminho precisa ser encontrado para resolver os problemas financeiros do governo estadual. E este caminho deve isentar a população de qualquer prejuízo — justificou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

20 comentários

  1. Fico estarrecida com tudo que estamos vivendo no país. …..e agora vem essa aumento no IPVA ,não acredito nesse vereador. …acho melhor ele fazer alguma coisa de concreto e depois sim divulgar.

  2. E a corda sempre arrebenta para o lado do povo…assim é fácil passar pela crise…queria ver era diminuir do bolso destes políticos os salários e privilégios…

  3. Isso mesmo Granato, continue com o bom desempenho de seu trabalho, enquanto isso meu voto continua sendo seu!

  4. este vereador e amigo numero 1 do Eduardo Cunha

  5. está jogando para a plateia! estivesse ele na alerj, também votaria a favor! a turma do contra, também é do contra enquanto oposição. ao se tornar poder (temos o exemplo dos corruPTos) fazem o mesmo de sempre. a grande verdade é que estamos ferrados. com qualquer governante que lá estiver, só se pensa em aumentar a arrecadação via aumento de impostos. nenhum assume uma pauta de redução do estado obeso. de privatizar as estatais que nos sugam. de demitir a legião de desocupados que lá estão!

  6. Independente quem está movendo a ação é necessário que apoiemos pois sairá do nosso bolso.Basta que ninguém pague seus IPVA’s e aí quero ver o que esses parasitas irão fazer.Estou andando de ônibus porque não vou pagar esse absurdo.E mais…Mudaram as regras do kit gás alegando mais segurança com a troca das braçadeiras que custam em torno de 300,00!MAFIOSOS!!!!!!!Jamais pagarei isso.Deixo meu carro parado mas não pago!Brasileiros vamos aprender a reivindicar nossos direitos.Se há quebra quebra somos baderneiros,se falamos calmamente não somos ouvidos.Então deixem de mandar dinheiro pra eles!

    • Acorda meu caro! Isso não vai dar em nada. É só para aparecer para os eleitores dele e outros bobos que acreditam.

      Se esse vereador dentre os outros 20 conseguir mudar o IPVA eu troco o meu apelido, inclusive para a satisfação da comentarista lila.

  7. Por que a imprensa regional não relacionou os deputados da região
    que votou a favor do aumento do iPVA ?

    • todos da nossa cidade agora que lascou e nem adianta ir na igreja orar se nao bate de frente com o deputado kkkkkkkkk ainda mais que na nossa regiao e outras a vagas do detran e dele kkkkkkkk ora mas ora de joelho kkkkkkk

    • Pq de alguma forma cada um tem seu preço…

  8. Senhor governador e deputados que votaram neste projeto se é para realinhar com os estados que estão cobrando taxas mais altas porque não faz o contrario realinhando com os que cobram taxas menores como ES, PR e outros. DV ate o momento não vi a relação dos deputados que votaram neste projeto, quebra este galho coloque o nome dos traíras.

  9. Porquê este vereador, não monta uma investigação sobre o preço abusivo dos combustíveis (CARTEL) que existe em Volta Redonda, só para se ter uma idéia GNV em Resende custa 1,89 em Volta Redonda este ano já houve 4 aumentos, começou o ano em 2,09 e já está em 2,40. Maldito CARTEL!

    • É uma vergonha! O gás passa aqui primeiro para depois ir pra Resende. A máfia é grande, sem contar que o IPVA não abaixa o valor porque um dos donos do DETRAN de Volta Redonda é o nosso ilustre deputado Edson Albertassi, que votou contra o valor do IPVA caísse pela metade. Na época Rosane Garotinho divulgou o nome dos deputados que votaram contra esse requerimento.

  10. Pagador de impostos

    Para justificar o aumento do IPVA o governador alegou que nos estados vizinhos, MG e SP a alíquota é maior do que a praticada no RJ. E que está apenas sendo feito um alinhamento com os outros estados citados, nesse caso. Seria oportuno questionar ao mesmo, como fica então a questão da taxa de incêndio, que ao que me consta não é cobrada em MG e nem em SP. No fim das contas, a fatura é sempre repassada para nós, os bobos que pagamos e pagamos e pagamos. E nada de retorno, ou quase nada. Enquanto isso, aposentadorias milionárias parae ex governadores, parlamentares, ex presidentes, filhas de militares e outros mais……………….até quando ?

  11. MARKETING E HOLOFOTE

    Esse vereador está querendo mesmo é Holofotes em cima dele. Está querendo um marketing político em um assunto que é de competência de Deputados Estaduais…..

  12. Se o governo está sem dinheiro reduza os gastos, mas preferiu transferir o prejuízo para a população que também está sem dinheiro e vai ter que reduzir seus gastos. Se o povo pode, por que o governo nao pode? Se o governo já fosse mínimo, aí tudo bem, não teria mais onde reduzir gastos, mas o governo é inchado.

  13. Não existe outra avaliação , conhecia as contas do estado, aliado da mentirosa ou seja, conhecia as financias da nação e veio na tb e disse “Não vou aumentar o IPVA”,,,,,,,o nome disso é estelionato eleitoral, e para fechar, defende o fim ou flexibilização da LRF, ridículo

  14. Eu não sabia que vereador tem que se meter em assuntos do Estado. O máximo que pode fazer é buscar ajuda aos deputados da cidade na ALERJ para não apoiarem os ALTÍSSIMOS impostos que me são tirados.

    Ele que ajudou o PMDB e o Pezão se reeleger, incluindo o Eduardo Cunha, agora deve perceber que prejudicou toda a população de VR que tem de arcar com esse absurdo de aumento do IPVA para cobrir incompetência deles.

    O que tem a dizer os eleitores dele e do PMDB/PT?

    • os deputados da nossa regiao votaram a favor claro de quem e as vagas no detran da regiao kkkkkkkk e nem adianta orar kkkkkkkkk

Untitled Document