Barra Mansa – O vereador barra-mansense Gustavo Gomes propôs que seja criada uma campanha permanente sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da depressão, transtornos da ansiedade e de pânico no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa foi protocolada na secretaria da Câmara Municipal e aguarda tramitação.
Segundo o vereador, a campanha compreende a realização de ações de educação em saúde que visem informar causas, sintomas, formas de prevenção da depressão, ansiedade e síndrome do pânico, assim como tratamentos disponíveis na rede pública, o preconceito ainda a respeito dessas doenças e formas para combatê-lo, dentre outras ações.
— De acordo com estudo epidemiológico, a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, a prevalência de depressão na rede de atenção primária de saúde é 10,4%, isoladamente ou associada a um transtorno físico — destacou Gustavo Gomes.
O vereador destacou que a depressão está classificada, segundo a OMS, como a quarta condição de saúde que mais afeta negativamente a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Pode ocupar a primeira colocação quando considerado o tempo vivido com a incapacitação ao longo da vida (11,9%).
Gustavo Gomes lembrou que o SUS já oferta serviços para tratar a doença, mas é necessária uma campanha permanente para discutir diversos pontos. Entre os anos de 2019 e 2021, foram quase 60 milhões de atendimentos em saúde mental pelo SUS em todo o Brasil nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Além desses atendimentos, essa campanha de prevenção daria mais visibilidade e capacitaria as pessoas para que tivessem condições de identificar problemas e, com isso, buscar ajuda de maneira precoce.