quinta-feira, 24 de setembro de 2020 - 02:19 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Hospital do Retiro registra aumento no número de atendimentos em 2019

Hospital do Retiro registra aumento no número de atendimentos em 2019

Matéria publicada em 14 de fevereiro de 2020, 21:22 horas

 


Em relação ao ano anterior o crescimento foi de 42% no número de exames e 17% em cirurgias

Baltazar: ‘Desde que assumimos a direção, o atendimento está mais ágil e muito mais humanizado’

Volta Redonda – Pouco mais de um ano após a mudança na forma de gestão do Hospital Municipal Munir Rafful (HMMR), o Hospital do Retiro, os resultados apurados apontam um crescimento no número de atendimentos à população. Com administração compartilhada entre a Prefeitura de Volta Redonda e a Associação Mahatma Gandhi, a unidade apresentou, entre os anos 2018 e 2019, aumento nos números de exames laboratoriais e de imagem, que saltaram de 304.500 em 2018, para 432.748, uma variação de 42%.  Já os números de cirurgias subiram de 2.329 para 2.735 em 2019, totalizando um crescimento de 17%. A taxa de mortalidade do hospital foi reduzida de 10,82% para 6, 41%.

Também houve um crescimento nos atendimentos ambulatoriais, que passaram de 44.128 em 2018, para 46.215 em 2019. “Com a gestão compartilhada, estamos conseguindo melhorar e ampliar o atendimento no hospital, o que é muito positivo para a população e mostra que estamos no caminho certo”, disse o prefeito Samuca Silva.

O diretor-médico da unidade, Paulo Baltazar, destaca que os dados positivos do Hospital do Retiro são resultado do trabalho de toda equipe. “Somos uma gestão privada, em um hospital público, que busca a excelência no atendimento, no acolhimento e na humanização. Na gestão privada, conseguimos desburocratizar e agilizar não só as compras, mas também a contratação de pessoal e obras. Desde que assumimos a direção, o atendimento está mais ágil e muito mais humanizado. Mudamos a cara e o coração do hospital e todos os funcionários se envolveram nesse processo. Quero aproveitar para agradecer ao prefeito Samuca pela liberdade, confiança e condição de trabalho para realizarmos esse excelente trabalho”, disse o diretor.

Baltazar destacou ainda que esse primeiro ano foi importante para arrumar a casa e que esses índices de atendimentos e procedimentos tendem a aumentar. “Na mudança, tivemos alguns entraves a serem vencidos. Por exemplo, fizemos aqui um processo seletivo que é uma exigência legal. Com isso, precisávamos contratar pessoas e treinar esses funcionários. Esse período de transição impediu que os números fossem ainda mais positivos”, explicou.

Para acompanhar melhor o atendimento dos pacientes, o diretor-médico se instalou em uma sala na entrada da unidade. O objetivo é de acompanhar de perto a movimentação dos pacientes que chegam a unidade. “Minha função é médica. Sou responsável pela produtividade, pelo funcionamento dos atendimentos e cirurgias. Ficar próximo do paciente é um trabalho de humanização que prezamos muito aqui no hospital. Assim posso ver o que está funcionando e o que precisamos melhorar”, disse o diretor.

Uma das avaliações de atendimento é feita na entrada do hospital, com a implantação de um totem que apura a satisfação dos pacientes. “Precisamos desse retorno da população para corrigir possíveis erros e melhorar o que já está bom”.

 

Avaliação

 

Terezinha soares de Souza, de 65 anos, moradora do bairro Vale Verde, estava com o marido aguardando atendimento. “Ele está muito gripado, com os lábios dormentes e me pediu para trazê-lo aqui. Não é primeira vez que ele me pede isso. Aqui o meu marido é sempre muito bem atendido e isso despertou nele uma confiança. Sempre que passa mal quer ser atendido no Hospital do Retiro”, explicou a esposa.

Já a moradora do bairro Retiro, Zelis Rosa da Silva, de 73 anos, garantiu a excelência do atendimento no Hospital do Retiro. “Esse é o melhor hospital de Volta Redonda. Nem parece que é um hospital público. Todos são atenciosos e nos tratam com muito carinho”, elogiou a dona de casa.

Com 109 leitos, incluindo CTI, o HMMR oferece atendimento em diversas especialidades, como clínica médica, cirurgia bucomaxilofacial, pediatria e ortopedia. A unidade conta com uma equipe composta por 283 administrativos e 140 médicos.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

24 comentários

  1. Avatar

    Os exames de alto custo não estão sendo realizados! Enquanto isso o paciente padece. VERGONHA

    • Avatar

      Dias atrás uma diretora de hospital disse que gosta de ajudar os pobres. Entendo isso como passar os pobres para a frente da fila. Vc, no julgamento dela, não é pobre. Por isso ficou para trás.

  2. Avatar

    Muitas pessoas morrendo todos os dias.
    Enfermeiros que passam medicações erradas ,isso quando não tem remédio nem avisam, hospital sujo e cheio de moscas..
    Refeições sem horario e de pessima qualidade.
    médicos se contradizem nas avaliações o tempo todo. A gente fica doido com tanta desinformação…
    Ficamos a deriva e sentimos medo pq ninguem sabe de nada ali.
    Ja cansamos de reclamar e não muda nada.
    Nojo desse lugar.

  3. Avatar

    Home bon ece , se pedi ambulanssa ou obinus ele arruma ele é bon memo.

  4. Avatar

    Em ano de eleição esses dinossauros precisam aparecer mesmo que seja numa notícia de um hospital que não faz nada mais do que tem que ser feito: “atender bem a população.

  5. Avatar

    Esqueça voto de professor. Nem apareça pra falar com a classe.

  6. Avatar

    E bobo que acredita em metiras esse ver a vice prefeito do samuca chega de metiras meu pai esta ma fila para opera catarata coisa simples volta redonda ele tem mais 60 anos nos postos de saude nao tem medico velha politica chega bla bla bla voces viu o estacionamento da vila caro fora turma do samuca esse e unico preifeto que anda com seguranca isso e o que tem medo esta bem a maioria e vila brasilia coqueiros sta cruz e nautico e algums empresarios que ganha ser trabalha e turma do samuca e velha politica.

  7. Avatar

    Continua a mesma coisa!! Não mudou nada!!Horrível..
    Frequento este hospital e tudo está da mesma forma. Podridão…
    Tudo politica!!!Perguntar para o candidato a prefeito que é o diretor da bagaça se está tudo bem e melhorando?Qual seria a resposta. Ingenuidade.!!!!!!Tudo mentira. O Hospital está uma m….péssimo.Piorou mesmo
    A reportagem deveria consultar lá. Auditar com empresa independente.vamos ver o resultado.

  8. Avatar

    A população está ficando mais doente, procuram mais os hospitais. Hospital quanto mais vazio é sinal de saúde da população. Há de haver programa preventivo.

    • Avatar

      É isso aí! Mais procura por hospitais é sinal de incompetência na prevenção da saúde da população. Um governante ou um médico devia sentir vergonha de falar em recorde de atendimento hospitalar.

      Vai chegar um dia que os índices de saúde da população será medido pela redução e não pelo aumento de atendimento. Aliás, isso já é feito nos países desenvolvidos.

      Como os gestores brasileiros NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública, eles não sabem disso.

    • Avatar

      Vai chegar um dia também que as pessoas irão parar de assassinar a língua portuguesa

      ” Os índices SERÁ medido ”

      Meu Deus do séu, çocorro !!!

  9. Avatar

    Aí geeente, troca essa foto por favor. Eu imploro, estou tendo orgasmos ,óh desculpe, espasmos que eu quis dizer.
    Lindo demais.

    • Avatar
      Capeta da grota do Santa cruz

      Como dizia o Agnaldo te mostra: e benino ou benina benino!!??

    • Avatar

      Ai, estou vendo! Alguém me abane, please. Quicaloooooo!

    • Avatar

      Eu não tenho nada com isso. Assim como ele sempre me copia, VAI VENDO faz o mesmo com outros comentaristas daqui.

      Eu já alertei que copiar outros é crime. Ele sabe também que o qualquer PC encontra ele mais rápido do que procurando pelas ruas.

      VAI VENDO é outro eleitor de bandidos do PMDB ou petista, pois ambos gostam de desrespeitar as leis.

    • Avatar

      caramba , de dia é Maria de noite é João

      Olha a cabeleireira do vei vendo será que ele é , será que ele é

  10. Avatar

    Baltazar, em todas as eleições às quais concorreu, teve o meu voto. Ao se aliar a esse prefeito perdeu a minha confiança.

  11. Avatar
    Capeta da grota do Santa cruz

    Esse aí da voto tem o meu respeito fez muito por vr

  12. Avatar

    Acho que aqui cabe mais uma ambulancia… Olha quem e o Diretor . Pelo amor de Deus. Apadrinhamento Politico é uma desgraça. Viva a meritocracia, abaixo o Q.I

  13. Avatar

    Começou a campanha eleitoral!

    • Avatar

      Eeee Baitazar…. Essa gente não larga o osso mesmo ein… Esses politicos sempre sobrevoando o gaverno feito mosca de padaria.

  14. Avatar

    O nr de óbitos é recorde tb, exames d alto custo não estão sendo realizados , por isso não se tem laudo para o tratamento do paciente. Como consequência, não há qualidade nenhuma de tratamento e cura do paciente. Mas com certeza este fato chegará ao MP de nossa cidade.

    • Avatar

      Disse tudo!! Eles so deixam os doentes de molho. Quem melhorar ta bom. Quem não melhorar, espera morrer. Duvidam? Todos o dias tem carro da funerária na porta levando. Pelo menos 1 por dia. Exames zero. Medicos e enfermeiros não saem do Whatsapp. É UM VERGONHA.

Untitled Document