Resende – A Câmara Municipal de Resende aprovou mais três indicações de autoria do vereador Olímpio (PCdoB) com pedidos de obras e serviços para a zona rural da cidade. Numa das proposições, o vereador reivindica a realização de melhorias no sistema de drenagem da estrada que liga o distrito da Vargem Grande ao município de Quatis. As outras duas indicações pedem serviços de manutenção nas estradas de acesso às áreas de produção agropecuária e o reforço no serviço de policiamento ostensivo das comunidades rurais do Município.
Segundo o vereador Olímpio, as obras para a melhoria do sistema de drenagem da estrada responsável pela ligação da Vargem Grande (sexto distrito de Resende) à cidade de Quatis são urgentes, “uma vez que a água da chuva tem invadido as casas que ficam na parte baixa desta via, causando prejuízos aos moradores”. O parlamentar destaca também que, “além de possuírem o diâmetro muito pequeno, as manilhas existentes na estrada estão danificadas e soterradas”, motivo pelo qual ele propôs, em sua indicação, a troca por manilhas com diâmetro maior.
Com relação à manutenção das estradas de acesso às áreas onde se localizam as propriedades rurais, Olímpio ressalta que “o acesso muitas vezes se torna difícil, principalmente na época das chuvas, prejudicando dessa maneira o escoamento da produção rural e elevando o custo das mercadorias”.
– A produção agropecuária se trata de uma atividade comercial de extrema importância para Resende e da qual dependem muitas famílias, daí o nosso pleito, no sentido de que as chamadas estradas vicinais recebam uma atenção permanente por parte do poder público – frisa o vereador.
O aumento da violência na área rural motivou a indicação de Olímpio para que policiamento ostensivo desta região do Município seja reforçado. Recentemente, por exemplo, uma moradora da região da Fumaça teve a sua casa invadida por bandidos que, provavelmente, estavam à procura de armas.
De acordo com o vereador, “os produtores e moradores estão apreensivos, diante da possibilidade de serem assaltados ou terem as suas propriedades furtadas”. No seu entendimento, a existência de várias opções de entrada e saída das comunidades rurais para outros municípios dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, sem a necessidade de circulação pela Via Dutra, é um dos fatores que aumenta ainda mais a preocupação dos moradores.
– Por ser extensa e pouco monitorada, a área rural de Resende passou a fazer parte do trajeto de pessoas mal intencionadas. Apenas o reforço do policiamento nessas vias vai ajudar a população a se sentir mais segura – argumenta o autor da indicação.
Segundo Olímpio, apenas para se ter uma ideia dos trajetos que podem ser feitos via zona rural, a estrada de Bulhões dá acesso a Porto Real. Já o acesso às cidades paulistas de Arapeí, São José do Barreiro e Bananal acontece através de duas estradas rurais de Resende (Boca do Leão e Limeira).
No caso destes três municípios do interior do estado de São Paulo, a estrada Resende-Riachuelo representa também uma alternativa de acesso. Isso sem contar as estradas das regiões de Mauá, Fumaça e Engenheiro Passos, que fazem a ligação com cidades de Minas Gerais.
Foto: Divulgação
Olímpio: ‘Por ser extensa e pouco monitorada, a área rural de Resende passou a fazer parte do trajeto de pessoas mal intencionadas ‘