Índio da Costa visita região hoje para falar sobre projeto da Cicuta

by Diário do Vale
Indio da costa

Projeto: Presença de Índio da Costa é esperada para debater questão em torno da Cicuta
(Foto: Divulgação)

Barra Mansa- O deputado federal Índio da Costa (PSD) deve estar hoje em Barra Mansa, tendo na agenda um encontro articulado pelo deputado estadual Nelson Gonçalves (PSD) com lideranças regionais. Na pauta estará o projeto de recategorização de ÁRIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) para RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) da Floresta da Cicuta, apresentado por Índio no fim do ano passado.

O encontro acontecerá no Centro de Promoção Humana, no Ano Bom, Barra Mansa, e vai reunir lideranças de diversas entidades da região, além de representantes da Prefeitura Municipal de Barra Mansa. O objetivo desta reunião é dar continuidade ao assunto já debatido em encontro realizado no Rio de Janeiro, há cerca de duas semanas, onde a Comissão Ambiental Sul e Nelson Gonçalves apresentaram ao autor do projeto uma série de argumentos contrários à proposta de recategorização da Floresta da Cicuta.

Membros da comunidade afirmam, por exemplo, que ao se tornar RPPN – o Poder Público -, via ICMBio -, ficaria desprovido de amostras da natureza original existente na mata. Outro argumento que tal medida poderá ainda representar o fim das visitações com os objetivos educacionais, abrindo possibilidades para visitações educativas, assim como o fim da fiscalização ambiental na localidade. As lideranças afirmam ainda que a transformação da Floresta da Cicuta em RPPN, proposta pelo projeto de lei, inviabiliza as parcerias com a sociedade, o apoio social em busca da proposta de conservação da localidade.

Respaldo

Estes argumentos foram, inclusive, respaldados, em um abaixo assinado, onde 54, dos 70 parlamentares da Alerj, se manifestaram a favor da manutenção da Floresta da Cicuta como ARIE, gerenciada pelo ICMBio. Cópia deste abaixo-assinado, elaborado pelo Nelson Gonçalves, seguiu para a Ministra de Estado do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira, e para o presidente do Instituto Chico Mendes, Cláudio Carrera.

– Esperamos que o conteúdo desse projeto seja reavaliado – ressaltou o deputado Nelson Gonçalves, informando que o deputado Índio da Costa disse que o projeto foi elaborado a pedido do secretário de meio ambiente de Barra Mansa. A proposta de alteração na categoria da Floresta da Cicuta, inicialmente foi feita pela direção da CSN, em documento enviado ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), em fevereiro do ano passado.

Da mesma forma, o pedido seguiu para o Ministério do Meio Ambiente. A ideia da CSN é que a alteração viesse em forma de decreto, mas após mobilização da sociedade o próprio Governo Federal decidiu que a mudança teria de ser feita por projeto de lei. Logo depois a proposta surgiu através de projeto de lei do deputado federal Índio da Costa.

You may also like

12 comments

Capapreta 7 de março de 2016, 21:51h - 21:51

Ninguém deu um pai neste FDP???

MARCELO* 7 de março de 2016, 21:08h - 21:08

VOLTA PRO TEU INFERNO INDIO, E LEVA TEUS AMIGOS DA TRATATIVA DOS LOTEAMENTOS EM BARRA MANSA VOCE TAMBEM VAI PEDIR UM LOTINHO DE TERRA LA NA SANTA RITA, OU NA COLONIA SANTO ANTONIO.

INDIO VOLTA PARA SUA OCA, LEVA NELSINHO, OS MALAS DE BARRA MANSA, APROVEITA LEVA O CRIS E PREFEITO... 7 de março de 2016, 17:38h - 17:38

JÁ ESTOU DE SACO CHEIO DE TANTO CACIQUE PRA POUCO ÍNDIO… PODE PROCURAR SABER TA CORRENDO ALGUMA GRANINHA POR TRAZ… TEM ALGUMA CARNE DEBAIXO DESSE ANGU…

POLÍTICOS ACHO MELHOR DAREM UM TEMPO E FAZEREM ALGO QUE PRESTE NESSA VIDA FÚTIL DE TODOS VOCÊS. TIRANDO O NETO.

Artzen 7 de março de 2016, 17:03h - 17:03

Parabéns, Deputado Nelson Gonçalves e os demais parlamentares que apoiaram toda a mobilização e os anseios da sociedade do nosso Vale. E uma vaia bem grande para a secretaria de meio ambiente de Barra Mansa pela vergonha de defender interesses pessoais e políticos colocando em risco a integridade de uma UC já tão bem protegida nas mãos do governo federal. Que vergonha pro PV hein Sr. Abílio ????!!!

Ecologista 7 de março de 2016, 14:40h - 14:40

Esse índio de índio não tem nada.
vamos desapropriar a cicuta e criar uma reserva ambiental nos moldes do parque da pedra selada, parque do Itatiaia, floresta da Tijuca…
Esse índio quer apito…

jricardo 7 de março de 2016, 14:33h - 14:33

Eu só tenho uma dúvida, como um político, que não é de nossa região, nunca visitou a Cicuta, nem conhecia o lugar, acorda e, do nada, resolve fazer um projeto de lei para recategorizar o local? É só essa minha dúvida.

Marcio Nassif De Magalhaes 7 de março de 2016, 15:27h - 15:27

Concordo com você. Qual o objetivo do Sr. Deputado Índio da Costa em apresentar esse projeto? Muito suspeito… no mínimo, estranho…

Sebastian 7 de março de 2016, 16:48h - 16:48

jricardo,
Segundo o deputado Indio, o pedido de recategorização partiu da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, através da Secretaria de Ambiente. Daí ele ter feito o projeto de lei.
Ocorre que a atual secretária de ambiente está toda enrolada porque em outubro 2015, ela mesma assinou junto com vários outros conselheiros uma moção favorável para que a Cicuta permanecesse como ARIE quando da realização da Conferência Municipal de Ambiente. Agora, depois que assumiu o cargo de secretária, ela mudou de opinião… rsrsrsrsr… não é hilário?

jricardo 8 de março de 2016, 09:43h - 09:43

Caro Sebastian, muito obrigado pelo esclarecimento, agora a dúvida é outra, o que fez a atual secretária do meio ambiente de Barra Mansa mudar de opinião? Muito estranho.

Tudo as claras 7 de março de 2016, 10:51h - 10:51

Esse índio não gosta de natureza. Esse secretário de meio ambiente de Barra Mansa, não gosta de meio ambiente. Os dois devem gostar é de dinheiro.

PAGADOR DE IMPOSTOS 7 de março de 2016, 08:25h - 08:25

“Esperamos que o conteúdo desse projeto seja reavaliado – ressaltou o deputado Nelson Gonçalves, informando que o deputado Índio da Costa disse que o projeto foi elaborado a pedido do secretário de meio ambiente de Barra Mansa.” penso eu que as mudanças na Pasta de Meio Ambiente de Barra Mansa começa a ficar as claras. Comunistas a serviço dos grandes empresários. Vamos lembrar disso em outubro.

BARRAMANSENSE 7 de março de 2016, 08:19h - 08:19

só podia mesmo ter vindo da PMBM (CSN PEDE UM DL, O GOVERNO PROPÕE UM PL, ENTRA O DEPUTADO FEDERAL CITADO E ATENDENDO UM PEDIDO DO SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE BARRA MANSA e FAZ O PL).Parabéns Deputado Nelson Gonçalves, corta o mal pela rais.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996