Inês Pandeló participa de marcha das mulheres Negras

by Paulo Moreira

Foto: Divulgação
Inês caminha com integrantes do Sindicato das Domésticas na Marcha das Mulheres Negras

Barra Mansa – A pré-candidata a deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores e também uma das fundadoras da Associação Mulher, Ambiente, Cidadania e Economia Solidária, Inês Pandeló, participou neste domingo (31), da VIII Marcha das mulheres Negras. O evento ocorreu na Avenida Atlântica, em  Copacabana, na Zona Sul do Rio e teve como tema ‘Pela vida, direitos, dignidade e por uma sociedade justa e antirracista. Mais mulheres negras no poder!’.

Inês destacou que a marcha é uma alusão ao dia 25 de julho, quando é celebrado há 30 anos, o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e no Brasil o dia também de Tereza de Benguela. O movimento trouxe à tona algumas reivindicações do momento, como a igualdade de salários. “As negras também são as que mais sofrem violência  domestica, que mais morrem em decorrência do parto e cesareana. Além disso, muitas sofrem violência obstétrica”.

A petista disse que, embora não tenha nascido negra, reconhece a luta das mulheres e está sempre junto delas. “Como deputada e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, no período em que estive na Alerj, sempre estive aberta para receber as reivindicações dos movimentos de mulheres negras. Em meio a tanta violência e ameaça à democracia, este ato é muito ainda mais importante”, analisou.

A Marcha reuniu em torno de 10 mil mulheres vindas de  caravanas de mulheres negras de 34 municípios do Estado do Rio de Janeiro.  Ainda durante o evento, o combate à violência ganhou maior destaque, já que, segundo a organização do movimento, as  mulheres negras são as principais vítimas do feminicídio, da violência doméstica, da mortalidade materna e do desemprego.

You may also like

1 comment

Jorge Lucas 1 de agosto de 2022, 17:52h - 17:52

Ano de eleição….
Não tinha 10 mulheres nesta marcha

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996