Inscrições para ‘Parlamento Juvenil’ na Alerj vão até o dia 7 de junho

by Diário do Vale

Estudantes de escolas estaduais viverão uma semana como ‘parlamentares juvenis’ e poderão propor projetos a serem votados pela Assembleia
(Foto: Alerj)

Rio- Discutir e votar propostas que garantirão o desenvolvimento do estado e o bem-estar da sociedade. O trabalho é de gente grande, dos deputados eleitos por cada município fluminense, mas, durante uma semana, eles vão ter a ajuda de uma turma com um olhar diferenciado. Estudantes de escolas estaduais eleitos  para participar da 12ª edição do Parlamento Juvenil (PJ) irão à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) ter a experiência de um deputado estadual, discutindo e votando projetos que poderão ser analisados pela Casa e se tornar uma lei com efetividade em todo o território fluminense.
As inscrições para o projeto estão na sua fase final e só poderão ser realizadas até o dia 7 de junho através do site https://www.parlamento-juvenil.rj.gov.br/.
Cada município do Rio de Janeiro pode ser representado por um parlamentar juvenil. Exceto, a capital do Estado, que contará com três representantes e outros tês municípios com maior número de candidatos inscritos válidos, que terão dois PJ’s.
Para participar, os jovens devem ter entre 14 e 17 anos de idade e estar cursando o 1º ou o 2º anos do Ensino Médio em unidades da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc).
Os alunos que desejarem apenas eleger os seus representantes também deverão se inscrever. Para ser um eleitor, é preciso cursar a partir do 8º ano do Ensino Fundamental. A semana do Parlamento Juvenil tem seus custos arcados pela Assembleia Legislativa, incluindo transporte, hospedagem, alimentação e atividades.

Medidas aprovadas

Essa é a primeira edição do Parlamento Juvenil realizada após a aprovação pela Alerj de leis e resoluções criadas pelos parlamentares juvenis, entre eles Larissa Westfal, de Itaguaí, na Região Metropolitana. Durante a 11ª edição do PJ, realizada em 2018, ela apresentou um projeto para reunir em um portal online propostas legislativas de qualquer cidadão que poderiam ser votadas pela Alerj.
A ideia, que se tornou a Resolução 09/19, foi aprovada pelos deputados estaduais e a plataforma está em fase de implementação na Assembleia Legislativa. “Assim como o Parlamento Juvenil reúne vários estudantes, a minha proposta foi reunir ideias de diferentes lugares que tragam benefícios para todo o estado”, disse a jovem.
Outra jovem que está entre os autores dos primeiros projetos do PJ a serem aprovados pela Casa é a Mariana Zilda, de Araruama. A Lei 7.910/18, que cria o Dia Estadual de Promoção da Liberdade e do Respeito a Todas as Religiões, nasceu do preconceito observado e vivido pela jovem. “Eu e muitos jovens já passamos por isso e vimos como isso interfere nas nossas vidas, seja pelo aspecto psicológico ou profissional”, comentou Zilda.

‘Onde ideias ganham voz’

O tema do Parlamento Juvenil 2019, “Onde ideias ganham voz”, reforça a necessidade de uma participação popular mais efetiva, um dos desafios da Alerj, e representa também um momento importante do Legislativo Fluminense, por envolver, em um único projeto, os 92 municípios do estado. Para o deputado responsável pelo Parlamento Juvenil, Renan Ferreirinha (PSB), esse é o maior projeto institucional da Alerj e seu impacto é real. “Trabalhar com os jovens a democracia participativa e trazê-los para a Alerj para discutir e entender que política se faz em conjunto é uma representação muito grande”.
Na última semana, Ferreirinha participou de uma ação de divulgação do PJ no Colégio Estadual Antônio Maria [LINK 1], na capital, onde estuda o jovem Maurício Ramos. Ele disse que irá se inscrever no Parlamento Juvenil para desenvolver projetos voltados à melhoria do transporte público.
-Eu morava em Bangu, na Zona Oeste, e  tinha que vir de trem para a escola. São inúmeros problemas, os trens são muito cheios e muito quentes. Precisamos aumentar a frota e colocar ar-condicionado em todos os veículos – disse o aluno do segundo ano do Ensino Médio.
O gestor do Parlamento Juvenil, Wanderson Nogueira, comentou que a democracia precisa de renovação.
-É o momento mais estadual da Alerj e os jovens têm dado aula para a gente, trazendo ideias de todas as cidades. Quando essas ideias se encontram em um só lugar, elas demonstram que têm força juntas e que essa união vai tirar o Rio de Janeiro da crise – declarou.

Confira o calendário completo do projeto

Inscrições: até o dia 7 de junho
1º turno das eleições: 13 de junho
Debates municipais: 17 de junho a 3 de julho
2º turno das eleições: 4 a 7 de julho
Cursos à distância: 16 a 29 de setembro
Capacitação presencial: 2 a 11 de outubro
Semana do PJ na Alerj: 24 a 30 de novembro

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996