sexta-feira, 15 de outubro de 2021 - 19:37 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Isaac requer adaptação da Guarda Municipal de Volta Redonda à nova lei

Isaac requer adaptação da Guarda Municipal de Volta Redonda à nova lei

Matéria publicada em 11 de abril de 2017, 21:21 horas

 


Isaac: ‘A implantação da lei federal na GM de Volta Redonda trará maior segurança para o nosso município’ (Foto: Paulo Dimas)

Isaac: ‘A implantação da lei federal na GM de Volta Redonda trará maior segurança para o nosso município’
(Foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda – O vereador Isaac (PEN) apresentou ao plenário da Câmara Municipal de Volta Redonda um requerimento ao prefeito Samuca Silva (PV) para que ele tome as providências para que a Guarda Municipal se adapte à lei que regulamenta a corporação, sancionada em outubro de 2014.
De acordo com Isaac, que atuou por mais de 30 anos na Guarda Municipal de Volta Redonda antes de se aposentar, a principal providência a ser tomada é a transformação da corporação em uma entidade independente na estrutura do governo.
A Guarda Municipal de Volta Redonda é, atualmente, um departamento vinculado à secretaria de Governo. É necessário que o prefeito envie uma mensagem á Câmara Municipal, criando o órgão como uma corporação independente.
— A implantação da lei federal na GM de Volta Redonda trará maior segurança para o nosso município. Contribuirá para a segurança de Volta Redonda. Os guardas municipais estão preparados para desenvolver  um trabalho parecido com o da Polícia Militar. Os cursos preparatórios são os mesmos oferecidos para a GM e a PM. Existe uma luta geral para que a GM integre forças de segurança pública. A população ganhará muito com isso — afirma Isaac.
O vereador afirmou que vários dos itens que a lei federal estabeleceu, como a atuação da Guarda Municipal como auxiliar na proteção da população e na pacificação de conflitos, ou a possibilidade de guardas municipais usarem armas, já são realidade em Volta Redonda, assim como o comando da corporação por um de seus integrantes.
A lei estabelece que, para municípios com população entre 50 mil e 500 mil habitantes, o efetivo da Guarda Municipal poderá ser de até 0,3% da população, segundo a estimativa mais recente do IBGE. No caso de Volta Redonda, isso significa que o efetivo máximo será de cerca de 790 pessoas, mas de cinco vezes o número atual, que está em torno de 150.
De acordo com Isaac, isso abre a possibilidade de a prefeitura realizar um concurso para ampliar o efetivo da Guarda Municipal.

Audiência pública

Isaac participou, no dia 28 de março, de uma audiência pública na Alerj, em que foi discutida a lei que regulamentou as guardas municipais e o fato de boa parte dos municípios do Estado do Rio ainda não terem adaptado suas corporações á nova lei.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

15 comentários

  1. tem que acabar com os flanelinhas sera possivel que ninguem faz nada esse politicos sao muitos ruim.

  2. sabem de nada so fofoqueiros

    que taçdar uma arrumada nesse transito primeiro pois em porta de escola principalmente na vila todos em fila dupla no meio da rua deu 5 horas ate as 20 ninguem consegue andar de carro onibus e vc nao ve um guarda se quer acorda vereador vamos primeiro arrumar a cidade depois compra um 22 e da pros guarda o vontade de andar armada pq sera fazer bico ou m…..

  3. E o FAPS….. VARRERAM PRÁ DEBAIXO DO TAPETE???? NINGUÉM FALA NO FAPS….. ENQUANTO ISTO OS POBRES SERVIDORES SEM ATENDIMENTO HOSPITALAR. VERGONHA DEIXADA PELO NETO E IGNORADA PELO SAMUCA E VEREADORES….

  4. Quem fala mal da guarda municipal de Volta Redonda, não conhece a de Barra Mansa.
    Não estou criticando os profissionais, talvez seja por falta de estrutura mesmo.
    Mas o fato é que Barra Mansa vive em um caos, principalmente no trânsito. A maioria dos motoristas acham normal infrigir as leis de trânsito. Já bastaria o problema da linha ferrea cortando a cidade. Mas os condutores pioram a situação.
    790 concursados, aumentaria sim, a folha de pagamento. Mas sendo bem distribuido pela cidade, seriam muito bem vindos. Principalmente nas periferias, porque também pagam impostos, como os bairros centrais.

  5. Parabéns Issac!!! O serviço da Guarda vai muito além da segurança dos postos e escolas. A Guarda Municipal hoje está presente nas ruas, fazendo a segurança do nosso maior patrimônio que é nossa população.

  6. Parabéns Isaac!!! A nossa cidade precisa de uma guarda melhor preparada, capacitada e com estrutura para desenvolver seu papel na segurança pública. Já não conseguimos imaginar nossa cidade sem a atuação da Guarda Municipal.

  7. clona Juliana da silva

    Parabéns ao vereador por essa iniciativa pois está aí a lei 13022 e vemos comentários de merda em.relação ao serviço da guarda. Sou a favor sim pois a GCM e.um órgão de segurança pública e.que realiza um ótimo serviço na cidade e porte de arma já é direito do guarda sou a favor com certeza a cidade só tem a ganhar pois são profissionais da segurança públicá apoiado e parabéns vereador.e aos desinformados leiam a lei federal 13022

  8. quando defendemos muito os nossos órgãos de seguranças, é que a algum de errado de como conduzimos o nosso País, nossos estados e municípios, precisamos é mudar a cara do nossos três poderes e assim fazer avaliações, e assim fazer ações mais eficazes.

  9. Kkkk é uma piada, dar arma de fogo nas mãos da GM de VR, não sabem portar um cacetete ate hoje quanto mais arma de fogo, a maioria não tem preparo pra lidar com o cidadão fazem vista grossa pela cidade com determinadas situações.. Estão longe de sonharem em portar armas.

  10. Parabéns ! A Guarda Municipal merece !!!! é uma instituição que trabalha para a melhoria da Segurança Pública de Volta Redonda, juntamente com a Policia Militar e a Policia Civil. uma cidade que está sendo invadida por marginais de outros lugares e a Guarda tem dado um suporte incrível as demais Forças Policiais !!
    Hoje no Brasil é incontestável o serviço das Guardas municipais na Segurança Pública !! Os cidadãos de Bem em VR, sabem disso ,o quanto é importante nossa Guarda Municipal ! É isso aí Vereador !!1

  11. não vejo o nosso órgão municipal no caso dos guardas municipais de desenvolverem trabalho de segurança externa, ainda mais aumentarem efetivo para aumentar os gastos do nosso município, temos é que colocar a guarda 24 horas nas portas das escolas públicas e estaduais, 24 horas vigiando nossos patrimônios.

  12. Só piora… meu deus…

  13. Deus me livre lembram quando a guarda Municipal usava armas tinha até grupo de extermínio entre eles ou vocês esqueceram como era antigamente.

  14. Parabéns vereador, a população de bem da nossa cidade com certeza irá se beneficiar da atuação mais incisiva da Guarda Civil no policiamento preventivo/ostensivo no nosso município.

Untitled Document