terça-feira, 22 de outubro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Jefferson Mamede presta homenagem a Sônia Coutinho pelo Dia Internacional da Mulher

Jefferson Mamede presta homenagem a Sônia Coutinho pelo Dia Internacional da Mulher

Matéria publicada em 14 de março de 2019, 18:16 horas

 


Barra Mansa – O vereador Jefferson Mamede (PSC)  homenageou, na noite desta quinta-feira (14), durante sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a ex-vereadora Sônia Coutinho.  O evento aconteceu no palácio Barão de Guapy e reuniu diversas autoridades. Ao todo, 19 mulheres foram homenageadas.

Sônia Coutinho vem se destacando em Barra Mansa por sua luta em favor das pessoas com deficiência, sendo que todos os serviços de Educação Especial do nosso município foram criados por ela ou por sua influência. Sônia foi a primeira foi a primeira professora de Educação Especial de Barra Mansa no ano de1969, no Jardim de Infância Cosme e Damião, escola de sua tia Ruth Coutinho.  Também foi diretora da primeira escola especial, a Escola Municipal Coelhinho Sabido, que daria origem à APAE.

Sonia participou ativamente da história da Educação Especial no Sul do Estado, tendo integrado a Equipe Técnica Regional de Educação Especial (ETRESP), posteriormente ETESP. Em sua luta por um atendimento de qualidade aos deficientes, sempre participou ativamente em diversos Conselhos e associações, e, após a extinção das ETESPs, o Governo Municipal da época municipalizou o serviço, dando origem ao  CEAT (atualmente CEMAE, coordenado por ela).

Sempre sensível ao sofrimento das pessoas, Sônia Coutinho teve sua vida entrelaçada, de forma muito atuante,na luta pelas causas sociais.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document