domingo, 9 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Jonas destaca visão do futuro em entrega de sala de robótica

Jonas destaca visão do futuro em entrega de sala de robótica

Matéria publicada em 8 de abril de 2016, 21:44 horas

 


robotica

Barra Mansa – O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins (PC do B), declarou, durante a entrega de uma Sala de Robótica na escola Clécio Penedo, que o objetivo dele com iniciativas como essa é preparar os alunos para as exigências do mercado de trabalho no futuro.
— Barra Mansa será um celeiro de mão de obra no futuro. Muitas indústrias, entre elas as montadoras, dependem da robótica. Alunos que tenham uma formação inicial nesse campo poderão se destacar mais na formação específica, obtendo melhores as melhores colocações no mercado de trabalho — disse.
Ele também fez um agradecimento especial a ex-secretária de Educação Lusia Melchiades pelo empenho em implementar o programa.
— A vontade e a garra da professora Lusia foram fundamentais para a concretização dessa proposta. Quando me deparo com essa realidade sinto que é necessário um programa que desafie, que construa o conhecimento dos nossos alunos e ainda aprimore suas habilidades vocacionais. Além disso, a robótica consegue fazer um elo entre as disciplinas. Acredito que seja mais efetivo e inclusivo ensinar a robótica focada nos seus próprios problemas e conceitos, pois faz o aluno trabalhar mais e perde a facilidade que geralmente é inimiga do ensino. Por fim, quero dizer do meu orgulho por esta escola, que há tempos foi alvo de fatos negativos e hoje, nos remete a grandes avanço — ressaltou Jonas.
O diretor do Colégio Clécio Penedo, João Cristiano, agradeceu ao prefeito Jonas pela unidade abrigar o projeto piloto do ‘Robótica na Escola’. Representando o Poder Legislativo, o vereador Cláudio Cruz, o Baianinho, indicador da unidade escolar para o programa, não escondeu sua emoção. “Essa escola tem uma grande representação na minha vida pessoal. Minha mãe foi a primeira merendeira aqui e lutou, bravamente, para criar seus filhos. Tenho um grande orgulho dessa história’.
Participaram ainda da cerimônia o líder do governo na Câmara, vereador Vicente de Paula Ferreira, o Pissula, familiares do artista plástico Clécio Penedo, que dá nome a unidade escolar, secretários de governo e educadores.

O programa de Robótica

Alunos da rede municipal de Barra Mansa acabam de ganhar a oportunidade para realizar experimentos robóticos. Trata-se do programa Robótica na Escola, lançado pelo prefeito Jonas Marins na manhã desta sexta-feira no Colégio Clécio Penedo, no bairro Nova Esperança. A iniciativa é pioneira na América Latina. A primeira etapa acontecerá em 26 escolas, em desenvolvimento de cinco fases, com duração de seis meses cada.
O programa tem à frente cerca de 30 servidores de carreira do município. Segundo a coordenadora do Robótica na Escola, Michelle Rezende, a decisão ocorreu para que o programa tenha condições de ser inserido na grade curricular do município e também de  ter continuidade, independente do gestor que estiver no Executivo.
— Uso como exemplo o Música nas Escolas, que hoje projeta Barra Mansa no cenário regional, estadual e até para o mundo, a exemplo de quando o Papa Francisco esteve no Rio e os músicos do projeto foram convidados para homenageá-lo durante a recepção. Nossa proposta é introduzir o conceito de robótica, elaborar construções robóticas, de maneira a realizar experimentos e levantar hipóteses, testá-las e avaliar os seus resultados — disse.
Michelle destacou ainda outros focos do programa, como a promoção do estudo de conceitos multidisciplinares – em ciências, física, geografia, matemática, química, inglês, e outros, além do estímulo a criatividade e a capacidade de resolução de problemas e o reconhecimento da importância do trabalho em equipe.
— Nos dias atuais, o avanço da tecnologia na tela do celular tem isolado nossos jovens do convívio em grupos. Este também será um momento para resgatar o trabalho em equipe e de mostrar aos participantes que aprender pode ser divertido e prazeroso — completou.
A capacitação dos profissionais do Programa Robótica na Escola termina neste mês. A intenção é que a cada fase concluída do programa seja apresentada uma mostra com os trabalhos produzidos. Só para ter ideia, no Colégio Clécio Penedo a sala de robótica conta impressora em 3D, com capacidade para produzir experimentos estudantis voltados à saúde, como próteses, e a também para a indústria automobilística. Na unidade ainda será possível experimentar a construção de semáforos, luminárias RGB, que podem auxiliar os alunos na automatização do sistema de suas casas e o controle de LEDs com potencializador.
O projeto vem sendo desenvolvido há dois anos, totalmente pela secretaria municipal de Educação, de acordo com o atual gestor da pasta Deyvison Silvestre. “Trouxemos o que tem de mais avançado na área de robótica para Barra Mansa. O investimento foi de R$ 500 mil nesta primeira fase do programa. Em contrapartida, nossos alunos terão melhor oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e no ensino superior. Em cada 26 escolas, 60 alunos serão selecionados para integrar o programa, sendo que o primeiro critério para esta escolha será a possibilidade de comparecer à unidade no contraturno escolar”, disse o secretário.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Robótica no brasil funciona assim, pesquisa no google algum robô legal feito fora do brasil, compra tudo desde motor a carcaça e os alunos montam kkkkk, quero ver construir tudo como o pessoal internacional faz e inovando a partir do zero, isso sim é trabalho de tecnologia, brasil só é bom mesmo em plantar soja.

  2. Avatar

    Queria mesmo era saber quem é a linda loira?!?!
    ;)))))))

Untitled Document