Lei exige coletores de chorume em caminhões de lixo

by Paulo Moreira
Quinto: ‘A nossa luta em defesa do meio ambiente não é de hoje’

Quinto: ‘A nossa luta em defesa do meio ambiente não é de hoje’

Volta Redonda – Uma emenda de autoria do presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, Edson Quinto (PR) determina que as empresas prestadoras de serviço de coleta de lixo, no município de Volta Redonda, deverão possuir em seus caminhões coletores de chorume. A determinação foi aprovada na sessão do dia 25 de abril, e segue em tramitação para aprovação e sanção do Executivo.

Segundo Quinto, o projeto visa enfatizar a importância da coleta desta substância líquida resultante de degradação dos resíduos sólidos e provenientes de lixos e aterros sanitários.

— É de grande responsabilidade ambiental esse projeto. O objetivo é evitar que o chorume, líquido resultante da decomposição dos resíduos orgânicos (lixo), escorra dos caminhões de coleta, caiam nas vias públicas. Atualmente, o chorume escorre dos caminhões de lixo nas vias, causando poluição e transtornos à ordem pública – declarou o presidente da Câmara.

Implantação de aterros sanitários

Tornou-se lei municipal em Volta Redonda, o projeto, também de autoria de Edson Quinto, que proíbe a implantação de aterros sanitários e centro de tratamento de resíduos sólidos urbanos e industriais, de saúde e de entulhos (proveniente da construção civil), em um raio inferior a 5 quilômetros de área urbana, hospitais e mananciais hídricos.

— A nossa luta em defesa do meio ambiente não é de hoje. Temos a preocupação com o cidadão e as diversas formas de preservação da nossa cidade. Comemoro a aprovação da lei, e o nosso próximo passo é que se torne obrigatório em caminhões de lixo a coleta do chorume — lembra Quinto.

You may also like

1 comment

Juliano Freitas 3 de maio de 2016, 19:39h - 19:39

Pois é, o lixo vai para os Quinto de Barra Mansa, não precisa se preocupar com lei. Alias os caminhões com lixo de Volta Redonda passam por dentro de Barra Mansa sem nenhum problema quando o correto seria passar fora da cidade, mais Barra Mansa é mansa mesmo.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996