Leiteiro é o novo presidente da Câmara Municipal de Barra Mansa

by Paulo Moreira
Eleito: Leiteiro venceu disputa pela Câmara de Barra Mansa com mais de 50% dos votos

Eleito: Leiteiro venceu disputa pela Câmara de Barra Mansa com mais de 50% dos votos

Barra Mansa –  Os vereadores da Câmara Municipal de Barra Mansa elegeram na sessão de quinta-feira (17) a nova mesa diretora da casa legislativa. O vereador José Luiz Vaneli, o Leiteiro, foi eleito presidente com dez votos, contra seis de Ricardo Arbex e três de Pedro Paulo Lopes, o Pedrinho. A eleição foi considerada surpresa, pois até o dia da votação Leiteiro não havia se lançado como candidato. Porém, vereador Luiz Antônio Cardoso, que concorria com Arbex e Pedrinho, abriu mão da disputa. Pedrinho e o atual presidente, Marcelo Borges, decidiram então apoiar Vaneli.

Leiteiro exerceu a presidência no primeiro ano deste mandato sendo sucedido pelo vereador Marcelo Borges, presidente nos anos de 2014 e 2015. A mesa diretora para o ano de 2016 é composta, ainda, pelos vereadores: José Marques, 1º vice-presidente; Marcelo Borges, 2º vice-presidente; Ademilson Pereira Câmara, 1º secretário e Jaime Alves de Almeida, 2º secretário. Para a função de 1º secretário houve um empate entre os vereadores Ademilson Pereira Câmara e Rodrigo Drable, que renunciou à disputa, sendo eleito o vereador Ademilson, que já exerce a função no atual período legislativo.

Os vereadores Ricardo Arbex e Pedro Paulo Lopes, o Pedrinho, que também concorreram à presidência, afirmaram que a casa legislativa vai ser comandada por “boas mãos” através do vereador Leiteiro. Para Arbex, não houve derrota.

— Parabenizo o vereador Leiteiro pela eleição, foi uma disputa saudável e sabemos que a Câmara será entregue em boas mãos. Agradeço aos vereadores que confiaram na minha candidatura e à oportunidade de ser vice presidente na gestão do presidente Marcelo Borges, onde aprendi muito. Saio perdendo, mas ganhando — afirmou Arbex.

O vereador Pedrinho ressaltou que o próximo ano é de união entre os vereadores.

— Eu tinha consciência que seria uma eleição difícil, mas a Câmara demonstra com este resultado que mesmo os poderes sendo harmônicos, são independentes, e os vereadores é que elegem o presidente desta casa. Sabemos que o vereador Leiteiro está preparado para ser o presidente e em 2016 precisamos mais do que nunca da união dos vereadores para trabalhar por Barra Mansa — disse Pedrinho.

O vereador Luís Antônio Cardoso também afirmou a importância da união dos poderes para benefício de Barra Mansa.

— A eleição da mesa é uma situação muito importante para a Câmara. Eu, inicialmente, era candidato mas renunciei à candidatura em favor de um projeto de continuidade. Parabenizo os vereadores que se candidataram e ao vereador Leiteito, que foi eleito. Em 2016 precisamos continuar a parceria com os governos municipal, estadual e federal porque a cidade precisa muito desta união — afirmou Luís Antônio.

O presidente eleito para o ano de 2016 afirmou que, mesmo havendo divergências existentes entre os vereadores, o objetivo comum é fazer o melhor trabalho pela população de Barra Mansa.

— Nem todos são a favor ou contra o governo municipal, mas somos todos a favor da população. Quando há uma mensagem do Executivo que não está completamente entendida, não podemos votá-la. Nós vamos buscar informações para poder votar com consciência. No começo do ano, eu havia desistido da minha candidatura à presidência, mas fui convidado por vereadores para dar continuidade ao trabalho feito com muita lisura e competência pelo Marcelo nestes dois anos como presidente — afirmou Leiteiro.

Leiteiro avaliou que assume uma Câmara diferente da que foi presidida por ele em 2013.

— Vai ser difícil ser presidente depois do Marcelo, que implantou um modelo de gestão de austeridade, que refletiu em grandes economias, sem perder em qualidade, dando sempre condições de exercermos nosso trabalho. Vamos dar continuidade a este trabalho, nos dedicando ao máximo, como sempre fizemos, priorizando que o dinheiro público seja tratado com cuidado. Ser presidente em ano de eleição é muito difícil, mas me sinto preparado e parabenizo toda a mesa eleita — avaliou o vereador Leiteiro.

Vereadores de oposição veem derrota de Jonas

Os vereadores Rodrigo Drable e Luiz Furlani, que formam o bloco de oposição ao prefeito Jonas Marins na Câmara Municipal, afirmaram que o resultado da eleição para a presidência do Legislativo caracteriza uma derrota para o prefeito. Eles afirmam que Jonas teria articulado em favor de Ricardo Arbex. “Acredito que o ano que vem será diferente deste, na relação entre o Executivo e o Legislativo de Barra Mansa”, disse Drable. Furlani acrescentou que percebe uma redução na influência que o prefeito exerce na Câmara Municipal.

Já o presidente eleito afirmou que manterá uma postura voltada para o bem da cidade:

— Vou defender o que for bom para Barra Mansa e seu povo. Loucuras não contarão com meu apoio, mas se o prefeito zelar direito pelo interesse da população terá o meu apoio até para a reeleição. Quanto ao futuro político, a Deus pertence — disse Leiteiro.

Câmara autoriza realização de concurso público

Antes da eleição da mesa diretora, os vereadores realizaram sessão ordinária. Em pauta mensagens do Executivo. Os vereadores autorizaram a realização de concurso público pela prefeitura de Barra Mansa. A mensagem prevê que sejam disponibilizadas mais de mil vagas a serem preenchidas através do concurso público. As vagas são para a administração direta(secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Habitação, Desenvolvimento Rural, Controladoria Geral) SAAE, Susesp e Fundação de Cultura. De acordo com a mensagem, o gasto de pessoal, mesmo após a realização do concurso, não ultrapassa o limite legal.

Entrou em votação, ainda, a mensagem do Executivo que altera a lei de eleição de diretores escolares da rede municipal. Os vereadores solicitaram a retirada da mensagem para que a matéria fosse amplamente discutida entre os diretores e representantes do SEPE, que divergem na alteração da lei.

 Eleição na Câmara acompanha mudanças no PSDB

A advogada e professora aposentada Maria Lúcia Xavier Pacheco assumirá a presidência do PSDB de Barra Mansa em janeiro, em substituição ao José Luiz Vaneli, o Leiteiro que foi eleito presidente da Câmara Municipal.

Nesta sexta (18), às 19 horas, numa festividade do PSDB, Maria Lucia recebeu, por escolha do Diretório de BM, o título de Tucana do Ano.

Maria Lucia foi secretária de Educação nas administrações de Marcelo Drable e Luiz Amaral.

You may also like

2 comments

Rogério 19 de dezembro de 2015, 23:49h - 23:49

Incrível os nossos políticos. O vereador em questão nem era candidato e foi eleito. Como pode?

Aposentado sem 13o.salário 19 de dezembro de 2015, 09:22h - 09:22

Pior Câmara de todos os tempos subordinado ao Jonas, só olham o umbigo, nada fazem em prol da sociedade bastam ver o descaso na questão do Saae que vem explorando o povo, somente os Vereadores Rodrigo Drable e Furlani brigam em favor do povo, o restante capinam ruas, ficam pintando muro de colégio…são uns alienados!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996