Barra Mansa – O empresário Leonardo dos Santos, o Léo da Joalheria, confirmou nesta terça-feira (6) ao DIÁRIO DO VALE que é pré-candidato à prefeito de Barra Mansa nas eleições de 2024. Léo se coloca no pleito para a sucessão do atual prefeito, Rodrigo Drable, que está em segundo mandato e não pode mais disputar o cargo.
– Venho me preparando ao longo dos anos para encarar o desafio de governar a cidade que nasci, fui criado e tenho minha vida empresarial. Sou apaixonado por Barra Mansa e quero vê-la prosperar ainda mais – disse o pré-candidato.
Em 2022, Léo disputou sua primeira eleição como deputado federal pelo Podemos (20), obtendo 3.192 votos. “Foi minha primeira experiência eleitoral efetiva. Percebi que a população precisava de mais atenção e um olhar criterioso para os problemas. Não posso virar as costas neste momento de transformação em que Brasil vive. Temos que nos dedicar para ajudar o próximo. E as questões sociais me preocupam”, disse Léo.
Currículo – Léo Santos começou sua atuação na vida pública de Barra Mansa, em 1999, quando ele e um grupo de amigos fundaram a CDL Jovem da cidade. O projeto teve foco na área social e comercial, desenvolvendo ações em diversas áreas e bairros de Barra Mansa. Em 2006 e 2007, Léo assumiu a presidência da CDL Jovem. “Começamos o projeto ‘Venha brincar conosco’, que reuniu milhares de crianças no parque da cidade. Foram seis edições. O trabalho na Flumisul, nos conselhos da prefeitura, como o da Susesp também me mostrou como funciona o setor público e venho ao longo dos anos me preparando”, lembrou.
Em 2020, Léo Santos assumiu a presidência da CDL de Barra Mansa em meio a pandemia do coronavírus. Ele se destacou nas ações de defesa dos comerciantes e comerciários. “Tivemos uma ação efetiva para garantir o emprego, a proteção da saúde dos funcionários e o equilíbrio entre o setor público, o sistema de saúde e o cidadão. Foi difícil, mas vencemos e conseguimos superar esse momento tão difícil”, relatou Léo. Outro ponto lembrado por ele foi o projeto de enfeites de Natal de Barra Mansa, em 2020. “A CDL fez uma ação conjunta com a Aciap, o Sicomércio e a prefeitura. Fizemos um grande investimento enfeitando a cidade para o maior natal que Barra Mansa já teve”, destacou.
Em 2016, como vice-presidente do antigo PHS (atual Podemos), Léo participou efetivamente das eleições municipais. O partido elegeu o então vereador Elias da Corbama.