Luiz Sérgio pede depoimento de ex-gerente de segurança empresarial da estatal

by Diário do Vale

Luiz Sergio arquivo

Brasília e Angra dos Reis – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras ouviu ontem, às 9h30, o depoimento do ex-gerente de Segurança Empresarial da Petrobras Pedro Aramis de Lima Arruda. O depoimento de Arruda foi pedido pelo relator da CPI, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ):

— (Arruda) foi membro da comissão interna da Petrobras que investigou as denúncias de improbidade e pagamento de propina relacionadas à empresa SBM Offshore. Portanto, a oitiva do referido servidor será fundamental para esclarecimento de superfaturamento e gestão temerária na construção e afretamento de navios transporte, navios-plataforma e navios-sonda — justificou o deputado.

Pedro Arruda integrou comissões internas de investigação na Petrobras relativas a suspeitas de pagamento de propina a funcionários da estatal pela empresa holandesa SBM Offshore, bem como à compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e suspeita de prática de sobrepreço na construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Em depoimento à Justiça Federal do Paraná, em que correm os inquéritos da Operação Lava Jato, Arruda disse que havia indícios de direcionamento e sobrepreço nos contratos do Comperj, obra orçada em mais de 13 bilhões de dólares.

Ele não apresentou provas de irregularidades, mas elencou o que chamou de indícios. Segundo o ex-gerente, as propostas das empresas eram muito altas em relação ao custo estimado pela Petrobras e a estatal fazia ajustes e, em alguns casos, cancelava as licitações até que as propostas pudessem ser aceitas.

A Petrobras aceitava propostas que estivessem dentro da margem de 15% a menos a 20% a mais que a estimativa de custos feita pela própria estatal.

Arruda também afirmou que a área de engenharia da Petrobras foi pressionada pelos ex-diretores Paulo Roberto Costa (Abastecimento) e Renato Duque (Serviços) para apressar a construção, prevista inicialmente para terminar em 2014. “Isso deu margens a uma série de quebras dos procedimentos habituais da Petrobras”, disse.

SBM

O ex-gerente de Segurança Empresarial também integrou comissão interna que investigou a suspeita de pagamento de propina pela SBM a diretores da Petrobras. Em depoimento em agosto do ano passado à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, ele declarou que a comissão interna da estatal não encontrou provas do pagamento de propina.

A SBM alugava navios-plataforma para a Petrobras e é suspeita de ter feito pagamento de propina de 92 milhões de dólares. A acusação foi reforçada pelo depoimento do advogado Jonathan Taylor à CPI. Ele estimou os valores com base no percentual de comissão que a SBM pagava, no período, ao representante da empresa no Brasil, Júlio Faerman.

Faerman também foi acusado pelo ex-gerente da área de Serviços da Petrobras Pedro Barusco de ter pagado propina em troca de contratos da SBM com a Petrobras.

 

You may also like

1 comment

zé brega 26 de junho de 2015, 08:48h - 08:48

se foi por iniciativa do “sr madruga”, algo tem por trás. deve ser para blindar um “cumpanhero” ou tentar melar a investigação! ele é tido no próprio partido em pouca conta, haja vista ter sido demitido 2 vezes de cargos de ministro. deve estar tentando mostrar serviço ao partido dos corruPTos!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996