Mais simples e mais barata

Por Agatha Amorim

Durante evento do BTG Pactual, o governador Cláudio Castro defendeu uma reforma tributária mais simples e com menos custos para o Brasil.
***
O tema foi um dos destaques do Macro Day 2023, que aconteceu nesta segunda-feira (6), em São Paulo.
***
Segundo o governador, o modelo atual dificulta o crescimento econômico de todo o país, mas é preciso rever a criação do Conselho Federativo, que se torna uma instância de poder, gerando mais burocracia.

Ajustes
“Sou a favor da reforma tributária, inclusive, consegui votos importantes para a aprovação na Câmara dos Deputados. Mas há  pontos a serem ajustados. No caso do conselho, o ideal é que o sistema funcione com inteligência artificial: o Estado arrecada mais, recebe um montante maior. Acho que uma câmara de compensação é simples. E quem não compensar desconta o FPE (Fundo de Participação dos Estados) do mês seguinte”, ressaltou Castro.

Tombada
O deputado estadual Tande Vieira (PP) protocolou um projeto de lei na Alerj que determina o tombamento da Cachoeira da Fumaça como Patrimônio Ambiental, Social e Turístico do Estado do Rio de Janeiro. Localizada no município de Resende, a Cachoeira da Fumaça é formada pelo Rio Preto e considerada a maior do Estado, com 2 km de extensão e 200 metros de queda. Seu nome faz alusão ao espetáculo natural proporcionado pela queda em época de cheia do rio, que produz uma bela e densa fumaça líquida.

Justifica
“Graças à sua exuberância natural, a Cachoeira da Fumaça atrai, todos os anos, centenas de visitantes que movimentam a dinâmica econômica e social da região. Mas sua importância vai além. Desde 1988, a cachoeira está situada em uma unidade de conservação com 180 alqueires, que é o Parque Municipal Natural da Cachoeira da Fumaça-Jacuba, local protegido e que permanecerá preservado para as nossas futuras gerações. Nada mais justo que ela seja tombada como Patrimônio Ambiental, Social e Turístico do Rio de Janeiro”, afirmou o deputado.

Votação
O projeto de lei 1747/2023 já foi submetido à apreciação na Comissão de Constituição e Justiça da Alerj e, no início de outubro, a presidência da Casa o encaminhou, por solicitação da Comissão, ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC para esclarecimentos, principalmente, sobre a sua viabilidade, oportunidade e aspectos técnicos relacionados. Segundo o regimento interno, o órgão tem 30 dias para se manifestar.

Localização
A Cachoeira da Fumaça está situada na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira e já é tombada como Patrimônio Histórico e Paisagístico de Resende por Decreto Municipal desde 1999.

Educação financeira
A ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) realiza, nesta quinta-feira ( 9), mais uma edição do Café com Negócios. A palestra, com o tema “Educação Financeira, um Ciclo Virtuoso”, será ministrada pelo especialista e assessor de Investimentos, Nedison Simões. O evento acontece às 7h30min, na sede da entidade, situada à Avenida Domingos Mariano, 196, no Centro, e é voltado para empresários e profissionais liberais.

Objetivo
Simões conta que objetivo da palestra será mostrar para as pessoas que com educação financeira é possível sair bem mais rápido do ciclo vicioso do endividamento. “A educação financeira está mais relacionada a hábitos de consumo pessoais e domésticos, mas é perfeitamente possível estender os conceitos para empresas, a fim de evitar endividamentos desnecessários e conhecer os produtos de investimentos mais adequados para reserva financeira”, explicou ele, dizendo que o público pode esperar uma abordagem “simples e descontraída sobre os principais instrumentos financeiros do mercado, além de dicas que vão ajudar na organização da vida financeira”, concluiu.

Empoderadas
A Prefeitura de Resende, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, lançou o programa Empoderadas – Polo Morada da Montanha. O programa Empoderadas tem como objetivo promover a autonomia e a autoestima de mulheres em situação de violência doméstica ou familiar. O Empoderadas busca com aulas de defesa pessoal ensinar as mulheres sobre técnicas para quando estiverem em uma situação de risco, saibam observar e como sair dessa violência.

Sine itinerante
A Prefeitura de Resende realiza neste mês de novembro novas atividades do Sine Itinerante. Ao todo, serão 12 novos locais. As primeiras ações acontecem na quinta-feira, ( 9) no Cras Itapuca. O Sine Itinerante percorre os bairros da cidade para que os moradores possam ter acesso facilitado aos serviços prestados pelo Sine da cidade.

Horário
O Sine Itinerante sempre acontece das 9h às 12h e oferece serviços de cadastramento de currículos, orientações sobre Carteira de Trabalho Digital, agendamento do Seguro-Desemprego e esclarecimento de dúvidas sobre o departamento.

Local
O Sine Resende atualmente funciona na Avenida Marechal Castelo Branco, n°104, no bairro Jardim Tropical (3° andar do Edifício da APM). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A população deve levar o currículo atualizado e os originais do RG, CPF, carteira de trabalho, cartão do PIS e comprovante de residência.

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

 

(24) 99926-5051 – Jornalismo

 

(24) 99234-8846 – Comercial

 

(24) 99234-8846 – Assinaturas

Canal diário do vale

colunas

© 2023 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996