sexta-feira, 18 de setembro de 2020 - 03:56 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Mamede sugere melhorias na saúde de Barra Mansa

Mamede sugere melhorias na saúde de Barra Mansa

Matéria publicada em 1 de março de 2019, 20:03 horas

 


Vereador fala durante audiência pública sobre saúde
(Foto: Assessoria Jefferson Mamede)

Barra Mansa – O vereador Jefferson Mamede ( PSC), que é membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Barra Mansa, presidiu na tarde desta quinta-feira (28), a audiência pública realizada pela Secretaria Municipal de Saúde para apresentação do Relatório Quadrimestral de Gestão do órgão. Na oportunidade, o vereador destacou os avanços e resultados positivos apresentados no relatório quadrimestral.
“Temos a consciência de que a saúde do município ainda não alcançou o patamar desejado. No entanto, tivemos alguns avanços como a reabertura e boa gestão da UPA, que possibilitaram mais de 110 mil atendimentos no ano, a redução do tempo de espera para realização de exames laboratoriais e ultrassom, entre outros, apresentados durante a prestação de contas”, disse o vereador.
Jefferson Mamede ainda ressaltou que a gestão do secretário e o trabalho da equipe possibilitaram a captação de recursos e execução de projetos com verbas dos governos estadual e federal e que o índice de investimento na saúde foi superior ao recomendado pela Lei, o que demonstra responsabilidade com a população.
Ainda na audiência, Jefferson Mamede questionou o Secretário de Saúde, Sérgio Gomes, quanto a existência de planejamento no município para a criação de um Hospital Municipal.
“Barra Mansa cresceu muito, são mais de 183 mil habitantes I(BGE 2018), e isso faz com que a rede pública de saúde tenha uma grande demanda de pacientes. A criação de um Hospital Municipal iria colaborar com a melhoria da qualidade no serviço de saúde prestado à população e, conseqüentemente, desafogaria a Santa Casa, que é o único hospital que, apesar de ser filantrópico e não público, presta atendimento por meio do SUS (Serviço Único de Saúde) e também a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que somente no período de setembro a dezembro realizou cerca de 38 mil atendimentos”, disse o vereador.
Outro ponto levantado pelo parlamentar é a necessidade do aumento do número de leitos para internações clínicas e leitos de CTI (Centro de Tratamento Intensivo) para a população, tendo em vista que segundo um levantamento, hoje em Barra Mansa é inferior à média da região.
“O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, ratificou os questionamento e disse que o município reconhece a necessidade do aumento do número de leitos. Segundo ele, seriam necessários mais 100 leitos novos e inclusive, já existe um planejamento para que sejam ampliados”, comentou,
Com relação à Atenção Básica, que segundo dados apresentados pela Secretaria de Saúde realizou cerca de 23 mil consultas nos últimos quatro meses, Jefferson Mamede, reforçou seu pedido, junto ao secretário de Saúde, para que as UBS (Unidades Básicas de Saúde), incluindo a localizada no bairro Cotiara, sejam transformadas em PSF (Programa de Saúde da Família).
“Entendemos a necessidade de que as UBSs do município sejam transformadas em PSFs pelo fato do programa oferecer políticas públicas diretamente alinhadas à estratégia de saúde da família do Governo Federal. De acordo com o secretário para esse ano já há previsão para que duas UBSs sejam transformadas em PSFs e um novo planejamento será feito para que as demais também sejam incluídas no programa”, esclareceu o vereador.
Também são membros da Comissão da Saúde da Câmara Municipal e participaram da sessão os vereadores Elias da Corbama e Vicente Carneiro Leão Filho, o Vicentinho.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document