Medalha D Waldir Calheiros lembra militância contra Ditadura em Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda – A jornalista e cineasta Rosane Santiago Cordeiro preparou, com apoio da Igreja Católica e da Comissão da Verdade, duas ações que buscam resgatar a história do combate à Ditadura Militar brasileira (1964-1985). Na primeira delas, será entregue no fim da tarde de hoje, ao lado da Igreja Santa Cecília, a Medalha Dom Waldir Calheiros. Para um futuro próximo, a cineasta pretende lançar o filme ‘Vestida de Sonhos’, que retrata perseguições e torturas através da história da militante Estrella Boldahana.

Ou seja, as duas iniciativas estão voltadas para fatos e personagens que atuaram em Volta Redonda. Dom Waldir, como se sabe, foi um ferrenho combatente ao regime militar e ajudou a tirar salvar diversas pessoas dos porões da Ditadura. Em especial, daquelas pessoas que foram levadas para o 1º BIB (Batalhão de Infantaria Blindada), em Barra Mansa. Justamente o local onde Estrella Boldahana enfrentou violentas ações nas mãos dos agentes do regime vigente na época.

Homenagens: Dom Waldir empresta nome e trajetória para medalha sobre Direitos Humanos (Foto: Arquivo)

Homenagens: Dom Waldir empresta nome e trajetória para medalha sobre Direitos Humanos (Foto: Arquivo)

A Medalha

A medalha, segundo a cineasta, é uma condecoração criada pela empresa Santiago Filmes, nos moldes da Medalha Chico Mendes para homenagear pessoas e grupos que lutam pelos Direitos Humanos e por uma sociedade mais justa. “Tendo como exemplo a figura admirável do bispo dom Waldyr Calheiros de Novaes, que tanto lutou pela vida, a liberdade e pelos pobres”, diz o texto de apresentação da medalha.

Um ato religioso será realizado dia 30 de julho, às 17 horas, na Igreja Santa Cecilia, presidido pelo padre. Natanael de Moraes, que foi preso e torturado no 1o. BIB em 1970. “O padre rompeu um silêncio de mais de 40 anos ao gravar para o filme Vestidas de Sonhos, filme em andamento”, revelou a cineasta. Dentro deste contexto, padre Natanael contou o que pretendiam seus algozes durante a prisão na Caserna. “Eles não queriam a mim, eles queriam Waldyr”, disse.

As medalhas serão entregues às personalidades referentes ao trabalho realizado pela Comissão Municipal da Verdade em Volta Redonda, realizado em 2015. “Serão homenagens reparadoras àqueles visíveis e anônimos que lutaram, doando suas vidas pela democracia”, disse a cineasta.

Ao menos 52 pessoas serão agraciadas nesta primeira edição da medalha. São integrantes da antiga “Juventude Operária Católica”, como o próprio padre Natanael, de organizações partidárias de esquerda, como Marco Antônio da Rosa, ex-presos pelo regime, como José Francisco Barbosa, assim como integrantes da Comissão da Verdade, como o ex-vereador José Jerônimo Telles Filho.

Você também pode gostar

68 comments

Michelzinho 3 de agosto de 2017, 15:37h - 15:37

Queria agradecer à Bancada Evangélica no Congresso que, assim como esteve e está fechada com o grande Eduardo Cunha, ontem foi unânime em votar a favor de papai, ajudando assim o guri aqui a ficar cada vez mais rico.
Com sete aos de idade, já possuo mais milhões do que vc, esforçado porém obtuso pobre de direita com vocação para capacho, conseguirá acumular na vida por mais que se mate trabalhando.

José S. Silva 1 de agosto de 2017, 13:47h - 13:47

O cara paralisou a economia da cidade juntamente com o Juarez Antunes. Só quem não viveu aquela época ou que gosta de viver de teta política é que apoia esse tipo de gente, que só atrasa da vida do país. Antes de me criticarem, olhem a sua volta e vejam quantos parentes seus foram embora da cidade a procura de emprego. Nenhuma empresa de médio porte quis se instalar aqui depois daqueles anos. Ainda criam medalhinhas pra se auto homenagearem. Vergonha.

Cidadão brasileiro 1 de agosto de 2017, 16:16h - 16:16

José, cá comigo? Qual empresário seria louco de encarar aquela panela de pressão prestes a explodir??

Cidadão brasileiro 1 de agosto de 2017, 08:01h - 08:01

O trabalhador honesto não foi incomodado pelo governo militar, mas os bandidos, terroristas, esses levaram no lombo, triste é ver que os bandidos se transformaram em partidos, e se esconderam nas siglas : PMDB, PT, PSDB, DEM etc… Jair Bolsonaro 2018!!!!

Coxinha de Golzinho quadrado 31 de julho de 2017, 23:24h - 23:24

Alguns comentários aqui dão até ansia de vômito. Respeitem a memória de Dom Waldyr, pois muitos de vcs que estão escrevendo besteiras aqui não são dignos de lavar as suas sandálias.

guto 1 de agosto de 2017, 09:49h - 09:49

O.K vamos respeitar “a memória de Dom Waldyr”: Dom Waldyr apoiou politicamente o grupo político que tornou o Brasil um ESCÂNDALO INTERNACIONAL DE CORRUPÇÃO e nos trouxe a MAIOR CRISE ECONÔMICA desde a Proclamação da República em 1889…
Vamos respeitar a memória de Dom Waldyr que disse que não foi pecado assassinar soldados no regime militar, como se os DEZ MANDAMENTOS fossem abolidos na época da ditadura militar!
E, além do mais, quem vai querer lavar as sandálias de um homem com pés de barros?!

Cidadão brasileiro 1 de agosto de 2017, 12:19h - 12:19

Melhor que andar a pé, parabéns.

Cidadão brasileiro 1 de agosto de 2017, 12:20h - 12:20

É isso aí, Guto!

Capitalista com Palio 1.0 31 de julho de 2017, 22:22h - 22:22

Se houvesse internet livre na época da Ditadura, queria ver essa marra dos reacinhas contra algum ato de algum general ditador. Qualquer queixazinha, por menor que fosse, seria reprimida com estilo. Quem tivesse grana, poderia pagar um bom advogado ou pedir ajuda a algum parente bacana. Já o pobre teria que se explicar em algum porão pendurado pelo saco no pau-de-arara.
A falta que faz um livro de história…

Paulo Elias 1 de agosto de 2017, 09:55h - 09:55

Se houvesse internet naquela época, haveria informações o suficiente para ninguém seguir uma ideologia assassina na qual pregava o Dom Waldyr.

Ele pregava um regime similar ao cubano, hoje, nesse momento enquanto você escreve essas bobagens, há cubanos que são privados de acesso a internet, uma hora de internet custa mais que 10% do salário deles (que mal dá para comer). Estamos falando de um regime que ainda perdura até hoje, que escraviza, oprime, prende, tortura, mata, destrói sonhos… destrói a LIBERDADE do indivíduo.

Apesar de lamentável, nem tente comparar o regime militar que (infelizmente) durou 21 anos, (mas que manteve o congresso aberto, eleições, jornais funcionando) com os regimes comunistas. Brasil teve pouco mais de 400 mortos e desaparecidos (muitos deles mortos e justiçados pelos próprios “camaradas” de luta), agora vá ver quantos somente o Che matou.

Capitalista com Palio 1.0 1 de agosto de 2017, 10:25h - 10:25

Mais um pobre de direita, potencial candidato a ser suspenso pelo saco no pau-de-arara… Vai estudar história, vai.

Paulo Elias 1 de agosto de 2017, 12:24h - 12:24

Você está me mandando estudar história, mas até agora você só está passando vergonha. Será que a história que eu conheço é diferente da sua? Vivemos em dimensões paralelas? Eu acho que não.

Então, fale pra mim que tudo o que eu disse acima é mentira. Me destrua com argumentos, me faça passar vergonha.

PS: E não é que eu tenho um Palio 1.0 mesmo!? Mas capitalista, “neoliberal” é assim mesmo.

Quem gosta de socialismo é sindicalista (que só anda de carro importado), político comunista (como aqui, que representam o 1% mais rico do país), artistas engajadinhos (que vivem numa bolha, recebendo por lei Rouanet, que defendem a CLT mas são PJ) e etc. Assim como o vice presidente da Venezuela que teve 500 milhões de dólares retidos pelos EUA essa semana, assim como os ditadores africanos que são bilionários, assim como o Kim Jong Un que vive vida de rei, assim como os Castro que tem de tudo e melhor (com o filho curtindo iates e cassinos na Europa), já deu ou preciso continuar?

José S. Silva 1 de agosto de 2017, 13:50h - 13:50

Mais um que não viu o político que ele era. Mais de 70 anos de vida pública sem nem um mandato e o que fez realmente pelos pobres, principalmente pelos católicos? NADA. Deixou de lado suas obrigações para se meter em política conseguiu transformar a cidade numa das com maior população evangélica do estado. Muito competente.

Cidadão brasileiro 1 de agosto de 2017, 16:14h - 16:14

Paulo Elias, já chega kkkkk

Paulo Elias 31 de julho de 2017, 20:14h - 20:14

Esse bispo não lutava por democracia (antes fosse, seria considerado um real herói) mas lutava sim por um regime igual ou pior. Lembrem-se, a ditadura militar era um regime autoritário, o regime que Dom Waldyr queria era o totalitário. Resumindo: Autoritário = bater, censurar, reprimir, torturar… Totalitário: Todas alternativas anteriores + Fuzilar, ter todo o controle da mídia e política…

Não há vestígios de heroísmo ou patriotismo nesse senhor, poderia ter ótimas intenções (e eu creio nisso), mas Hitler também tinha, Mao, Stalin, Fidel…

Em pleno século XXI, após tudo o que passamos e vimos na história, PT, partido que comandou esse país por mais de uma década e estava no poder até ontem, declarou abertamente e incondicionalmente apoio ao regime de Maduro, pasmem! Todo o mundo está condenando o que vem ocorrendo na Venezuela e essa é a posição do PT…

E cabe ressaltar que todos aqueles que integraram a luta armada e hoje compõem o PT estão presos ou estão respondendo a inquéritos. Agora imagina, se em décadas que eles tiveram a oportunidade de evoluirem ainda hoje apoiam Maduro, imaginem essa mentalidade na década de 60 em diante….

A César o que é de César 31 de julho de 2017, 18:26h - 18:26

Tem gente aqui que precisa lavar a boca com sabão antes de pronunciar o nome de Dom Waldyr.

guto 31 de julho de 2017, 19:48h - 19:48

Esse tal de Waldir é aquele que é primo do bandido Renan Calheiros²?

José S. Silva 1 de agosto de 2017, 13:51h - 13:51

Bem lembrado, Guto… rsrs

Cidadão de VR 31 de julho de 2017, 18:20h - 18:20

Só para lembrar e informar pois tenho certeza que a maioria aqui não sabe, o Presidente Médici adotou a própria neta como filha com o único objetivo de deixar uma GORDA pensão vitalícia para ela paga com o dinheiro do nosso trabalho para ela não precisar de fazer nada na vida até morrer, a não ser gastar pensão de General de Exército de mais ou menos uns 28 mil reais. Acorda povo.

Nilson 31 de julho de 2017, 21:22h - 21:22

Quer comparar o grande Médici com essa corja que está na política hoje??

Mineiro 1 de agosto de 2017, 18:28h - 18:28

Cidadão procure saber que valor tem essa “” GORDA “” pensão de filha de militar. Vai ficar decepcionado. NEM se compara com o que recebe os EX Presidentes civis, que além de 10 seguranças da PF a disposição, tem carro blindado com motorista, cartão corporativo que eu e vc pagamos para esse vagabundos gastarem, sem dizer que os filhinhos e filhinhas deles estão riquissimos ( filhos de Lula, FHC, Sarney, etc ) .

VIRA LATA 31 de julho de 2017, 12:02h - 12:02

ELI, VOCÊ AINDA NÃO TOMOU O SEU RIVOTRIL?

Eli 31 de julho de 2017, 11:19h - 11:19

A quem critica o governo Lula….no governo Lula havia desempregado?Foi no governo Temer que a corrupção perdeu o controle,o TEMER que vcs bateram panela nas ruas pedindo ele,agora aguentem,ou então ficam com a segunda opção de vcs AÉCIO NEVES!Eu não elegi partido ,votei e sempre votarei em LULA independente do partido!A prova que ele é bom que está liderando as pesquisas e tem três anos que está sendo investigado e não conseguem provar nada!Será eleito no primeiro turno SIMMMMMMMM

VAI VENDO 31 de julho de 2017, 14:14h - 14:14

O seu líder já foi condenado a 9 anos e meio e ainda tem outros 5 processos a responder. O juiz Moro sequestrou todo o dinheiro que o seu líder tinha em 4 bancos no Brasil, além de apartamentos e outros imóveis e os dois carros que tinha para ir nos acampamentos do Sem Terra distribuir notas de R$ 50,00.

Não se engane. Ele está sem dinheiro para comprar o seu voto, e não vai mais pagar pão e mortadela.

José S. Silva 1 de agosto de 2017, 13:52h - 13:52

Difícil conversar com alguém que ignora o mundo que o cerca como o Eli. Pare de usar drogas antes de postar, meu caro. #pas

Mineiro 1 de agosto de 2017, 18:31h - 18:31

Se depender de um BURRO e ignorante como você esse ladrão vai se eleger sim. Ainda bem que existem poucos como vc. Pesquisa funciona de acordo com que encomenda amigo. Lula vai ser preso antes das eleições, aguarde.

Viva 64 30 de julho de 2017, 21:55h - 21:55

Dom Waldir caiu no papo dessa esquerda que ama tomar vinho em Paris….

xerife 31 de julho de 2017, 18:07h - 18:07

Paris é umas das mais belas cidades do mundo e o vinho francês um dos melhores do mundo, recomendo a quem puder ir pelo menos uma vez na vida a Paris e se possivel tomar lá um bom vinho, seja vc de esquerda ou de direita, eu particularmente sou de esquerda e lá já estive tomando um bom vinho, pago com dinheiro fruto do meu trabalho honesto. Dom Waldyr lutou pela vida , pela liberdade, pela justiça e pelos pobres independente de religião.

Ferreira 30 de julho de 2017, 21:19h - 21:19

D Waldir,,,,,tinha ideais, não importa se corretos ou não mas sua intenção era “do bem” mas,,,,,,,,,isso é Brasil, primo do Renan, que tinha um discurso de esquerda, democrático, justo!!!!!! Pobre Brasil, pobre de nós!

guto 31 de julho de 2017, 12:13h - 12:13

De boas intenções o inferno está cheio!

guto 30 de julho de 2017, 19:42h - 19:42

Se nosso militares não tivessem intervido com a Revolução Democrática de 64, o PT ia assumir o poder junto com os comunistas bolivarianos de Joao Gulart que queriam que aqui fosse Cuba e Venezuela.

Cidadão de VR 31 de julho de 2017, 18:11h - 18:11

Este tal de Guto cheira cola ou fuma maconha estragada, consegue falar muita besteira com poucas palavras,

MIGUEL 30 de julho de 2017, 18:54h - 18:54

Sou católico , entrei na campanha para a compra da RADIO SINTONIA DO VALE , contribuí e fiz campanha para ajudar a angariar contribuições , mas fico estarrecido com a linha esquerdista que a direção e alguns integrantes daquela rádio fazem , acho um absurdo defenderem um governo que foi o mais corrupto da história e sequer mencionarem o que acontecia e está acontecendo com nossos irmãos da Venezuela , a igreja católica com esta linha de pensamento , infelizmente não vai conquistar gente de bem para a sua messe.

guto 31 de julho de 2017, 12:20h - 12:20

Se estiver entre um comunista e um católico esse pessoal da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda fica com os comunistas…
Quando o padre José Augusto foi contra a eleição de Dilma por causa do aborto, o governo calou o padre, ele foi afastado temporariamente da Canção Nova e o bispo Don Francisco com isso?! Não vi reação nenhuma dele para com a perseguição contra a Canção Nova…
Mas quando mexem com qualquer petista, ele vai nas rádios e jornais reclamar!!!
Conclusão: Lula e seus asseclas tem infiltrados não apenas nos partidos políticos , mas também dentro da Igreja Católica!

VAI VENDO 31 de julho de 2017, 14:19h - 14:19

Não podemos esquecer que o bispo apoiou os PSOLentos (comunistas) na invasão do Colégio Manuel Marinho.

José S. Silva 1 de agosto de 2017, 13:54h - 13:54

O pior partido de esquerda no Brasil chama-se CNBB! Os católicos estão abandonados com esse grupo dirigindo a igreja deles aqui.

Analista o seu 30 de julho de 2017, 18:03h - 18:03

Não é a toa que a igreja católica vem perdendo espaço nos últimos anos. se envolveu tanto com política partidária que esqueceu sua missão de evangelizar. Está afundando junto com o PT.

El Kabong 31 de julho de 2017, 15:16h - 15:16

A galera só não pode correr para essas igrejas cujos pastores andam de carrão (entre outras farras) e seus “fiéis otários” seguidores de ônibus ou carroça. Vale lembrar que esse tipo de coisa é equivalente ao sistema político hoje aplicado no país. E ainda têm aqueles bobinhos que apoiam essa farra.

Eli 30 de julho de 2017, 16:45h - 16:45

LULA estará de volta …. O pai dos pobres e das pessoas de bem!!Tremei Vagabundos!

guto 30 de julho de 2017, 18:47h - 18:47

Realmente Eli, Lula é o pai dos pobres, pois a política petista comandada por Lula-Dilma levou mais de 13000000 de empregos. Quantos que eram da classe média e caíram para a pobreza graças ao desemprego?!
Todos os que perderam emprego e ficaram pobres podem olhar para Lula e dizer: “papai”…
Saibamos eleger um presidente no ano que vem que seja o pai dos empregados….

Analista 30 de julho de 2017, 19:10h - 19:10

Eli… você comeu bosta? Toma diazepan? Só. Pode….

Bolsonaro2018 30 de julho de 2017, 16:42h - 16:42

O problema é que os vagabundos vermelhos são os maiores ladrões da história, tirando a fé de milhares de brasileiros, adoram vinho francês e queijo suíço, são canalhas, matando milhares por falta de empregos, falta de saneamento e falta de atendimento médico!!! São esses canalhas que levaram cacete do governo militar!! Viva 64!!Bolsonaro 2018!!!!

Márcia 30 de julho de 2017, 16:23h - 16:23

Quantos anos cada um tem?
Viram alguém sofrer? Ter o filho levado,? Quantos foram massacrados, humilhados. Talvez vocês sejam frutos daquilo que aquele “Bispo Vermelho” fez.
Viva 64!!! Será??? Se estivéssemos vivendo a ditadura nenhum de vocês estaria fazendo comentário… Vocês não precisaram lutar por seus direitos afinal a tal Igreja Católica o fez.
Talvez se na época da alforria dos escravos tivessem dado dignidade humana a eles hoje não teríamos favelas… De “se” estamos cheios.
Quem sabe em 2018 saibamos, depois de tantos erros, escolher nossos governantes e com força lutar contra tantas regalias.
Tentar acertar

JUSTO 30 de julho de 2017, 19:39h - 19:39

Marcia. você calada é uma poetisa.

VAI VENDO 31 de julho de 2017, 14:27h - 14:27

Tentar acertar??

Tá legal. Vc entra num hospital para uma cirurgia e vai deixar qualquer um eleito pelo povo te passar o bisturi?

Para a Administração Pública e para a Gestão Pública temos de eleger um profissional da área, não advogado, médico, veterinário, dentista, empresario, comerciante, assistente social, operador de raio-x, militar e outros profissionais que NÃO CONHECEM e NÃO ENTENDEM da área pública.

De Olho 30 de julho de 2017, 16:08h - 16:08

Esse país nunca viveu uma ditadura antes! No período militar houve sim um combate aos vagabundos terroristas que queria implantar o uma ditadura disfarçada de socialismo. Onde esses grupos criminosos queriam dominar o Brasil. Se tivesse sido ditadura mesmo, não teria sobrado nenhum desses vagabundos vivos hoje. Uma pena os militares não ter feito o serviço completo.
Hipocrisia, esse dom Waldir contribuiu negativamente, onde foi um dos cabeças de invasões de terras em VR. O problema que temos um povo alienado e ignorante, pois não estudam a história verdadeira de nosso país e ficam acreditando em tudo e em todos.
Não acrescenta em nada essa medalha para a sociedade de bem..
Balelas!!

Bolsonaro 30 de julho de 2017, 16:36h - 16:36

Concordo.

Jorge U. Campos 30 de julho de 2017, 12:34h - 12:34

Ontem tinhamos da ditadura dos militares; que não enriqueceram com os governos que comandavam, hoje temos a DITADURA da corrupção, onde muitos ficam ricos a custa da pobreza do povo e onde o povo paga a conta dos recursos desviados da educação, saude, segurança e infraestrutura do país, então chego a conclusão que com os militares o país abvançou muito mais, do que esses governos que se dizem democráticos.

Bolsonaro 30 de julho de 2017, 15:42h - 15:42

Concordo.

Bolsonaro 30 de julho de 2017, 11:19h - 11:19

E os sequestrados e mortos pelos comunistas? Vão ser lembrados???

Carlos Augusto 30 de julho de 2017, 11:19h - 11:19

Mais uma prova do comunismo dentro da igreja católica

morador de VR 30 de julho de 2017, 11:11h - 11:11

Uma medalha de direitos humanos que desconhece a história da cidade e afronta o bom nome do Dom Waldyr. Muitos que receberão a medalha só atuaram na comissão da Verdade e mais não fizeram. Toda lista sempre falta alguém mas essa acho que está é sobrando….

Rocinante 30 de julho de 2017, 09:13h - 09:13

Parabéns, Rosane Cordeiro, Comissão da Verdade e Diocese. Um povo que não conhece seu passado está condenado a repeti-lo.

UM POVO QUE VIVEU E CONHECEU O PASSADO E VÊ O PRESENTE NÃO ESQUECE 30 de julho de 2017, 12:21h - 12:21

Apenas completando seu ditado ROCINANTE. M POVO QUE VIVEU E CONHECEU O PASSADO E VÊ O PRESENTE NÃO ESQUECE. Nosso País, comandado pela turma dos Diretas já ….está no fundo do poço. Hoje somos governados pela turma que empunhava a bandeiradas diretas e já e olha a merda que deu….

Rocinante 30 de julho de 2017, 14:50h - 14:50

“Viver” um passado é fácil, qualquer ser vivo, racional ou não, consegue. Já interpretar o passado sob uma perspectiva histórica exige um mínimo de leitura.
Para sua informação, Sarney, Collor, ACM, Geddel, Temer e quase a totalidade da bancada reacionária do Congresso viviam muito bem durante a ditadura, pois dela se valeram, eles e/ou seus ascendentes familiares.
A época da ditadura aparece boa para alguns ingênuos, pois quem ousasse criticá-la e denunciar as inúmeros casos de corrupção que houve naquela época poderia amanhecer pendurado pelo saco num porão do DOI-Codi para dar explicações. Com sorte, sairia de lá vivo, “apenas” com sequelas.

Amora Doce 29 de julho de 2017, 23:50h - 23:50

É uma corrente da Igreja progressista demagoga. Que tipo de grupo luta pelos direitos humanos. Esses grupos que incluiu uma ex-presidente participaram de sequestros e assassinatos. Uma utopia criada por intelectuais entorpecidos pela ideia da liberdade e igualdade. E que criaram um personagem de 9 milhões de reais. Um tipo de messias de origem humilde e representante do proletariado mas que gosta de vinhos caros como o Château Petrvs. cuja garrafa poderia chegar a R$ 35 mil, caviar, charutos cubanos e outras modomias ditas burguesas. Esse governo utópico usou os mesmos artifícios que os governos anteriores, tiveram a oportunidade de tirar o Brasil do subdesenvolvimento mas mantiveram e aprimoraram a corrupção. Acorda meu povo. O Brasil precisa abrir seus portões de ferro para o mundo. Gerar emprego com tecnologia e inovação e não discutir sistemas de governos criados nas década de 1940 e 50. E sepultados na década de 1990. Vamos condecorar a inovação, o desenvolvimento e o bem estar social.

Perguntar não ofende... 30 de julho de 2017, 10:13h - 10:13

Parabéns, Amora Doce! É um verdadeiro deleite ler um comentário lúcido e inteligente como o seu. Esses saudosistas (que sequer têm conhecimento de História do Brasil com propriedade para argumentar) vivem num tempo que não existe mais, pois são incapazes de encarar os problemas reais e iminentes do presente. “Inovação, desenvolvimento e bem-estar social”, como você mencionou, é para povo desenvolvido, povo que trabalha para resolver os problemas do presente.

Henrique 29 de julho de 2017, 22:15h - 22:15

Esse bispo foi o responsavel pela INVASAO de terra no bairro sao geraldo! Um monte de vagabundos invadiram terras que nao sao deles e esse bispo apoiou….. Hj e uma favela a mais na cidade…. E ninguem pagou um centavo!!!!

Leitor Vr 29 de julho de 2017, 21:32h - 21:32

Parabéns Rosane Santiago, belíssima iniciativa. Só gente honrada.

OLHO VIVO 29 de julho de 2017, 21:05h - 21:05

PIOR QUE AINDA TEM UM BANDO DE BOCA ABERTA FOMENTANDO A VOLTA DA DITADURA. SÃO ALIENADOS QUE NÃO CONHECEM A HISTÓRIA DE LUTA DA CLASSE TRABALHADORA BRASILEIRA. ACREDITAM NA ELITE DOMINANTE. UM DIA, QUANDO NÃO AGUENTAREM MAIS A OPRESSÃO DOS PODEROSOS: REFORMA DA PREVIDÊNCIA, TERCEIRIZAÇÃO, REFORMA DA CLT, PRIVATIZAÇÕES ETC., VÃO ACORDAR E RECOMEÇAR A LUTA DE CLASSE. A ELITE DOMINANTE NÃO TEM LIMITE PARA MASSACRAR O POVO POBRE DESTE PAÍS.

guto 29 de julho de 2017, 20:23h - 20:23

Esse pessoal que queria tirar a ditadura militar do poder não para estabelecer a democracia, mas para implantar a ditadura do proletariado.

Mineiro 29 de julho de 2017, 19:00h - 19:00

Será que no filme dela vai aparecer também os terroristas colocando bombas nos aeroportos, roubando bancos, matando a tiros e bombas os sentinelas dos quarteis ? Para ser justo temos que mostrar os DOIS
lados da moeda.

De saco cheio 29 de julho de 2017, 18:31h - 18:31

“homenagear pessoas e grupos que lutam pelos Direitos Humanos e por uma sociedade mais justa”. Já perceberam que Direitos Humanos só defendem vagabundos e bandidos. Não vejo nunca Direitos Humanos procurando ajudar as famílias vítimas da vagabundagem / banditismo.

Sergio moro 29 de julho de 2017, 17:24h - 17:24

Viva 64
Grandes merdas a medalhinha de esquerda q inventaram

Luciano 29 de julho de 2017, 17:17h - 17:17

Bando de hipócritas, queriam implantar o comunismo no Brasil e agora ficam pousando de heróis… Aposto que estão todos recebendo “bolsa tortura”…

Souza Araújo 29 de julho de 2017, 16:30h - 16:30

Parei de ler, quando vi comissão da verdade kkkk

Batman 29 de julho de 2017, 14:34h - 14:34

Basta lembrar que os coitadinhos pilantras que o governo militar lascou a borracha, são os mesmos que detonaram o Brasil!!!

Nerso 29 de julho de 2017, 14:30h - 14:30

Hoje vale lembrar o que disse o general Figueiredo, o que esses pilantras vão fazer com tanta democracia, o resultado está aí, um país sucateado, quebrado e tomado por corrupção. Viva 64!!!

Comments are closed.

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996