terça-feira, 7 de dezembro de 2021 - 10:06 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Ministério analisa duplicação da Serra das Araras até o fim do mês

Ministério analisa duplicação da Serra das Araras até o fim do mês

Matéria publicada em 30 de agosto de 2015, 19:15 horas

 


Informação foi repassada ao deputado federal Deley de Oliveira pelo Ministério dos Transportes

Deley: ‘A importância de termos estes prazos é poder fiscalizar com mais propriedade’

Deley: ‘A importância de termos estes prazos é poder fiscalizar com mais propriedade’

Brasília –  O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, enviou ao deputado federal Deley de Oliveira (PTB) relatório sobre a situação de três casos que hoje afligem boa parte da população do Sul Fluminense: Serra das Araras, BR-393 e o Pátio de Manobras de Barra Mansa. O documento aponta como 30 de setembro a data limite para a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) analisar tecnicamente o projeto de duplicação do trecho se serra da Rodovia Presidente Dutra, em Piraí.

– Estamos na luta tem muito tempo para ver a duplicação da Serra das Araras se tornar uma realidade. Cada passo que damos adiante é uma vitória, mas infelizmente sabemos que já era para esta obra estar pronta. A Dutra liga as duas mais importantes cidades do país e neste trecho da serra temos acidentes diários. É um trecho que traz prejuízos em todos os sentidos. Perdemos muito dinheiro e, o pior, perdemos vidas ali — disse Deley.

O documento foi elaborado a partir de uma audiência que o ministro fez na Cãmara dos Deputados, na qual foi cobrado por Deley a apresentar soluções para problemas que se arrastam na região por anos. Sobre a BR-393, Deley procurou informações a respeito do trecho de 9,2 quilômetros na divisa entre Volta Redonda e Barra Mansa, que ficou fora do processo de licitação.

Durante a audiência com o ministro, Deley afirmou que este pedaço da estrada está constantemente mal conservado e sem sinalização. Em um dos momentos mais críticos da conversa com Rodrigues, Deley destacou que a única atenção dada ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) para a estrada foi a instalação “inoportuna” de radares.

Na nota enviada ao deputado, o ministro explicou que há um contrato de manutenção vigente com a empresa Vegeele Construções e Pavimentações, mas que está em processo de licitação a contratação de serviços restauração e manutenção que vão solucionar os problemas da estrada. A licitação deve ser totalmente concluída até o meio de setembro e o prazo para execução das obras é de 24 meses.

– A importância de termos estes prazos é poder fiscalizar com mais propriedade. São milhares de pessoas de Volta Redonda e Barra Mansa que vivem no entorno deste trecho horrível de estrada. Sem sinalização, sem iluminação, cheio de buracos e com radar. Falei isso com o ministro e ele se mostrou sensível. Agora, vamos acompanhar — afirmou o deputado.

 

Pátio de Manobras

 

O ministro Antônio Carlos Rodrigues explicou ainda que as obras para adequação da linha férrea em Barra Mansa estão paradas desde o início de 2014, mas que todas as frentes liberadas foram executadas. A paralisação, segundo o ministro, se deu por três problemas ainda não sanados: reintegração de posse de imóveis da extinta RFFSA, indenização de benfeitorias em imóveis atingidos parcialmente pelas obras e desapropriação do restante de imóveis que venham a ser atingidos totalmente.

O ministério afirma na nota enviada a Deley que entre os três fatores apontados, o principal entrave é o caso da reintegração de posse dos imóveis da RFFSA, nos quais residem famílias que precisam ser reassentadas. O documento explica que atualmente o processo está parado, por conta de uma ação civil proposta pelo Ministério Público Federal. Por causa disso, diz o ministério dos Transportes, nem mesmo as famílias que já teriam aceitado fazer um acordo podem ser removidas.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

9 comentários

  1. Duplicação da Dutra na Serra das Araras, conclusão da Rodovia do Contorno, contorno do Contorno porque não pode duplicar a BR 393 no trecho Dom Bosco até a Califórnia, reforma da BR 393 no trecho de Barra Mansa (onde estava o Deley quando esse trecho ficou de fora da concessão?), Aeroporto Regional, o Hospital Regional, Hospital da Criança, Estádio de Atletismo, conclusão da reforma do prédio dos Correios. Essa é a lista de rodízio de promessas dos políticos da nossa região. Esqueci de alguma?

  2. Rodrigo Rezende Pizzolante

    E o aeroporto regional de Volta Redonda? Esse assunto morreu?

  3. Tem de apertar estes caras mesmo, Delei. Se não cobrar não anda. Estamos contigo nessa luta.

  4. Em todo o tempo como deputado não fez nada, vai fazer agora?

    A promessa de campanha de duplicar a Dutra é do deputado Serfiotis.

  5. Bom saber que tem alguém trabalhando pela região…

  6. Urgente a questão da Serra das Araras que virou um cainho de boi.

  7. Emmanuel Alves .Md

    Histórias para boi dormir essa duplicação uma farsa

  8. Enquanto isso outros políticos de nossa cidade estão preocupados com Valença.

  9. Um bom deputado esse Deley. Votei no Zoinho e me disseram um monte coisas desse cara. Mas ele é uma boa pessoa e trabalhadora.

Untitled Document