Morre ex-prefeito de Volta Redonda Aluízio Campos Costa

by Diário do Vale

ex-prefeito-de-vr-aluizio-de-campos-

Ex-prefeito morreu na madrugada desta terça-feira, no Rio (crédito: Site da PMVR)

Volta Redonda – Morreu na madrugada desta terça-feira, dia 03, o ex-prefeito de Volta Redonda, coronel Aluízio de Campos Costa, de 92 anos. Ele comandou o município de 1979 até 1982, durante a ditadura militar. Além de prefeito de Volta Redonda, o coronel Aluízio de Campos Costa também foi atleta, comerciante, militar e diretor da CSN. O corpo será sepultado será nesta quarta-feira (04), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio.

Ele é avô do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable. A causa da morte e informações a respeito do velório e sepultamento ainda não foram divulgadas. Aluízio de Campos Costa foi responsável pela implantação do Zoológico Municipal de Volta Redonda, o único no interior do Estado do Rio.

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, lembrou a trajetória política do avó e disse que ter ficado honrado em representá-lo, no ano passado, nas festividades em homenagem aos ex-prefeitos de Volta Redonda, realizada durante o aniversário da Cidade do Aço, no dia 17 de julho.

– Naquele momento fiquei muito feliz de poder ouvir algumas histórias que, depois contando a ele, pude confirmá-las, e me senti orgulhoso ao perceber que meu avó teve, por exemplo, o cuidado com a Educação, naquela época, quando então prefeito, destinou 30% dos recursos públicos para investimentos nesta área – ressaltou Rodrigo Drable.

O deputado estadual, Nelson Gonçalves, filho do ex-prefeito Nelson Gonçalves, também lamentou a morte do coronel Aluízio. “Foi um administrador que contribuiu para o desenvolvimento da cidade, lamento muito esta perda e que Deus conforte a família”, completou o parlamentar.

O ex-prefeito Marino Clinger também lamentou a morte do coronel Aluízio. “Foi um prefeito que deixou sua marca na história da nossa cidade, lamento muito por mais esta morte”, concluiu Clinger, se referindo a morte do também ex-prefeito de Volta Redonda, Wanildo de Carvalho, enterrado na manhã desta segunda-feira (2).

Prefeitura de Volta Redonda decreta luto oficial de três dias

A Prefeitura de Volta Redonda decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito Aluízio de Campos Costa, que faleceu no Hospital São Lucas em Copacabana, no Rio, após vinte dias internado devido a uma cirurgia no cérebro. O prefeito Samuca Silva lamentou a morte do ex-prefeito e expressou condolências à família.

Prefeitura de Barra Mansa divulga nota e lamenta morte

A Prefeitura de Barra Mansa divulgou nota, lamentando a morte do coronel Aluízio de Campos Costa, que é avô do prefeito Rodrigo Drable.  De acordo com a nota, o coronel morreu de falência múltipla dos órgãos.

“Neste momento de dor, a prefeitura de Barra Mansa se solidariza com seus familiares e amigos ratificando votos de pesar pela grande perda.O sepultamento será no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, dia 4”, conclui a nota.

O coronel que entrou para a política

Aurélio Paiva

Aluízio de Campos Costa foi professor da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras). Era especializado em balística. Veio para Volta Redonda primeiro via CSN, onde foi vice-presidente de Serviços Sociais. Ele havia lançado o “Projeto Curumim” – um projeto desportivo para crianças, no Recreio do Trabalhador.

Em abril de 1979 virou prefeito nomeado de Volta Redonda (que era área de segurança nacional) por nomeação do governador Chagas Freitas (do antigo MDB) com a aprovação do presidente João Figueiredo, que era da ARENA.

O coronel Aluízio não tinha partido, quando foi nomeado. Como militar, não teve a objeção do governo federal. Sua indicação ao governador do MDB veio de outro político do MDB, Marcello Drable, de Barra Mansa, que era parente indireto de Aluízio. Os dois são os avós do atual prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable.

A maior dificuldade inicial do coronel Aluízio foi lidar com a Câmara. Com a política. Mas logo conseguiu bons assessores, como Adilson Vieira (assessor legislativo) que consumaram o apoio parlamentar.

Seu governo deslanchou com grandes realizações, como a Av. Beira Rio, a Ilha São João e o Zoológico Municipal.

Tinha um comportamento militar por excelência. Ele próprio apagava as luzes do gabinete quando saía. Se visse um carro fazendo uma manobra ilegal nas ruas, tomava uma caneta e anotava a placa para que fosse multado.

Em 1982, acabou caindo do cargo quando entrou apara a política – uma seara que não conhecia. Filiou-se ao PDS, para agradar o presidente Figueiredo, com promessas de deputados do partido de que, se o governador Chagas Freitas (do PMDB, ex-MDB) o demitisse, ele seria nomeado prefeito “pro tempore” pelo próprio presidente Figueiredo, do PDS.

Foi enganado pelos políticos do PDS.

Assim que se filiou ao partido, o governador Chagas Freitas o demitiu e o PDS o jogou para escanteio – inclusive tentando emplacar outros nomes. Era uma armadilha.

Figueiredo, porém, tirou um outro nome da cartola, que ninguém imaginava: Benevenuto dos Santos, irmão de um coronel do Exército e amigo de militares próximos ao presidente.

Aluízio, como prefeito, se destacou não apenas pelas obras, mas pela honestidade. Era um “Caxias”, em todos os sentidos. Só não entendia bem os meandros da política partidária. Quando os políticos ganharam força ele perdeu espaço e a própria prefeitura.

You may also like

44 comments

Fábio 4 de abril de 2018, 12:14h - 12:14

Perdemos dois grandes ex-prefeitos na mesma semana! Descansem em Paz, Wanildo e Aloísio.

Antonio Carlos Peludo 4 de abril de 2018, 08:35h - 08:35

Quem o substituiu foi William de Freitas.

Taxista Casca Grossa 3 de abril de 2018, 22:15h - 22:15

#LulaLivre

Cézar Rodrigues 3 de abril de 2018, 22:29h - 22:29

Povo brasileiro Livre!! LULA NA CADEIA!!! prisão em segunda instância para todos os corruptos!! LULA PODE SER CONSIDERADO O MAIS SÁBIO LARÁPIO DA HISTÓRIA POLÍTICA BRASILEIRA!!!

Melo Rego 3 de abril de 2018, 22:07h - 22:07

Diretor social da CSN um cargo que so existe em agremiações e clubes de lazer, assim era a CSN e seu cabides de empregos para uma minoria privilegiada de politicos

Paulão 3 de abril de 2018, 20:03h - 20:03

A ditadura militar definhou até acabar por falta de competência de sua política econômica (inflação 41% já em 1978) e desinteresse dos EUA em ficar apoiando esses regimes de força na época. Aliás o atual comando militar sabe que tomar o poder é fria diante de tudo que tem a resolver e por isso não estão combinando com os golpistas sobre um possível golpe militar, apesar da insistência de alguns “generais de pijama” e seus seguidores. Aliás, com as Forças Armadas 100% no poder o ex-capitão ficaria num escalão bem baixo, por uma questão de patente.

VAI VENDO 3 de abril de 2018, 20:53h - 20:53

Militares que pegavam dinheiro emprestado a juros livres (quem faz isso conscientemente?). Bastou a crise do petróleo para vir a elevação dos juros. E a dívida externa explodiu. Não tinha outra alternativa senão a elevação da inflação.

E tem gente querendo os militares novamente. Cruzes! Vão ser analfabetos funcionais assim na China.

Quem vota em Bolsonaro é analfabeto funcional por não conhecer a história e a economia do Brasil. Se falar em economia a partir de 1300 em Portugal então, dirão: vamos pensar em ver o filme. kkk

Oleitorvr 3 de abril de 2018, 21:59h - 21:59

Imagina quem votou no Lula então hein!!

Efraim 3 de abril de 2018, 19:45h - 19:45

PDS atual DEM enganou o Prefeito kkkkkkkkkkkkkkk.. precisa dizer mais alguma coisa? E o povo continua votando nessa gente rsrs tupiniquim é muito engraçado.

Zezin 3 de abril de 2018, 19:32h - 19:32

Grande cidadão. Homem justo e honesto. Exemplo de organização. Deixou a Prefeitura com superavit.

17 de julho 3 de abril de 2018, 17:45h - 17:45

O coronel foi um otimo prefeito. Pessoa honesta. Inclusive poucos sabem nao recebia salario de prefeito foi o unico.

Xerife da Vila 3 de abril de 2018, 17:33h - 17:33

É isso aí, foi sem dúvida um dos melhores Prefeitos de VR. Disciplinado ao extremo, o Coronel Aluísio deixou sua marca na Cidade do Aço. Priorizou a EDUCAÇÃO, construiu o Jardim Zoológico, e aproveitou as terras abandonadas da Ilha São João, e construiu o Parque Aquático, para o povo que não tem condições financeiras para frequentar Clubes Sociais, ou seja, pensou no POVO POBRE. A turma do SEPE (esquerda radical ) deveria pelo menos dar uma nota de pesar, para um Prefeito que valorizou o ENSINO e os Professores. Bons tempos do Regime Militar, onde o cidadão ORDEIRO podia transitar em QUALQUER HORÁRIO em qualquer cidade do Brasil. Hoje, a chapa tá quente para nós, e para a bandidagem está ótimo.

Profeta 3 de abril de 2018, 18:29h - 18:29

Uma reparacao.. o parque aquatico foi construido pelo Wanildo de Carvalho…

Severino 6 de abril de 2018, 19:14h - 19:14

Nada disso Profeta. Vai lá na Prefeitura, pesquise os arquivos e você verá que quem construiu o Parque Aquático, foi o Coronel Aluízio. Wanildo construiu alguns Viadutos (importantíssimos) e também a Biblioteca Municipal toda em Estrutura de Aço, bem como o Memorial Zumbi. Isso num acordo com a Direção da CSN, que quitou dívidas coma PMVR, fornecendo as Estruturas Metálicas.

Pedro 3 de abril de 2018, 17:05h - 17:05

o Mais interessante é saber, segundo a chamada da notícia, que ele era NETO do PREFEITO ATUAL de BARRA MANSA, Rodrigo Drable.

190 3 de abril de 2018, 14:43h - 14:43

menos um pra mamar na teta do povo sofrido brasileiro.

Jose 3 de abril de 2018, 14:29h - 14:29

Raimundo, deixe de ser imundo, mentiroso, levantar falso testemunho, caluniar, como faz este papel higiênico do Diario do vale que mente ao dizer que os Governos Militares foram ditadores. Foram sim, um freio para subversivos, vagabundos, canalhas e pervertidos que hoje infestam as mídias, escolas, meios artísticos e Governos. Cuidado, os ventos estão mudando, os verdes_oliva devem voltar, e desta vez não haverá exílio.

Viva a democracia 3 de abril de 2018, 18:08h - 18:08

Ah ta os governos militares nao foram ditadores nao foram democracia, sr José deixa decser alienado e estude um pouco da historia do Brasil e fique com a sua vontade só pra vc pq esses tais verde oliva que vc idolatra jamais voltarão a governar esse país democrático

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 3 de abril de 2018, 13:38h - 13:38

Corrigir povo .

OSPB 3 de abril de 2018, 13:37h - 13:37

Um dos melhores prefeitos de VR…O Brasil está caminhando para um buraco sem fim com aquele Pajé do STF. Coitada das criancinhas de hj.

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 3 de abril de 2018, 13:33h - 13:33

Obrigado Aluísio pela passarela ligando o bairro dom Bosco ao bairro Califórnia . Obrigado pela atenção que deu á Califórnia Aluísio , Baltazar, Tereza, Clinger, Benevenuto . todos de braços dados para Califórnia . Nós sabemos de quem sempre esteve de lado do poço…..

Morador do Dom Bosco 3 de abril de 2018, 13:57h - 13:57

Passarela ligando os bairros Dom Bosco e Califórnia ? Nunca vi.

Viva a democracia 3 de abril de 2018, 18:10h - 18:10

Vixi mais um maluco postando besteira, que passarela é essa maluco?

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 4 de abril de 2018, 00:04h - 00:04

Ele deve estar se referindo a alguma ponte sobre o Ribeirão do Inferno…

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 3 de abril de 2018, 13:23h - 13:23

A chapa tá quente : Wanildo, 2 dias depois Aluísio , abra seu olho Neto !!! Jesus é o poder de tudo . Melhor época, foi dos militares. Volta redonda feliz, Volta redonda feliz!! É disso que o povo quer… não á privatização, não á destruição do progresso e trabalho, não desemprego .Bossonaro, entrega o mais rápido esse país nas mãos dos generais….

Cantinflas 3 de abril de 2018, 13:02h - 13:02

A reportagem, fraquinha, nem informou que foi um prefeito nomeado diretamente pelo Governo Federal, pois Volta Redonda era Área de Segurança Nacional. Mas digo, foi um ótimo prefeito.

Hudson Figueiredo 3 de abril de 2018, 12:28h - 12:28

Regime militar, não ditadura militar, nunca vi uma ditadura devolver o poder ao povo!

VOTONULO 3 de abril de 2018, 11:39h - 11:39

O MELHOR PREFEITO ELEITO DE VR!!!!!!!!!!!!

Cantinflas 3 de abril de 2018, 12:54h - 12:54

Rsss gostei da ironia. Uma vez que não foi eleito.

júlio 3 de abril de 2018, 11:29h - 11:29

tempos áureos em que a CSN andava de mão dadas com o município e região, tudo de bom, a cidade vivia feliz.

Aposentado 3 de abril de 2018, 13:59h - 13:59

Lembro desta época… a cidade e o povo felizes.

Raimundo Nonato 3 de abril de 2018, 11:12h - 11:12

Ele foi diretor de administração DA e não DI, indicado para vigiar os empregados. Nesta epoca era comum unir o util ao agradavel, ou seja os coroneis usavam as empresas do governo para aumentar o soldo e vigiar os empregados. Conheci no escritório central de onde nunca saiu.

Severino 3 de abril de 2018, 17:37h - 17:37

Comentário digno de um imbecil, que pelo visto não conheceu o Coronel Aluísio. Desde quando um Diretor Administrativo tem como escopo VIGIAR OS EMPREGADOS ? Vai estudar cara.

Rola de aço 3 de abril de 2018, 10:56h - 10:56

Os ex prefeitos tão subido o morro ainda tem vaga

88 fm 3 de abril de 2018, 10:54h - 10:54

Ele mesmo

Slobodan milozeviti 3 de abril de 2018, 10:48h - 10:48

quem será o próximo?

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 4 de abril de 2018, 00:07h - 00:07

Ri de doer a barriga logo que li esse seu pseudônimo. Me senti obrigado a registrar isso…

VAI VENDO 3 de abril de 2018, 10:13h - 10:13

Ele tem o meu respeito por destinar 30% dos recursos públicos para a educação. Os professores é que deviam também elogiar a sua prática. Gratidão é sempre bom para o ser humano. Professores praticando a gratidão, os estudantes aprendem naturalmente.

Interessante que o ex-prefeito Neto não destinava os 30% conforme obriga a LEI ORGÂNICA MUNICIPAL de Volta Redonda, e se aproveitando disso o prefeito atual Samuca usou da prática anterior para tbm reduzir para 25% o investimento em educação. O que tem a dizer os professores? O que tem a dizer os eleitores do Samuca?

Gente, nós não podemos aceitar que um governante desrespeite as leis!

Quem manda na cidade são os seus cidadãos e cidadãs. O governante é transitório e quem fica com a cidade depois deles somos nós.

Vamos reaprender a se comportar como cidadãos e cidadãs?

Profeta 3 de abril de 2018, 10:12h - 10:12

Esse sim foi mto bom prefeito.. alem de grande diretor industrial da CSN.. Naquele tempo viviamos tranquilos sob o glorioso regime militar… infelizmente essa era se foi…

Betão 3 de abril de 2018, 09:05h - 09:05

Xiiii! Se eu também fosse ex-prefeito de V. Redonda, ficaria preocupado com a sequência. Esse Aluízio não foi aquele prefeito nomeado que nem sabia onde ficava a Cidade do Aço e foi parar em Barra Mansa no dia da posse?

El Sábio 3 de abril de 2018, 09:51h - 09:51

Kkkkkkkk não conhecia essas informações kkkkkkkk

VAI VENDO 3 de abril de 2018, 10:17h - 10:17

Como pode isso se ele era militar e diretor da CSN? E militar da época conhecia muito bem a importância de VR.

Helcio Correa 3 de abril de 2018, 10:46h - 10:46

Sugiro conhecer um pouco melhor a história. Antes de ser Prefeito, ele já desempenhava em VR a função de Diretor na CSN.

Esclarecido 3 de abril de 2018, 15:24h - 15:24

Pra falar besteira é melhor ficar calado.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996