>
terça-feira, 24 de maio de 2022 - 11:44 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Morre Luiz Amaral, ex-prefeito de Barra Mansa

Morre Luiz Amaral, ex-prefeito de Barra Mansa

Matéria publicada em 7 de abril de 2016, 06:47 horas

 


Corpo do ex-prefeito foi sepultado no Cemitério Municipal; velório foi feito na quadra do Clube Municipal

_DSC0032(2)

Corpo de Luiz Amaral está sendo velado no Clube Municipal, no Centro; sepultamento acontecerá às 16h no Cemitério Municipal de Barra Mansa
(Foto: Paulo Dimas)

Barra Mansa – Morreu na madrugada desta quinta (07), na Santa Casa de Misericórdia, o ex-prefeito de Barra Mansa, Luiz Carlos Suckow Ferreira do Amaral, o Luiz Amaral, de 86 anos (completados há um mês, no dia 7 de março). Ele estava internado desde a noite de quarta-feira (06) quando passou mal e sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) enquanto participava de um júri. O corpo foi velado na quadra do Clube Municipal, no Centro e o enterro aconteceu às 16h no Cemitério Municipal de Barra Mansa. Amaral deixa três filhos.
Luiz Amaral nasceu em Quatis, foi professor de matemática, advogado e um dos políticos mais influentes de Barra Mansa governando o município por três mandatos (entre 1971 e 1973, 83 e 88, e 93 a 96). Uma de suas marcas era a pontualidade em seus compromissos. Durante sua atuação, uma de suas conquistas foi a criação do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), e a idealização do Campla, que leva seu nome: Centro Administrativo Prefeito Luiz Amaral.
O prefeito em exercício, Jonas Marins, fez uma recente homenagem ao ex-chefe do executivo, após uma reforma no centro administrativo. Na ocasião, Jonas recolocou o letreiro no Campla e presenteou o ex-prefeito com uma miniatura do prédio. A prefeitura decretou três dias de luto oficial, o letreiro, que foi recolocado em 2014, ficará apagado nos dias de luto.
Ontem, a prefeitura funcionou em meio período. Jonas Marins relembra os traços marcantes do ex-prefeito, que foram imprescindíveis em vitoriosa trajetória política.
— A marca mais forte de sua personalidade era a busca do diálogo. Luizinho, como era carinhosamente conhecido, acreditava que a atuação do homem público deveria ser sempre no sentido da harmonia. Mas Luiz Amaral não era apenas um bom conciliador, também sabia ouvir com paciência, negociar com talento e, nos momentos mais difíceis, agir com firmeza. Fico muito feliz por ter podido homenageá-lo ainda em vida, retornando com seu nome para o nosso Centro Administrativo. Perde Barra Mansa, talvez, o maior símbolo de sua história política – disse.
Luiz de Paula Naves, atual diretor de comunicação da Câmara de Vereadores de Barra Mansa, foi ex-secretário no último governo de Amaral. O jornalista destacou a liderança do político e a sua atuação na Região Leste e com o funcionalismo público.
— O Amaral era um líder autêntico, entre os seus projetos que merecem ser relembrados são as obras de pavimentação na Região Leste e sua atuação com o funcionalismo público. Ele sem dúvida foi o prefeito que mais cuidou dessa área – comentou, acrescentando que Luiz Amaral era amigo, alegre e muito carismático, querido pela população de todas as classes.
O secretário de Planejamento e Urbanismo de Barra Mansa Ronaldo Alves, também atuou no último mandato. O secretário comentou que Luiz Amaral beneficiou mais de 20 mil famílias com o projeto de difusão latifundiária.
—  Amaral foi o primeiro prefeito a distribuir títulos de posse para famílias que viviam inseguras em alguns bairros de Barra Mansa, como Vila Natal, Vila Delgado e Vila Maria – falou.
Ronaldo Alves também frisou outras conquistas na gestão de Amaral, como a aprovação da implementação do Cemitério São Francisco, o Terminal Rodoviário da Matriz, as bases do Hospital da Mulher, além das parcerias com as empresas que atuam dentro do município gerando emprego e renda para Barra Mansa.

_DSC0044(1)

O médico Luiz Carlos, filho do ex-prefeito, recebe os comprimentos de pêsames da população
(Foto: Paulo Dimas)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

32 comentários

  1. João Batista da Fonseca

    Só quem não teve o privilégio de conhecê-lo é que perdeu. Pois foi ê na memória de todos os Barramansenses uns dos políticos mais nobres da nossa época. Um grande amigo ê um grande político. Descance em PAZ professor! LUÍS AMARAL . Tenho a certeza de Deus güardou seu lugar ao lado dele . AMÉM . João Batista da Fonseca.

  2. Meus sentimentos a família, mas é um absurdo fechar a prefeitura. Esse prefeito já não trabalha e ainda morre um ex prefeito.

    • Não se trata de fechar a Prefeitura, apenas foi declarado luto oficial em respeito ao cidadão e ex-prefeito da cidade.

  3. José Henrique Fagundes Neves

    Neste dia lembrei da irmã do Prof. LUIZ AMARAL , essa sim , uma pessoa boa , caridosa , atendia a todos com carinho , através de uma criatura maravilhosa MARIA SACCHI , Dona Helena Amaral em uma época que a Educação já dava sinal de falência , conseguiu para meu pai , vagas para nossa família ( FILHOS ) em um Colégio maravilhoso , WASHINGTON LUIZ em Saudade .

  4. Quando se fala em prefeitura de Barra Mansa, o primeiro nome à mente é o dele. Coisas indissociáveis, como Lula e PT, Brizola e PDT, Enéas e PRONA… Foi um homem plácido, de fala mansa, desses raros hoje em dia, que não se enclausura num gabinete, sai às ruas como um cidadão comum, conversa com servidores, enfim, um típico homem do povo, bem provinciano, e não que isso per si seja defeito. Barra Mansa se descaracterizou ao não assumir sua vocação…

    Que Deus o tenha e console familiares e amigos…

  5. O grande legado de Juarez Antunes para VR… Seu vice Wanildo de Carvalho. Carismático pelo populismo com uma fração da cidade que era os metalúrgicos de cinza fraternal “companhia” por tabela abarroou toda a cidade que se sentiu viúva porquanto uma morte repentina produz o sentimento e a capacidade de elevar a patamares fantasiosos pessoas certo destaque no meio social por ele dominado. Quanto ao Neto governar com dinheiro é bem diferente do que ser abnegado com as periferias como Marino Clinger que promoveu saneamento básico( esgoto e água encanada, alem de coleta de lixo regular) por quase toda periferia de VR. Digo quase toda, pois Baltazar cuido de o fazer no Padre Josimo e Açude e adjacências. Prefeito que trabalha é bem pago pra isso, não faz favor. Carisma é algo alem de ser um bom administrador e/ou populista

  6. Francisco monteiro

    A morte confudil era o atual não o ex

  7. “””””Em breve teremos outro ex-prefeito e este o mais carismático de todos que já conheci, o ilustre Sr. Prefeito Neto.””””” o povo adora comentar bobeira, ainda sobre a morte de alguém, mas esse se superou, pqp

  8. Meu caro eleitor esta esquecendo do Dr. Nelson Goncalves o mestre das grandes obras.

  9. Este era um bom Homem. A cara de Barra Mansa. Linda igual barra mansa é. Pode perguntar para qualquer morador do nosso entorno; de Volta Redonda, Resende todos trocariam suas cidades por Bm. A mais antiga a que mais evolui a mais bonita. SQN rsrrsrs estou quase chorando SQN

  10. Aos familiares minhas condolência e minhas homenagens ao este Homem,Luiz Amaral,respeitado por sua população e meio Político, colaborando para uma convivência harmoniosa e progressiva de sua cidade,Barra Mansa.

  11. Arnaldo Valiante e familia

    Com pesar sentimos o falecimento de nosso ex -prefeito de Barra Mansa LUIZ AMARAL, pessoa amiga , digna de nossa admiração e respeito . Desejamos à família nossos sentimentos .

  12. Professor Jefferson Marinho

    Para Nós servidores, o melhor Prefeito. Era um verdadeiro Cidadão.Descanse em Paz!

  13. concordo com o ze dend,água.

  14. O eterno prof Luizinho gente boa; o homem de branco de Barra Mansa…….

  15. Uma grande perda para nossa cidade tanto na educação como na política. Grande professor que ensinou e ajudou a formar alguns doutores da cidade. Prefeito que muito fez pela cidade de Barra Mansa em seus mandatos.
    So temos que orar e pedir ao anjos de Jesus que o recebam com a pompa que merece e o coloque em um bom lugar ao lado dos escolhidos de Jesus.Descanse em paz .

  16. De Antônio Elias Arbex

    Perda inestimável para nossa cidade. Sentiremos sua Falta amigo. Nossos sentimentos a família. Dr Antônio Elias Arbex. E família. Brasília. 07/04 /20116

  17. A cidade perde mais um talento.
    Certamente a pessoa mais querida da nossa cidade.
    Descanse em paz, amigo professor.

  18. Pelo tempo que ficou na prefeitura de Barra Mansa e considerando o atraso que a cidade sempre viveu, sem nenhum plano urbano decente, por exemplo, podemos ver que pode ter sido, na melhor das hipóteses, apenas o menos ruim.

  19. Jefferson Coutinho

    Barra Mansa amanhece em luto profundo, grande perda a sociedade barramansense, aos familiares, aos mestres de oficio e a entidade da OAB. Ilustre cidadão, professor e advogado, Luis Amaral será Eterno no coração e memória de todos aqueles que conviveram e que conheciam a sua exemplar história. Ele que foi o último grande chefe do Executivo Municipal, deixou um legado que será perpétuo. Conhecido por suas vestes Brancas, simpatia e vasto intelecto, Luis Amaral encerra uma geração dourada que amava Barra Mansa, e que não sonhava apenas em ser Prefeito, por simples estatus ou interesse em enriquecer, mais que buscou verdadeiramente colocar a cidade no caminho do progresso. Diferente da politica atual, Luis Amaral não acumulou riquezas, com recursos do erário ou com negociatas corruptas, mais sim lutou pelo social, pela população, pelo crescimento e progresso da cidade. Na OAB Luis Amaral sempre representou a categoria com competência, idoneidade, respeito, prestígio, justiça. Querido e amado por todos os colegas de profissão, Luis Amaral sem dúvida foi o grande estadista, mestre e advogado. Os mais jovens não sabem o quanto Barra Mansa perdeu nesta manhã. Fica no coração daqueles que o conheciam, o sentimento de inestimável perda, porém Luis Amaral lutou o bom combate, e foi vencedor em sua jornada. A lamentar fica, que muitos usarão esta perda irreparável para se promover publicamente, mais, acima disto, estará o legado deixado pelo eterno professor, advogado, amigo e cidadão amoroso.

  20. Partiu pra Deus, deixou um legado de boas amizades, eu mesma tive o privilégio de um dia ser atendida por ele, numa situaçao que eu vivia, ele mostrou o tamanho da sua humildade.Que Deus conforte o coração de sua família.

  21. Descanse em paz professor, com a cor que sempre usou. Uma lenda. Meus sentimentos aos familiares.

  22. Uma lenda e uma folclórica figura da cidade que vai permear o imaginário de Barra Mansa por gerações. Vai o homem e fica o simbolo. Esse [e de um tempo que governante deixa marcas e não cicatrizes. Aqui em VR não vejo ex-governante com tamanho carisma.

    • Provavelmente vc é uma criança pouco afeita a história de sua cidade, procure se informar sobre quem foi o ex-prefeito Juarez Antunes, muito mais carisma que o citado acima, busque imagens de seu velório e o que este homem representou para Volta Redonda.
      Em breve teremos outro ex-prefeito e este o mais carismático de todos que já conheci, o ilustre Sr. Prefeito Neto.

    • Verdade. Isso se deve pq em cidade pequena é normal pessoas sairem pelas praças e bater papos com os amigos já em cidade grande isso se torna quase impossível devido a correria do dia a dia. Volta Redonda tá longe de ter um governante carismático,cidade grande não tem isso.

    • Realmente, excelente a sua colocação !!

    • Neto, por si só, é uma figura extremamente carismática. Passarão as gerações e o cara será lembrado não só pela longevidade política como também por suas realizações e pela personalidade ímpar que é… Juarez Antunes tbm foi de grande carisma, tanto vivo quanto no ideário popular, após seu passamento…

    • Caro Eleitor, Julio e Douglas Costa, Se volta Redonda é cidade grande imagine então o que é nova Yorque? e seu prefeito carismatico Rudolph Giuliani então não deveria exisitir…não é o tamanho da cidade que provoca o carisma de alguem e sim sua realizações e o retorno em forma de apoio da população anos apos anos depois de sua passagem pelo cargo ocupado e a aceitação popular num todo. Hj juarez seria chamado de comunista e vermelho e neto de NOob da Direita odiados pelos funcionarios publicos locais, e por tantos outros…o carisma destes são temporais ja passou e esta passando.

Untitled Document