>
domingo, 22 de maio de 2022 - 21:09 h

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Movimentos e ativistas iniciam sondagem sobre poluição do ar

Movimentos e ativistas iniciam sondagem sobre poluição do ar

Matéria publicada em 12 de maio de 2015, 20:51 horas

 


(Foto: Felipe Vieira) Ambiente: José Maria da Silva e integrantes do grupo que prepara audiência conversam com a população

(Foto: Felipe Vieira)
Ambiente: José Maria da Silva e integrantes do grupo que prepara audiência conversam com a população

Volta Redonda – Uma força-tarefa formada pelo MEP-VR (Movimento pela Ética na Política), Comissão Ambiental Sul, Grupo de Trabalho da OAB Cidadã e pelo gabinete do vereador José Jerônimo Teles Filho (PSC) iniciou nesta terça-feira, em diversos pontos da cidade, os trabalhos de campo para montagem de uma sondagem popular sobre a poluição do ar em Volta Redonda.
O objetivo é levantar a percepção da população sobre a poluição atmosférica e ajudar a embasar uma audiência pública que está marcada para o dia 20, às 18h30min, justamente com esse tema, na Câmara Municipal.

De acordo com o secretário do MEP-VR, José Maria da Silva, o Zezinho, a cidade foi dividida em 12 regiões que receberão integrantes do grupo que está ajudando a preparar a audiência.

– São os mesmos locais onde estão localizadas as 12 estações que medem a qualidade do ar em Volta Redonda. Vamos seguir com este trabalho até o dia 15 e no dia 20 estaremos com tudo tabulado para ser apresentado na audiência pública – afirmou Zezinho.

Autor do projeto que permitirá a realização do encontro para debater a poluição em Volta Redonda, o vereador José Jerônimo afirmou que as reclamações sobre a qualidade do ar são cada vez mais constantes.

– Em todos os bairros encontramos pessoas que enfrentam algum tipo de problema. Nosso foco é a saúde pública e nosso encontro é para jogar luz neste problema. Em diversos requerimentos que fizemos ao longo do ano passado descobrimos a existência destas 12 estações. Queremos saber como elas funcionam e como está o ar de nossa cidade. Temos de saber o que estamos respirando, assim como exigimos saber o que comemos e o que bebemos – disse Jerônimo.

O presidente da Comissão Ambiental Sul, Delio Guerra, também abraçou a causa e espera que Volta Redonda comece a se interessar mais pela proteção do meio ambiente.

– A comissão quer essa aproximação com a população e propostas deste tipo só podem ajudar. Temos de nos envolver todos nestas causas ambientais, pois delas dependem nosso futuro, o futuro de nossos filhos e neto – disse.

O lançamento da sondagem foi realizado na Vila Santa Cecília, onde está uma das estações de monitoramento. Outros bairros começaram a ser visitados também nesta terça-feira. O grupo que organiza a audiência pública vai convidar os mais diversos segmentos da sociedade para o encontro. Entre os convidados estarão membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Estado do Ambiente, INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Sindicato dos Metalúrgicos e outros.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Excelente idéia. O ar de VR ta saturado de tanta poeira de chaminés e escarpamentos de carros.

  2. Realmente esse vereador Jerônimo está fazendo valer o cargo e a confiança.

  3. José Ribeiro Alves

    Vivo pouco a vida política do município de Volta Redonda, mas me parece que esse vereador, José Jerônimo, é pessoa de bem.
    Abraçar um tema complicado e desse porte, esse homem não deve nada a ninguém.
    Parabéns pela iniciativa.

Untitled Document