MP obtém novo mandado de prisão contra ex-consultor da Câmara de Resende

by Diário do Vale
camara resende


(Foto: Divulgação)

Rio de Janeiro – O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) obteve na Justiça, nesta segunda-feira (9/11), um novo mandado de prisão preventiva contra o ex-consultor de Economia e Finanças da Câmara Municipal de Resende, Ricardo Abbud de Azevedo. Ele havia sido preso durante a Operação Betrug, desencadeada no dia 29/10, mas foi solto no sábado (31/10), após habeas corpus impetrado por seus advogados no plantão judiciário e deferido pelo desembargador Siro Darlan.

O ex-consultor foi denunciado por fraude em licitação, organização criminosa, peculato e falsificação de documentos. Segundo a denúncia, ele integra uma quadrilha que fraudava processos licitatórios para a contratação de serviços na Câmara do Município.

O mandado foi obtido pela 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Resende, após operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e pela Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Resende. Até o fim da tarde desta terça-feira (10/11), Ricardo Abbud ainda estava foragido.

Depois de solto, o consultor foi flagrado por uma câmera de segurança instalada no condomínio onde está localizado seu escritório, no Centro de Resende, transportando um gaveteiro na companhia de um homem e uma mulher, que também levavam documentos. A movimentação foi filmada na segunda-feira (02/11), um dia após Ricardo Abbud sair da prisão.

Com base em representação, o MPRJ também requereu à Justiça a busca e apreensão das imagens da câmera de segurança. De acordo com a promotora de Justiça Renata Vieira Carbonel, existe a suspeita de que o consultor suprima eventuais provas e destrua documentos que poderiam instruir o processo. Na justificativa do primeiro pedido de prisão preventiva, o MP alertava para a necessidade de os denunciados serem mantidos presos preventivamente ao apontar casos de coação de testemunhas e, inclusive, destruição de evidências como ocorreu na eliminação de uma nota de empenho em uma transação sobre planejamento imobiliário.

Prejuízos de R$ 880 mil

A operação batizada de Betrug obteve na Justiça o afastamento de 14 servidores públicos de seus cargos, incluindo o atual presidente da Câmara, vereador Jeremias Casemiro, conhecido como “Mirim”; e os vereadores Luiz Carlos de Alencar Besouchet, o “Kiko Besouchet”, e Ubirajara Garcia Ritton, o “Bira Ritton”. Também foram obtidos mandados de prisão preventiva contra o controlador-geral, Crystian Guimarães Viana, o procurador-geral, Eduardo Bernardelli Barbosa, a consultora de Planejamento a Recursos Humanos, Cristiane de Andrade Rodrigues Kleina; e Marco Aurélio Azevedo. Todos foram afastados de suas funções. Outras 17 pessoas foram denunciadas, incluindo servidores municipais e assessores da Câmara, além de empresários.

De acordo com as investigações, o esquema foi estruturado dentro da Câmara Municipal de Resende. Criadas para participar de licitações, três empresas de fachada (Fox Gestão Empresarial, Omega Desenvolvimento Empresarial e Lotus Tecnologia) venceram nove delas, sempre mediante a falsificação de documentos de empresas reais. Como consequência, Fox, Omega e Lotus eram sempre contratadas. E como não existiam de fato, não tendo sede, equipamentos ou funcionários, assumiram contratos jamais executados e serviços nunca prestados. Dentre eles estão locação, instalação e manutenção do sistema de câmeras de segurança; organização de eventos; varredura eletrônica; digitação de documentos; e planejamento imobiliário. Os prejuízos aos cofres públicos ultrapassam mais de R$ 880 mil.

You may also like

4 comments

loko 12 de novembro de 2015, 10:37h - 10:37

tao tudo certo tem que fazer isso mesmo
vamos faturar

ÊTA POVINHO corrupto 11 de novembro de 2015, 20:02h - 20:02

Cadê os eleitores dos 03 vereadores corruptos e do PP e do SDD? O que dizem?

loko 12 de novembro de 2015, 10:38h - 10:38

voce sabe bm onde eles estao.rsrs
vc sai pra trabalhar eles aparecem….kkkkkkk

Liberdade e Propriedade 11 de novembro de 2015, 11:56h - 11:56

Prédios belíssimos do centro histórico de Resende. Ao fundo e à esquerda o palacete.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996