MPF em Movimento promove encontro com a sociedade em Barra Mansa

by Diário do Vale

O Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda (RJ) promoveu o encontro aberto “A Luta pelos Direitos Sociais em Barra Mansa”, na última quarta-feira (16), com representantes e membros de mais de 30 movimentos sociais, sindicatos, entidades e associações civis de Barra Mansa. Eles puderam manifestar suas principais demandas, trocar informações, apresentar críticas e sugestões sobre a atuação do órgão. A iniciativa é fruto do projeto MPF em Movimento, desenvolvido na região desde outubro do ano passado.

O encontro reuniu mais de 80 pessoas no Palácio Barão de Guapy, e foi conduzido pelo procurador da República Julio José Araujo Junior, que enfatizou a necessidade de aproximação e parceria da instituição com a sociedade, bem como a necessidade de mobilização para a transformação social e para a concretização de direitos.

A partir dos assuntos discutidos durante o encontro, o MPF deverá elaborar um calendário de reuniões temáticas a serem realizadas nas comunidades para discutir situações específicas levantadas durante a reunião. Nos casos em que não há competência direta para atuação do Ministério Público Federal, o procurador da República se dispôs a fornecer informações necessárias aos representantes para que as demandas cheguem até os órgãos competentes.

Segundo o procurador, essa iniciativa serve para abrir as portas do MPF e permitir o esforço conjunto nas diversas pautas, com o fim de tornar menos fragmentada a participação social. “Para isso, é necessário romper com uma visão de que o Ministério Público Federal é um lugar inacessível, meramente repressor ou desatento aos anseios da população mais excluída”, ressaltou.

Os temas discutidos foram saúde, educação, moradia, a crise hídrica que o Rio de Janeiro vem passando, entre outros assuntos. O cidadão Jorge Antônio da Rocha, por exemplo, criticou a falta de medicamentos nos postos de saúde do município e o descaso até quanto ao cumprimento de decisões judiciais na área da saúde. Carlos Roberto, do sindicato dos professores, relatou as dificuldades enfrentadas no âmbito da educação, principalmente em razão do descumprimento do plano de cargos e salários.

A necessidade de acompanhamento da crise hídrica, que foi tema de audiência pública na Procuradoria da República no Rio de Janeiro, foi ressaltada pelo procurador, que destacou que o MPF vem cobrando transparência aos órgãos e aos governos na condução do tema. Ele aproveitou para relatar a atuação do Ministério Público Federal no município, com destaque para a decisão judicial que determinou medidas de manutenção na rodovia BR-393 e as providências conciliatórias que vêm sendo propostas em favor dos moradores atingidos pela obra de ampliação do pátio de manobras férreas.

You may also like

1 comment

Silva 19 de março de 2015, 18:18h - 18:18

Atitude válida, pois faz ALGUNS promotores saírem dos gabinetes, entretanto, temo que a efetiva ação não aconteça.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996