Mulheres em situação de risco podem passar receber aluguel social, em Resende

by Diário do Vale

Resende- Voltado para famílias que moram em áreas de risco ou desabrigadas, o programa Aluguel Social da Prefeitura de Resende pode ser modificado para englobar entre seus beneficiários as mulheres vitimas de violência doméstica. A proposta é do vereador Romério (PMDB) e foi submetida ao Plenário na forma de indicação ao Executivo, sendo aprovada de forma unânime pelos demais parlamentares.

“Uma vez que a permanência no lar pode prejudicar a integridade física dessas mulheres e, até mesmo, ter como consequência a morte, pedimos a modificação da legislação municipal para que o programa Aluguel Social seja estendido a elas, evitando novos abusos”, explica o parlamentar. Ele ressalta a importância do afastamento do lar nesses casos citando assassinatos recentes de mulheres pelos companheiros noticiados pela mídia.

A inserção das mulheres vítimas de violência entre os beneficiários do programa, segundo Romério, visa atender situações emergenciais, tendo, portanto, caráter temporário. “Assim como os atuais beneficiários têm direito ao auxílio-aluguel por um período determinado, até que possam reestruturar suas vidas, as mulheres cuja segurança estiver sendo ameaçada passarão a ter no aluguel social um apoio durante os primeiros meses em que decidirem se afastar do lar”, propõe.

O Programa Aluguel Social foi criado pela lei nº 2.799, de20 de dezembro de 2010, sancionada pelo prefeito José Rechuan (PP). Fazem jus ao benefício as famílias carentes que tiveram a moradia destruída ou interditada em função de deslizamentos, inundações, secas, desastres naturais e insalubridade.

No valor de um salário mínimo, o aluguel social é pago durante seis meses, podendo ser prorrogado por igual período. Os critérios para receber o benefício são: possuir renda de até três salários mínimos por mês e residir há pelo menos 12 meses no mesmo imóvel, que deverá ter sido construído há, pelo menos, cinco anos.

Dados do Instituto de segurança Pública dão conta de que, a cada hora, cinco mulheres são agredidas no estado do Rio de Janeiro. Além disso, de janeiro a outubro de 2015, foram registrados 38 mil casos de lesão corporal dolosa contra pessoas do sexo feminino nas delegacias do país.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996