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Nelson Gonçalves pede agilização em obra na Serra das Araras

Matéria publicada em 8 de novembro de 2015, 10:00 horas

 


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Nelson: ‘É uma pista com grande volume de veículos circulando que precisa de obras de modernização urgente’ (Foto: Arquivo)

Volta Redonda – O deputado estadual Nelson Gonçalves (PSD) voltou a cobrar a duplicação da Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra. O parlamentar discursou sobre o assunto esta semana e ganhou o apoio dos demais deputados da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), ao falar sobre a importância desta obra para o desenvolvimento do estado. Após pedir o apoio do Legislativo Estadual, Nelson Gonçalves que preside a Comissão Especial de Desenvolvimento do Sul do Estado – Desenvolve Sul – anunciou ainda que vai enviar, esta semana, ofício ao governo federal solicitando o imediato início da obra de duplicação desta pista.
No documento o deputado cita fatos recentes que dificultaram a vida dos motoristas que passam frequentemente por esse trecho. Um deles foi o acidente envolvendo um caminhão que tombou e explodiu na pista de descida da Serra das Araras, sentido Rio de Janeiro, no último dia 1, provocando congestionamento e o fechamento da pista por mais de 24 horas. Devido a este acidente, a NovaDutra, concessionária que administra a rodovia, desviou o trânsito para pista sentido contrário, que passou a funcionar em mão dupla. No documento o presidente da Comissão Desenvolve Sul lembra ainda que este trecho é um dos mais complicados onde os acidentes, as vezes, com vitimas graves, provocando congestionamentos que duram horas.
– É uma pista com grande volume de veículos circulando que precisa de obras de modernização urgente, garantindo a segurança dos motoristas e agilidade, fatores imprescindíveis para o desenvolvimento da nossa região. No caso deste acidente do dia 1, a situação não foi ainda mais grave por se tratar de um domingo, véspera de feriado, com pouco movimento na pista – ressaltou o deputado lembrando que este tema vem sendo debatido desta a audiência pública realizada pela Alerj, em novembro do ano passado, em Volta Redonda. Na ocasião representantes de diversos setores, entre eles, NovaDutra, ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), comunidade, empresários, entre outros, tiveram a oportunidade de conhecer o projeto de duplicação desta pista.

ESTATÍSTICA

Dados da CCR NovaDutra informam que, entre outubro de 2014 e outubro de 2015, foram registrados 557 acidentes na Serra das Araras, entre os quilômetros 227 e 219 da via Dutra, nos dois sentidos da rodovia (subida e descida). Neste trecho o volume diário médio de tráfego é de 30.582 veículos.
A concessionária informa, porém, que em comparação com o mesmo período do ano anterior (entre outubro de 2013 e outubro de 2014), quando foram registrados 643 acidentes na Serra das Araras, nos dois sentidos da rodovia, houve redução de 13% no número de ocorrências na região. A empresa informa ainda que o volume de tráfego naquele segmento muda no período de feriados de final de ano, diminuindo o número de caminhões na rodovia e aumentando o volume de autos de passeio. Entre os meses de dezembro e fevereiro, o volume diário médio de tráfego na Serra das Araras é de 32.254 veículos.
A Concessionária também salienta que realiza, periodicamente, a recuperação do pavimento das pistas da Serra das Araras, a fim de proporcionar mais segurança aos motoristas. Na recuperação do pavimento, a CCR NovaDutra utiliza a mistura asfáltica a quente Gap-graded com asfalto de Alto Módulo. A solução adotada aumenta a aderência pneu-pavimento em curvas, principalmente em dias de chuva, e também oferece mais conforto aos usuários.
A Concessionária realiza, ainda, campanhas de segurança por meio da CCR FM 107,5 NovaDutra e de instalação de faixas no trecho da pista de descida da serra, informando o limite de velocidade permitido e com dicas para uma viagem segura.
É importante salientar que, desde que a CCR NovaDutra assumiu a concessão da Rodovia Presidente Dutra, em 1996, houve aumento de 95% no volume tráfego da rodovia. Por outro lado, o índice de acidentes nos 402 quilômetros da via Dutra apresentou queda de 26% e o índice de vítimas fatais teve redução de 73%.
Hoje, são registradas, em toda a rodovia, cerca de 890 mil viagens (tanto as de curta, como as de longa distância) diariamente. A via Dutra tem por característica ser muito utilizada para pequenos deslocamentos. Por exemplo, um carro que sai de Barra Mansa para Volta Redonda, pela rodovia, também é considerado uma viagem.


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14 comentários

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    Agora vai!!!! kkkkk, faz-me rir… Muita influência!!! kkkkk

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    gostei da idéia do túnel !!!

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    Liberdade e Propriedade

    Quando o presidente Eurico Dutra fez a Via Dutra, calculou que a redução do tempo de viagem cairia pela metade entre o Rio e São Paulo. Pela antiga rodovia o tempo de viagem era o dobro. Logo a economia de combustível para o Brasil pagaria o obra de construção da nova rodovia pouco tempo. Pena que hoje nossos governantes não pensam assim. É gigante o prejuízo que o Brasil tem com pista de descida da Serra das Araras.

    Solução: Já que mesmo com uma das maiores tributações do mundo e trilhonária, o governo diz não ter dinheiro e já que a ANTT não colocou no contrato de concessão em vigor da CCR fazer a modernização, sugiro fazer uma concorrência pública para outra empreiteira fazer uma variante em túnel para os dois sentidos, que atravesse toda a serra por baixo e cobre um pedágio equivalente aos custos e operação da obra desse túnel, quem não quiser usar e pagar o túnel, use a pista velha da CCR, fica facultativo.

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    “… apresentou queda de 26% e o índice de vítimas fatais teve redução de 73%.” De onde a CCR tirou esses dados??

    Nunca se divulgou tantos acidentes na Dutra a partir de 1996, fora os não tem interesse da mídia. Ou os jornais da época não divulgavam.

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    Eterno rodízio de políticos da região Sul Fluminense fazendo promessas e cobranças de obras, planejadas ou em andamento que nunca terminam. Além dessa nova pista de descida da Serra das Araras (não é duplicação, já é duplicada), temos o Hospital e o Aeroporto Regional, Hospital da Criança, Estádio de Atletismo, reforma da sede do Correio em Volta Redonda, clínica de hemodiálise e rodoviária nova. Obra federal, estadual, municipal e até particular são motivos para aparecer na mídia e garantir votos nas próximas eleições.

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      Amigo vc esqueceu da RODOVIA DO TRANSTORNO, que o PEZÃO prometeu entregar em dezembro juto com o hospital regional. Ganhou a eleição e óoooooooooooooooo banana para VR.

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    MAIS UMA OBRA FARAÔNICA, IGUAL A RODOVIA DO CONTORNO OBRA ELEITOREIRA.

    SABEM QUANDO ESTA OBRA VAI SAIR? NUNCA!

    E SE SAIR SABE QUANDO VAI SER TERMINADA? NUNCA!

    E AQUI ESTA OBRA NÃO E OBRIGAÇÃO DA CONCESSIONARIA CCR.

    VÃO GASTAR DINHEIRO PUBLICO COM EMPRESA PRIVADA NOVAMENTE.

    NELSON CADE A RODOVIA DO CONTORNO.

    NELSON CADE O HOSPITAL REGIONAL.

    NELSON CADE O AEROPORTO REGIONAL.

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    Sr. Nelson, por que em vez de pedir pela Serra das Araras o senhor não pede pela Rodovia do Contorno? Tá uma novela vergonhosa essa obra que nunca termina.

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      Rodovia do Contorno é obra do município.
      Estamos tão acostumados com essas obras eleitoreiras, que temos essa mania de escolher entre uma ou outra. A verdade é que todas as obras devem ser concluídas.

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    Ser parlamentar é muito bom, pois nada precisa fazer, apenas cobrar… Nelson é, dos atuais prefeitáveis, o nome que menos rejeito. Assim como Neto, tem conduta ilibada e forte ligação com a cidade. Gostaria de vê-lo com o executivo nas mãos…

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      Al Fatah, por que essas obras nunca são finalizadas? Qual o motivo e por que ninguém vem a público para explicar, não é meia dúzia de pessoas que reclama e sim todo mundo e a muito tempo? Por que os governantes se calam?

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    O que será que fica pronto primeiro, a nova pista da Serra ou a rodovia do Contorno?

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      Eu aposto que se o prefeito e o PMDB/PT for derrotado aqui , os governos federal e estadual logo inauguram para ganhar os eleitores perdidos. Aliás, a nova previsão do prefeito não se realizará, novamente.

      Mas precisamos da colaboração dos 95 mil eleitores corruptos. Será que colaboram? Vamos torcer para darem uma chance a minha querida VR, né?

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      Amigo, deve ficar pronta junto com o TREM BALA …

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